Modem da operadora no modo Bridge

Olá, pessoal!

Eu recentemente adquiri um roteador da linha deco, peguei um kit de 2 M4 pra poder montar uma rede mesh aqui em casa.

Pelo que eu li (entendo pouquíssimo de redes) o modem da operadora como bridge poderia me permitir utilizar melhor do roteador M4.

Acontece que eu não consigo fazer com que o M4 tenha conexão com a internet quando o modem da operadora está como bridge. Eu já troquei o ip LAN pra mesma faixa do modem, coloquei ip fixo e nada.

Atualmente eu apenas desativei o Wi-Fi do modem da operadora e configurei no M4, mas aí ele cria uma nova faixa de ip e etc e sinto que a velocidade ainda deixa a desejar.

Alguém já chegou a fazer alguma configuração desse tipo?

Qual o seu provedor de internet? Pelos sintomas você provavelmente precisa configurar autenticação PPPoE no Deco M4 depois de passar o modem da operadora para modo bridge. Na Vivo, por exemplo, o login e senha do PPPoE é cliente@cliente e cliente, respectivamente…

1 curtida

Aqui configurei o modem da Net/Claro (Humax HGB-10R) em modo bridge e meu roteador TP-Link Archer C25 funciona de boas. Mas não sei no caso de outras operadoras se precisa configurar algo específico.

1 curtida

Eu utilizo a Claro e eles não tem PPPoE :’(

Já fui cliente deles e pelo menos no HFC não era necessário nenhum tipo de autenticação, bastava colocar o modem deles em modo bridge e conectar um cabo de rede entre qualquer porta do modem e a porta WAN do roteador que ele já obtia um endereço IP válido.

Verifica se tá conectando o cabo na porta correta do roteador, ou tenta redefinir a configuração de fábrica do Deco M4 após passar o modem da Claro pro modo bridge pra ver se ele detecta automaticamente a configuração correta…

1 curtida

E no seu modem que ficou como bridge, você teve que fazer alguma outra configuração além de muda-lo pra bridge? (desativar o dhcp por exemplo).

E a configuração do seu modem que ficou como roteador, como ficou?

No caso da Claro, se for na rede HFC (antigo NET Virtua), as vezes é preciso resetar o modem e colocá-lo em bridge novamente, especialmente se o roteador não estava conectado devidamente ao modem quando a configuração do modo bridge foi feita. Parece que dá algum conflito de MAC address que impede o novo roteador de conseguir um IP.

Primeiro conecte a porta WAN do seu roteador ao modem e depois resete o modem e coloque-o em modo bridge (e desative Wi-Fi do modem etc).

Já tive um problema parecido e esse procedimento resolveu.

1 curtida

Esse lance da porta não teria nem como errar, o M4 só vem com duas e eu conectei o cabo na porta “LAN 1” no modem da claro e na porta 1 do M4.

Você ligou o cabo do modem na porta WAN do seu roteador?

Aqui tenho Claro com um Humax HGB10R-02 em modo bridge com um TP-Link Archer C5. Pra fazer a troca só desativei o Wifi (2ghz e 5ghz) no Humax e então liguei o modo bridge. Depois disso foi só ligar o cabo na porta WAN (porta azul) do TP-Link direto no Humax.

A única configuração extra que tive que fazer foi ativar o IPV6 no TP-Link (vem desativado por padrão).

1 curtida

Fiz isso e não deu certo… D:

1 curtida

Seu roteador Deco está configurado para obter IP por DHCP?

Na teoria tudo que precisa para colocar o modem em bridge é, obviamente colocar o modem em bridge, ligar a porta WAN do roteador ao modem, e configurar o roteador para receber um IP por DHCP na porta WAN.

Especificamente no meu caso, precisei resetar o modem porque parece que deu algum conflito de MAC address que não tava deixando o roteador novo adquirir um IP.

1 curtida

o que eu tentaria

conecta o modem da net direto ao computador, reseta o modem da net as configurações de fabrica dele, depois coloca em bridge e reinicia ele pela interface web, olha se o computador não tá conectando na internet, depois desliga ele e deixa uns minutos desligado, conecta ele no roteador e liga o modem e o roteador.

Se nada funcionar, lembro que antigamente precisava clonar o MAC da porta wan do modem no roteador, mas acho que isso só precisava muito antigamente, mas vale a tentativa.

2 curtidas

O comentário do @Felipe_Silva me fez lembrar uma configuração extra que fiz (não sei se faz diferença).
No roteador TP-Link eu coloquei o mac address do modem Humax. Você encontra essa informação na etiqueta que vem colada no modem.

2 curtidas

Eu vou mostrar pra vocês como eu fiz a configuração.

  1. No modem da operadora eu apenas mudei essa opção de Route WAN pra Bridge WAN.

  1. No deco, eu coloquei pra WAN obter o IP por meio dinâmico e só.

  2. Após isso eu percebi que ele não está de alguma maneira conseguindo obter o ip.

Eu também tentei informar o mac clonado e tals, mas não deu certo. Eu não estou sabendo identificar se esse problema seria no deco, alguma limitação e etc ou se é alguma configuração mal feita no modem da operadora. Eu já resetei ele algumas vezes ao longo do dia de hoje e nd.

Atualmente eu deixei o modem da operadora como route wan e desliguei o wifi e etc e deixei o deco no modo roteador mesmo e fiz as configurações lá. O duro disso é que cria duas redes, tá dando duplo NAT e etc. Porém, apesar desses fatores a navegação está beeem melhor do que a navegação pelo modem da operadora.

tu desligou o modem da tomada depois de mudar ele pra bridge? a net é bem chata, tem de puxar o equipamento da tomada, esperar uns minutos pra central notar que ele foi desligado e ligar de novo, só ai ele consegue liberar o ip pro roteador.

Sim, cheguei a deixar ele mais de 5 minutos fora da fonte.

Já tentou deixar o modem em bridge e conectado direto no teu pc ?(e só nele)

Teoricamente era pro teu pc pegar um ip externo assim.

Pois é… a primeira coisa que fiz quando tentei foi isso, ele não obteve ip, tanto é que eu tive que setar um fixo pra poder voltar a acessar o modem.

isso descarta o problema ser com o roteador mesh então, é o modem da net que não tá funcionando direito com o bridge.

testou em todas as portas de rede? não sei se o bridge não fica habilitado em só uma delas. (eu faria esse teste no pc, mais fácil de ver o que está acontecendo)

1 curtida

No caso, pelo que você disse eu colocando o modem em modo bridge o pc deveria obter um ip mesmo assim, certo?