Modem 5G da Apple pode ter desenvolvimento encerrado

Daí você vê o rumo da Intel, onde nem a Apple conseguiu (ainda) arrumar essa divisão.

Talvez se ela tivesse começado do zero ela poderia estar melhor.

Intel manda bem em redes. Tanto que as controladoras da empresa são das melhores do mercado. Isso tanto em cabeado como em Wi-Fi/Bluetooth (essas costumam equipar notebooks).

1 curtida

Sim, comprou se a Intel por 1 bilhão de dólares, mas vale lembrar que a Intel até tinha alguns modelos de modem, mas bem abaixo em desempenho de velocidade e térmico, ou seja, a Apple já saiu em enorme desvantagem. Eu fui um dos que comentou por aqui desde o início, a Apple NUNCA vai lançar um modem 5G viável, ela não tem corpo técnico e patentes suficientes, jamais deveria ter entrado nesse campo.

1 curtida

patentes é fácil de resolver, ainda mais que têm centenas de bi em caixa

pelo que tinha visto, o problema principal está em tantas variações de operadoras e países pelo mundo

o outro problema que eu acho que seja é que Apple comprou recentemente a empresa e já quer um modem quase igual ao da Qualcomm que está a décadas no mercado e é umas das referencias do mercado, tem como isso não

2 curtidas

Sim, não só as patentes, inclusive a complexidade de um modem é maior do que a de um SOC como o M1. Mas mesmo assim, a Qualcomm não negociaria fácil suas patentes, e é bem provável que pagando essas patentes a Apple teria um produto final mais caro do que o da Qualcomm, e certamente também inferior tecnicamente.

1 curtida

Intel é boa em placa Wi-Fi, mas os modems celulares deles sempre foram meio…meh.
E, bem, a Intel entrou no negócio de baseband celular quando comprou a divisão de modems da Infineon em 2010 (ironicamente, a fornecedora dos modems dos primeiros iPhones (todos até o iPhone 4 GSM).

Não sei se a Qualcomm tem opção, geralmente são consideradas patentes essenciais e são sujeitas a licenciamento FRAND. O que não quer dizer que eles não aproveitem pra meter a faca. Diabos, tem celular por aí que nem tem chip da Qualcomm dentro com texto na caixa falando que tem tecnologias licenciadas dela (por exemplo, o Positivo P70, que era um Android esquisito com tecla zap).

1 curtida

Qualcomm também abusa com as suas patentes, não é toa que leve multa de vez enquanto. Acho que o maior problema é que as patentes da Qualcomm não é um valor fixo e sim uma porcentagem do produto final, isso quebra.

Eu nem pensaria na Qualcomm, penso na Nokia ou Ericson mesmo, ações da Nokia está em baixa, daria para Apple comprar tranquilo.

2 curtidas

Claro, mas eu acho que isso é uma visão equivocada da direção da Apple, eles tem a crença de que podem entrar em qualquer segmento que desejarem, sem grandes aquisições. Não vai ser só o modem, carros vão pelo mesmo caminho, fechar por completo o time de pesquisa depois de anos e anos e bilhões pelo caminho sem chegar ao nível dos concorrentes.

1 curtida

também penso assim

não tem como entrar em certo tipos de seguimento sem queimar muito dinheiro, ainda mais se levar em conta que os que já estão no mercado já estão gastando muito para se manter.

acho que carro, se ela entrar, vai ser ainda pior, necessita de muito mais recursos que um celular para fabricar, e de baterias vai ser o pior, já não tem muito recursos e o que tem já não esta dando conta.

1 curtida

Exatamente!!! Tudo precisa seguir uma equação de custos também, independente se a empresa tem ou não muitos recursos.
Sim, precisaria apresentar um carro com algum diferencial grande do que Tesla e outras já estão fazendo, e com um preço um tanto “competitivo”. E na boa, não acho nada provável a Apple conseguir além do que hoje tem disponível no mercado.

carro já é um mercado maduro, é difícil inovar

e para piorar, não vejo como fazer algo competitivo no preço, Apple, se não fizer com qualidade nível Mercedes, ela vai ser massacrada em critica negativa, a qualidade de um tesla, nem deveria ser considerada para Apple.

1 curtida

Concordo 100%!!

1 curtida

Confesso que eu pensei na mesma opção que você, com Nokia, Ericsson, e tlvz patentes “restantes” ainda com a Blackberry.

E isso é fato!!! Não atoa que nem mesmo a Samsung, que é simplesmente gigante como empresa quase autossuficiente (vide o tamanho da Samsung Display e Samsung Semicon), nem ela da conta de ter seus SoC’s Exynos compatíveis com qualquer variação de padrões de telecom (por isso usam smp SoC’s Qualcomm nos EUA, por causa das limitações do Exynos com o protocolo CDMA).

Até onde sei, não tem mais rede CDMA nos Estados Unidos. A última foi desligada no final do ano passado…

1 curtida

US Cellular ainda tem, e talvez ainda tenha algumas regionais pequenas com rede CDMA. Mas nem ela ativa mais novos aparelhos sem VoLTE tem alguns anos. A verdade é que eu não entendo por que os aparelhos pro mercado americano ainda tem CDMA. Até o iPhone 15 tem!

1 curtida

acho que a compra da Nokia seria baita de uma opção, imagino que poderia fazer que nem o google fez com a motorola, compra a nokia, pega as patentes e o que interessa e depois vende a empresa

@evefavretto acho que deva ter alguma imposição legal ou acordo governamental, também não duvido que seja conjunto de patentes que é licenciado e fica mais barato se CDMA e outras já estiverem incluídos.

1 curtida

A esse ponto nem a Qualcomm se importa mais com CDMA, e não é como se a QCOM não tivesse patentes no UMTS/WCDMA/HSPA/LTE/NR, etc.
Eu brinco que a Qualcomm é uma firma de advocacia com ótimos engenheiros :stuck_out_tongue:

1 curtida