Migração HD para SSD

Boa noite!
Tenho uma dúvida. Tenho um notebook com HD comum com Zorin OS instalado. Se eu comprar um SSD pra mudar, posso criar uma ISO com tudo que tá instalado (S.O. + programas) e instalar no SSD pra não ter que instalar os programas de novo?

1 curtida

Uma ISO eu acho difícil. O mais correto seria usar um programa que clone seu HDD e então restaurar a imagem no SSD. Dá uma olhada nos softwares da Acronis ou da AOMEI. Se for clonar direto do Linux não sei o que indicar. No Linux talvez uma solução fosse criar um backup completo com o Timeshift. Depois reinstalar o sistema no SSD e restaurar de volta o backup do Timeshift. Mas se puder fazer a clonagem acho oque o resultado é melhor.

5 curtidas

Em tese é possível sim criar uma ISO do seu sistema atual.
A ISO seria basicamente um backup do seu sistema.
Uma ferramenta que deveria fazer isso é o Systemback:

Use a opção “Live System Creation”.

E eu concordo com o Hélio, clonar o HD seria a opção mais fácil, mas você teria que ter como conectar o SSD usando um adaptador USB. Se não tiver isso, o Systemback ou o Timeshift (pra fazer o backup) são duas opções.

1 curtida

O que tu quer é clonar o disco, procura Clonezilla.

6 curtidas

Mais um usuário de Acronis aqui

2 curtidas

Pra Linux não precisa instalar nada pra clonar, existe o comando “dd” que resolve os problemas (use com moderação)

4 curtidas

Eu iria de Acronis, igual @healing.sienna0k indicou. @Joseilton_Junior

2 curtidas

O Clonezilla tem uma limitação importante. O disco de destino tem que ser de tamanho igual ou maior que o de origem. Geralmente as pessoas quando vão para SSD é para uma capacidade menor. Se não for este o caso, deve servir.

2 curtidas

E se o HD estiver particionado?
Supondo que seja um HD de 1Tb e um SSD de 240gb, era só criar uma partição de uns 230gb e clonar essa partição. Isso funcionaria?

2 curtidas

Cara eu diria que funcionaria. Não tinha pensado nisso. Segundo o site do Clonezilla:

The destination partition must be equal or larger than the source one.

2 curtidas

Eu achava que isso era meio óbvio. Afinal como tu vai clonar, por exemplo, 200GB num disco de 100GB? hahaha (só se for com o santo drvspace. lolz)

2 curtidas

O problema é quando você tem um HDD de 250GB no sistema que está só com 80GB sendo usado e quer passar pra um SSD de 120GB e não consegue porque o programa só considera o tamanho da partição e não do espaço ocupado.

Mas sempre tem o dd se for mais raíz ou outras alternativas.

3 curtidas

Sim, sim. quando se clona o disco, se clona inteiro. Inclusive espaço em branco (que pode não estar em branco)

2 curtidas

só redimensionar as partições antes de clonar que resolve .

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.