Modem 5G Elsys Amplimax Ultra, com chip Snapdragon, é certificado pela Anatel

Uma pirâmide de 5G :small_red_triangle:

Até o final de 2022 eu tinha vivo fibra, mas o problema é que os caminhão viviam arrebentando com os cabos e ficava quase 1 semana sem internet até voltar ao normal.
Resolvi comprar no Aliexpress o Huawei H112-260 para utilizar como internet fixa e gostei muito do resultado em 4G e 5G. Inclusive até cancelei a vivo fibra, na claro estou conseguindo as seguintes médias de velocidade
4G

  • ping: 19 a 25 ms
  • Download: 124 mb/s
  • Upload: 31 mb/s

5G

  • ping: 10 a 12 ms
  • Download: varia entre 400 a 750 mb/s
  • Upload: 84 mb/s
2 curtidas

libertas quae sera tamen

1 curtida

O problema é a franquia de dados. Usaria um desses 5G tranquilamente, mas não dá conta para uma casa.

1 curtida

É até interessante, mas ainda não consigo ver muito sentido em usar 5G ao invés de fibra. Claro, isso pode ser muito útil para estruturas provisórias e móveis, mas como solução para casas acho bem pouco provável ter boa demanda. Muitos vão dizer “mas é para locais onde a fibra não chega”, mas se a fibra não chega, imagina antenas de 5G??

Exato. Se tiver um plano ilimitado pra uso residencial no futuro irá dar uma bela arranhada no mercado de fibra.

1 curtida

Eu queria um roteador desses que eu podesse deixar conectado no Wi-fi (ou no cabo mesmo) de casa e, em caso de queda, o 4G/5G assume, de preferência com bateria. Uso um celular velho pra essa função, mas o compartilhamento é instável e fraco.

Alguma opção?

Acho que só montando a solução peça por peça, começando por um roteador com mais de uma entrada Wan como o TP-Link TL-R470T+ e um bom nobreak.

Não é só em locais remotos que “a fibra não chega”. Há vários prédios antigos, especialmente nos grandes centros, em que as tubulações estão lotadas, dificultando a implantação de um serviço FTTH. Para um apartamento nessas condições, uma solução em 5G pode ser uma boa opção.

Sim, e geralmente esse pessoal já usa 4G, além de ser bem de nicho. Meu ponto, o 5G não é “revolucionário” como propagandearam muito, não vai ter carros guiados via 5G, cirurgias remotas usando a conexão…industrias todas espetadas em 5G. Vai ser um 4G mais rápido, e talvez ainda mais nichado de cobertura que o próprio 4G.

1 curtida

O meu plano da claro é de 240gb, dificilmente passo de 60% do uso da franquia.
Detalhe, trabalho conectado na internet dia inteiro + jogos online a noite e a minha esposa assiste várias séries na Netflix

Eu uso um powerbank e um adaptador que converte o USB para 12V 1A que é voltagem do roteador (esse cabo custa uns R$30 no aliexpress) pra mim dura quase 6hrs com o powerbank de 10400 mAh, uso esse esquema quando vou viajar e não ficar sem sinal da estrada. O roteador 4G de uma pesquisada no aliexpress e pegue pelo menos um CAT 6, vai te custar uns 300 reais e permite agregar duas bandas 4G (exemplo 1800MHz + 2600MHz)

1 curtida

Eu reaproveitei as células de um Powerbank estragado, liguei elas em série (originalmente são em paralelo) e alimento o meu roteador de fibra quando falta luz, mas essa tua ideia é melhor ainda pq qualquer leigo consegue montar.

1 curtida

Seria esse cabo aqui? Linha USB Power Boost, DC 5V para DC 9V ou 12V Step Up Module, Cabo Adaptador Conversor USB 2.1x5.5mm Plug - AliExpress

Dois desses ligados no modem da Fibra e no Roteador já me supririam, nem preciso do 4G dessa forma.

Preciso pra manter minhas câmeras online mesmo sem energia. Elas já são ligadas em baterias e mantêm a gravação, mas é só cair a força que não tenho mais acesso remoto.

1 curtida

Segue o link dos que tenho aqui e indico. Já cheguei alimentar um roteador que precisa de 2A e seguraram tranquilo

USB Tipo C PD Cabo de Alimentação para Wi-Fi Router, Cabo de Ventilador do Modem, 9V, 12V, 15V, 20V, 5.5x2.5mm - AliExpress

Usb 5v a 12v/5v a 9v cabo da c.c. intensifica o cabo do adaptador para o mini orador claro do dissipador de calor 5v do roteador de wifi com componente do impulso - AliExpress

2 curtidas

Tem um nobreak 9v ou 12v pra vender no Aliexpress, vantagem é que eles ficam sempre ligados em série com a fonte, não tem de fazer a troca manualmente entre a fonte original e a Powerbank. Ainda não sobrou dinheiro pra comprar um desses, mas está na minha lista de compras.

https://pt.aliexpress.com/item/1005005285917463.html

1 curtida

Perfeito, tenho o mesmo pensamento. A indústria cria mitos só para venda.

2 curtidas

este Huawei H112-26 ai é bom hein, não conhecia ta 1k no ML
os preços , já estão ficando atrativos.

como tu adquiriu o plano de 240GB?

tanto a claro e vivo só vende o de 120GB

A solução real é arrancar os cabos de par trançado e coaxiais e migrar pra fibra (que ocupa menos espaço no conduíte inclusive), mas né, isso é coisa de longo prazo.

Mas pra um apartamento, um modem indoor como os vários que já passaram pela Anatel me parece mais razoável Anatel homologa modem de internet 5G fixa que Claro deve usar – Tecnoblog