Migração para fibra e informação não verdadeira (interrupção da conexão)

Após ler notícias no Tecnoblog sobre problemas com operadoras de internet, me cadastrei no fórum para relatar um ocorrido que talvez possa interessar a outros usuários.

Aconteceu com uma operadora oferecendo migrar a conexão atual para fibra (talvez outras operadoras também façam isso) :

  1. a conexão de internet e telefone é interrompida
  2. o suporte técnico informa que o único jeito da conexão voltar é instalar fibra
  3. a conexão volta após reclamação na Anatel

Conclui-se que a informação do suporte técnico (2) não foi verdadeira, pois a conexão voltou sem migração para fibra.

Então ocorre novamente da conexão ser interrompida e os passos se repetem, o que deixa cada vez mais claro que não é verdadeira a informação de que o serviço não volta sem fibra. Após reclamação no Procon, a queda de conexão parou.

Mas por que não migrar para fibra? Cada pessoa pode ter um motivo diferente, mas no nosso caso acontece que esses fatos começaram a ocorrer durante a fase crítica da pandemia (quando nem se sonhava em ter logo uma vacina) e nós estávamos fazendo isolamento social rígido. Por isso não queríamos fazer um serviço não essencial e correr risco desnecessário de pegar corona (em casa tem pessoa idosa e com comorbidades).

Não sei se isso ainda está ocorrendo com a operadora que eu utilizava ou outras operadoras, mas deixo aqui o relato que pode ser interessante se alguém passar por algo semelhante.

Deixa eu adivinhar… Vivo?

1 curtida

Pode ser a Oi também, as duas competem em mentir para o cliente.

Se for a Oi, te aconselho a migrar logo para a fibra, pq a Oi já deixou subentendido que não vai mais dar suporte na rede de par metálico deles, a empresa está praticamente falindo, então já meteu o fod*-se pra tudo, só repara o que é fácil, se roubarem um cabeamento deles ou queimar o armário vão deixar os clientes sem serviço, e não adianta processar eles pq não estão pagando as multas e decisões judiciais.

2 curtidas

Vou falar a claro para não deixar de fora e é a que eu tenho, mas não acredito que seja a claro, eles já vendem dizendo que é fibra

Acredito que seja a oi, porque quanto tinha a vivo, depois que arrumava o problema eles são mais estáveis

Faz 2 anos no mínimo que a oi abandonou a infraestrutura de cobre.

1 curtida

Migrei para a fibra por um pequeno provedor local.
Já tive aporrinhacões com a Oi e Claro.

Com esse provedor, nada ainda.

Só tenho a internet. Nada de fixo, tv, nada.

Estou bastante satisfeito.

A única coisa que precisei fazer foi desligar o wi-fi do modem xingling e colocar uma torre DECO M4 para distribuir e gerenciar o sinal não cabeado.

Acabaram-se os problemas.

1 curtida

Teve uma situação parecida com essa envolvendo a TIM, também: https://tecnoblog.net/noticias/2020/05/05/tim-live-forca-migracao-de-cobre-para-fibra-em-bairros-do-rio-de-janeiro/

2 curtidas

A cobertura da Tim é tão pequena que seguido me esqueço que ela existe.

1 curtida

Vi notícias recentes que lembram desse caso. A operadora Oi usou o argumento de estar em recuperação judicial para tentar evitar multa, mas o STJ não aceitou, segundo reportagem:

O caso dessa reportagem mostra que vale a pena registrar reclamação contra as operadoras na Anatel e Procon, pois surgiu efeito mesmo com essa empresa em recuperação judicial.

E acho que vale a pena principalmente quando se trata de informação potencialmente não verdadeira, pois muitos usuários podem não perceber (e assim pode ocorrer uma sub-notificação ao Procon).

Os meios de comunicação podem ajudar a alertar. Vi outra notícia essa semana na TV (jornal estadual) sobre o caso da operadora parar de dar manutenção numa área muito grande de um município, por muitos dias. A operadora alegou furto de cabos. Na reportagem o Procon disse que a operadora vai ter que provar que ocorreu o roubo (ou seja, o Procon parece estar ficando esperto quanto aos argumentos usados). Após a reportagem, diversas pessoas entraram em contato com o jornal e isso motiva as pessoas a tomarem atitude.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.