Moeda digital da China passa a ser aceita em compras online

Originally published at: Moeda digital da China passa a ser aceita em compras online – Negócios – Tecnoblog

Rival da Alibaba, JD.com anunciou que vai aceitar yuan digital de sorteados em sorteio do Banco Popular da China

O Brasil também de certa forma aposta em distribuição de dinheiro para incentivar meios digitais. Aliás com o custo de 90 bilhões por ano, o fim da moeda física daria para o governo distribuir e colocar 100% da população em bancos.

Enquanto existem brasileiros que nem sabe o que é celular, acho dificil acabar com moeda física

Eu me pergunto qual o nível de controle que o governo vai ter sobre essa moeda e a estrutura relacionada (carteira, gateway, etc).

Porque se o governo puder, por exemplo, transferir o dinheiro de uma carteira para outra de maneira arbitrária, ou mesmo congelar a carteira de qualquer um a qualquer momento, a possibilidade deles usarem como forma de estrangulamento contra dissidentes é gigante.

Claro, com o sistema bancário atual já é possível fazer isso, mas você ainda tem intermediários, já que bancos geralmente são entes independentes do governo. Agora, se as carteiras para uma moeda nacional digital forem mantidas pelo governo, a coisa muda um pouco de história.

E se a adoção for grande o suficiente a ponto de o papel moeda cair em desuso e sua produção diminuir drasticamente, você pode criar um cenário onde praticamente retira a possibilidade das pessoas não fazerem parte desse sistema digitalizado de pagamento, facilitando ainda mais o processo de estrangulamento.

É, ainda tem coisa pra se pensar sobre isso que vai além da tecnologia e da praticidade.

Ai receberiam cartão. Só pensar que os brasileiros mais pobres, já usam cartão para o Bolsa Família e grande parte já tem cadastro no Auxilio Emergêncial.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.