meu pc frequentemente da um problema em que todas as peças se alimentam com ele normalmente com exceção do monitor e o teclado, ambos já foram testados em outros lugares e funcionam normalmente, quando levei o pc num técnico ele ligava normalmente por lá, pensei ser um problema com a minha tomada ou com o estabilizador que eu uso mas nada, das outras vezes o problema simplesmente sumiu depois de um tempo e eu voltei a usar normalmente, alguém tem alguma ideia do que pode ser e oq eu posso fazer? nenhum técnico que eu levei até hj apontou uma solução kkk
- O teclado que você utiliza foi exatamente o mesmo teclado testado no técnico?
- O cabo de energia (que liga o computador à tomada) utilizado foi o mesmo testado no técnico?
- Você descreveu que “todas as peças se alimentam com o computador normalmente, com exceção do monitor e teclado”. O computador liga, porém sem vídeo e sem resposta do teclado, ou o computador NÃO liga quando vídeo e teclado estão fisicamente conectados (ou desliga subitamente quando então conectados após ligá-lo)?
- No primeiro caso, onde o computador liga mas sem sinais de vídeo nem resposta de teclado, você testou ligar só vídeo, sem o teclado?
- Você mencionou um estabilizador. Fontes de computador geralmente têm estabilização própria, e o uso de um estabilizador cria um efeito de “cão correndo atrás da própria cauda”, onde a estabilização de um provoca a necessidade de estabilização do outro ad aeternum. Você tentou ligar o computador diretamente numa tomada fora do estabilizador, ou, melhor ainda, em um filtro de linha?
então, a princípio levei só o computador no técnico mas depois levei meu monitor também pra testar junto e funcionava lá, o cabo sempre o mesmo, o computador liga normalmente e eu vejo que a luz do mouse por exemplo liga, ou do fone, mas do teclado não e o monitor liga mas não reconhece nada ligado nele, já tentei tirar todos os outros acessórios pra tentar ligar incluindo o teclado ou tentar ligar o monitor e o pc separados e depois conectar um ao outro mas nada funciona, isso do estabilizador é algo que estou considerando mas ja testei em outra tomada e com filtro de linha e também não foi, é possivel que o estabilizador tenha danificado permanentemente o pc? o mais estranho é que isso ja aconteceu 2 vezes no passado e o problema passou do nada e eu voltei a usar por meses normalmente, já ouvi gente falando sobre ser problema “estático” também mas não entendi muito
Como que você confirmou que o Windows carregou normalmente sem ter sinal de vídeo?
de fato, isso eu não consigo confirmar, só percebo que os outros acessórios ligam juntos e as luzes do pc tbm
A placa-mãe passa a alimentar as controladoras e hubs tão logo ela é instruída a ligar, assim, todas as vias que trabalhem com voltagem (USB, HDMI, etc) serão energizadas. Isso independe do boot do sistema. Os periféricos e acessórios ligam porque estão sendo energizados pela placa-mãe, mas, por exemplo, o POST (Power-On Self Test) pode ter falhado e o sistema operacional não ter sido carregado. Que é o que parece ser o caso aí: alguma falha encontrada pelo POST está levando à não-inicialização.
putss cara vc acha então que trocando a placa mãe esse problema pode resolver? ja quero trocar as peças pra evoluir o pc de qualquer forma, tem alguma outra que pode ser responsável?
Pode ser problema com a fonte que está gerando a não inicialização da placa mãe.
Esse tipo de problema pode se apresentar em uma casa e em outra não, por conta da variação elétrica do local.
A falha no POST (Power-on self test), no sentido de sequer dar sinal de vídeo, ocorre por um ou mais motivos: placa de vídeo, módulos de memória RAM, configurações de NVRAM BIOS/firmware conflitantes, processador, dentre outros. Cada um dos problemas exige abordagens diferentes. Por exemplo, os módulos de memória RAM podem estar com sujeira nos terminais de contato, o que exigiria uma limpeza dos contatos. Não parece ser seu caso.
Quando é problema na placa-mãe, a depender do problema, sequer há energização dos periféricos. Se há energização dos periféricos, energização essa ocorrendo como resposta ao toque do botão de ligar do gabinete, então aparentemente o problema não é com a placa-mãe, porque nesse caso ela parece estar respondendo corretamente ao comando de ligar e está conduzindo as voltagens para as vias que precisam de energização.
Na realidade, relendo o tópico todo, parece que o problema que está ocorrendo em seu computador não tem nada a ver com o teclado ou monitor. A falta de sinal deles parece ser mais uma consequência do que uma causa.
Pegando um gancho da resposta do @Felipe_Silva acima, uma hipótese é que a variação elétrica pode estar levando uma voltagem incorreta para o processador, o que fará falhar o POST a ponto de ser uma falha sem sinal de vídeo. Porque quando há possibilidades de renderizar um vídeo (isto é, quando tem um processador e placa de vídeo funcionais), o POST vai exibir informações textuais sobre a falha (“tela preta de erro”).
e oq vcs recomendam q eu faça? minha fonte é de 500W, devo comprar uma maior? ou outra de 500W que não seja essa ja resolveria o problema? e tem chance disso ser um problema fixo da fiação da casa?
Não tem a casa de nenhum parente ou amigo que possa levar o computador para fazer alguns testes e descartar que seja problema na tua casa?