Mitos e verdades sobre o mundo do retrogaming

1 curtida

Expandindo no assunto de deixar o videogame parado:
as primeiras revisões das placas do Xbox original tem um capacitor que tende a explodir e causar danos, então, se você tiver um desses, antes de colocar na tomada, desmonte ele e cheque se ele tem o tal capacitor. Em muitos casos, você precisa remover ele (mas nem sempre, as revisões novas não se deve fazer isso).

Baterias também são um problema, por que podem vazar e corroer. Alguns cartuchos tem baterias dentro para manter o high-score, e consoles mais recentes também tendem a ter, além de PCs e outros computadores. E quando baterias vazam, costumam fazer um baita estrago.

3 curtidas

Sim, belas adições.
Baterias de consoles portáteis, por exemplo, com o passar do tempo podem inchar. Se a pessoa não é de usar com muita frequência, sempre acabo sugerindo para manter a bateria fora do console quando não estiver em uso.

2 curtidas

Se for algo como um Game Boy, que usa pilha, pode vazar dentro.

Baterias e pilhas são coisas do capeta.

1 curtida

Não querendo chamar ninguém de velho, mas já chamando… PS2 e XBOX original já são considerados retrogaming por algumas pessoas… haha

5 curtidas

Tinha lido em algum canto que tendo mais de 15 anos desde o lançamento já é considerado retro, nesse caso entra até o PS3, Xbox 360 e Wii…

1 curtida

mais um pouco, PS4 entra na dança tbm

Pilha é um problema, se usa vez ou outra o console e ela é só usada para guardar os save game é até melhor deixar sem. É o que faço aqui depois que esqueci de trocar no tempo certo e perdi os dados, pelo menos agora é algo a menos para se preocupar.

Meu sonho é comprar um mod pra ler cartão de memória ou um SSD, CD é muito ruim de armazenar, além do preço dos discos originais e dificuldade pra gravação. Fora que a vida útil dos canhões de vários desses consoles estão se deteriorando, particularmente acredito que em algumas décadas poucas pessoas vão conseguir manter os consoles da geração 32bits lendo CDS, e questão de tempo para as outras chegarem no mesmo estado.

Saindo dos consoles, montar um PC antigo hoje também tá outro sacrifício para o bolso, mas ainda monto algo por volta de 2005, menos mal acessar e manter os jogos é uma tarefa bem simples.

1 curtida

O tempo passa, não tem jeito. rs

O engraçado é que acho toda essa parte de mod, de ir atrás para deixar console e PC da melhor forma, uma das coisas mais divertidas do retrogaming. Boa sorte, Julio!

1 curtida

Wii eu realmente concordo, pq além dos gráficos que já eram ultrapassados na época, ele tem um tipo de jogabilidade que ninguém usa mais. O Switch até tem uns modos de jogos com movimento, mas pouquíssimos jogos tem isso e acho que ninguém compra um Switch pensando em jogar jogos de movimento.

Assino a revista RetroGamer. O foco dela ainda é SNES, Mega, Ps1, Dreamcast…mas volta e meia surgem artigos sobre Xbox original e PS2. Estão em fase de transição para retro. Rs

1 curtida

O curioso sobre a lenda de videogame estragar a TV é que era mentira na época, depois virou verdade, e agora é mentira de novo.

Embora não estragassem as TVs de tubo, as primeiras plasmas e LCDs tinham o efeito burn-in, podendo sim ficarem com a tela manchada com o videogame.

Mas o que realmente fazia um estrago era o logo da Globo no cantinho da tela… Você ia jogar videogame e tava aquele logo atrapalhando lá no canto…

1 curtida

O que eu já ouvi falar é que realmente poderia estragar, mas eram casos bem específicos daqueles videogames bem antigos. Não era necessariamente um problema em jogar videogame, mas sim um defeito bem comum nos cabos que poderia dar problema na TV.
Em um PS1 por exemplo, já não tinha nenhum risco.

Enfim… É algo que devo ter ouvido em um podcast, não lembro exatamente o que era pois não fez parte da minha vida, sou milennium mas nunca tive Atari ou SNES.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.