Monopólio ou mérito? A controvérsia do buscador padrão

1 curtida

O correto seria o usuário escolher o buscador padrão ao utilizar o navegador pela primeira vez.

Respondendo à pergunta do título da matéria: não é mérito! É dinheiro usado para pagar para manter o monopólio. Depois, vem o mérito, pois o serviço realmente é ótimo. Por isso que a maioria nem muda de buscador.

Eu mesmo já tentei usar o Bing, porém é ruim em muitas coisas. Google é de longe o melhor!

Tenho muito mais preocupação sobre o Chromium ter se tornando o browser monopolista que o Google sendo o buscador monopolista.

1 curtida

Sobre meu comentário a respeito das redes sociais, na verdade o Orkut passou a ter uma timeline no Novo Orkut, lançado em 2009.

Sobre a guerra de navegadores, eu sigo na resistência sendo um usuário do Firefox. No celular também uso Firefox, mas o Firefox no Android é bem ruim.
Um navegador que vem recebendo muitos elogios é o Arc, mas por enquanto só está disponível para Mac.

2 curtidas

Eles vão escolher o Google do mesmo jeito.

Um abraço :+1:t3:

Sim, por causa da fama do buscador.

Uma coisa não citada no episódio é que hoje a própria Microsoft usa o Chromium como motor do Edge. Posso estar sendo muito alternativo mas acho o Edge melhor que o Chrome, é menos devorador no Windows e também é mais comportado no Mac.

1 curtida

Uma coisa que eu estranhei foi o fato de citarem que o Netscape era pago. No início até cobravam 99 usd por usuário comercial, que incluía garantia (rs) e suporte, mas logo desistiram da ideia. A caixinha que vendiam nas lojas de informática e supermercado (coisa comum, na época) custava 49 usd pois de fato tinham um custo para estarem ali.

Mas, na prática, o Netscape sempre foi gratuito para o usuário comum, prova é o release de 13/10/1994 no qual reforçavam justamente o fato de ser sem custo:

MOUNTAIN VIEW, Calif. (October 13, 1994) – Netscape Communications Corporation today announced that it is offering its newly introduced Netscape™ network navigator free to users via the Internet. The new Internet navigator, developed by the six-month-old Silicon Valley company led by Silicon Graphics founder Jim Clark and NCSA Mosaic creator Marc Andreessen, is available immediately for free downloading by individual, academic and research users.

By making Netscape available free to individuals for personal use, the company builds on the tradition of software products for the Internet being offered free of charge.

O primeiro Netscape que instalei foi o 2.02 (saudades). Ficava admirando os cometas caindo enquanto carregavam as coisas, bons tempos.

1 curtida

E qual o teu ponto?

Sobre eu ter o Google como meu buscador padrão, eu o tenho e já aceitei o fato de que o Google tem todas as minhas informações e não serão minhas buscas que me deixarão pilhados com isso.

Quanto ao navegador padrão, eu uso o Safari no iPhone e o Edge no PC simplesmente por já virem instalados.

Lembra do Copernic antes da popularização dos motores de busca?

Olá a todos.

Sobre o fato de ser um monopólio ou não, pessoalmente eu não me incomodo com a forma que o buscador do Google funciona. Porém fiz alguns ajustes avançados na busca.

  • Por padrão, apenas 10 resultados são exibidos na primeira página. Configurei pra aparecer 100 resultados na mesma página (indo nas configurações avançadas)
  • Uso alguns parâmetros avançados na hora de fazer a busca (exemplo bobo: pra procurar um resultado que tenha exatamente a frase “Comer bergamota no Sol”, coloco abre aspas comer bergamota no sol fecha aspas e faço a busca)
  • Também uso aquela ferramenta de data personalizada, pra pesquisar algum fato ou noticia especifica e tu pode definir um intervalo personalizado (Hoje, Ontem, semana passada ou até uma data especifica)

Porém tem algumas coisas que ficaram degradadas. Por exemplo, o Google Imagens. Primeiro, eles retiraram o botão de “Ver imagem”, ficou só o botão de “visitar site”. Claro que foi por causa de um acordo que fez com a Getty Images, mas não parou por aí.

Removeram a opção de procurar pelo tamanho exato (Ficou só as opções pequeno, médio e grande muito genérico). Se eu quiser procurar pelo tamanho exato, tenho que usar parâmetros pra isso (exemplo: Vira-lata caramelo imagesize:1920x1080) e quando tu vai abrir a imagem direto pelo botão direito do mouse e ver imagem em outra aba, o link fica todo encriptado e o tamanho da imagem fica bem pequena.

Tanto que pra procurar por imagens hoje eu uso o Yandex Images por ter mais funções e tem um sistema muito bem trabalhado de busca.

E sobre os buscadores propriamente ditos, as vezes eu uso o DuckDuckGo. E as vezes o Baidu, mas é quando instalo um programa e esqueço de desmarcar a opção de tornar como buscador padrão. :joy::joy::joy:

Continuem com esse ótimo trabalho que estão fazendo.

1 curtida

Acho que as pessoas só escolheriam outro buscador por vontade própria se nunca tivessem tido contato com nada de tecnologia, porque hoje até os usuários mais leigos conhecem, mesmo que vagamente, o Google. Para minha mãe, por exemplo, poderia ser ofertada a lista completa de navegadores, mas ela só reconheceria o Google e, por segurança, escolheria ele.

Um outro ponto é que, se fosse exibida uma lista de seleção, provavelmente existiria alguma forma de influenciar o usuário a escolher determinada opção em detrimento de outra, o que iniciaria outro tipo de "briga’.

O Copernic era aquele programinha que buscava em vários sites ao mesmo tempo? Devo ter usado só para testar, não me recordo. Nessa época aí eu me enfurnava no Lycos, Altavista, Sapo e depois Google. Para resultados em PT-BR, meu “diretório” preferido era o Cadê.

Esse loading deles era tão legal de ver na época!

1 curtida

A alegação central é que, ao pagar para ser o buscador padrão em dispositivos da Apple e da Samsung, e até mesmo no navegador concorrente Firefox, o Google estabelece um monopólio.

Vivemos em um mundo capitalista e não podemos ser capitalistas? Povo doido, concordaria se tivesse algum impedimento de trocar a busca, mas não tem, as empresas que colocam o Google na maioria recebem para fazer isso e o Google aguenta pagar :person_shrugging: