Microsoft renomeia o SwiftKey, trás o dark mode e muda a página de ajustes

A Microsoft liberou hoje (14/02) uma nova atualização para os usuários que utilizam a versão Beta do aplicativo SwiftKey, que a tempos estava sem nenhum update relevante.

Agora, ao invés de ser intitulado SwiftKey Keyboard, o app passa a ser referido como Microsoft SwiftKey. Uma mudança sutil, mas já aguardada desde quando a empresa do tio Bill Gates comprou o teclado em 2016.

Além da mudança de nome, os usuários da versão beta do SwiftKey ainda passarão a contar com uma nova página de configurações, mais clean e fácil de entender. As famosas estatísticas também passaram da tela inicial para uma opção dentro da categoria “Escrevendo”.

Contudo, a talvez mais aguardada feature do teclado, era finalmente a possibilidade de ajustar o tema escuro/claro automaticamente de acordo com as preferências do Android 10. A Microsoft realmente trouxe essa opção - ou quase - mas limitada apenas a página de configurações (lol) e não ao teclado em si. Essa definitivamente não é solução que os usuários esperavam.

Fonte: https://www.androidpolice.com/2020/02/14/swiftkey-beta-dark-mode-revamped-settings/

2 curtidas

Deixei de usar o Swiftkey qd o GBoard ficou mais maduro.
Será que ainda vale a pena testa-lo? Usei por anos, justamente pelo swype.

Vale sim. Inclusive, tenho notado que o algoritmo de correção automática do SwiftKey funciona melhor que o do Gboard (apesar dele não ter atalhos de “long-press” do ponto em “.com”, “.net” e cia. nos navegadores - o Gboard tem isso e o teclado da Samsung tem ainda uma tecla “.com”)

Eu tbm acabei abandonando o SwiftKey exatamente por isso. Infelizmente depois que a Microsoft comprou o app, o teclado acabou ficando extremamente desatualizado.

Os temas, por exemplo, parecem até da época do Gingerbread 2.3 e não tem nada de moderno.

2 curtidas

Mas como seria o dark mode no teclado SwiftKey, sendo que ja há temas nesse estilo? o.O

Eu tentei usar o Gboard mas ele não tem aquela opção de deslizar o “.” pra direita que vira “?” ou esquerda que seria “!” ou deslizar pra esquerda que apaga a palavra.

Swiftkey caiu na desilusão, temas velhos, o uso dele parece bem antigo. Gboard não é perfeito mas é visivelmente melhor e mais atualizado.

Tava referindo ao sistema q muda de cor de acordo com o tema do sistema. O teclado da Samsung e GBoard, por exemplo, já possuem isso e ficam com um tema escuro se o telefone tá no modo dark.

1 curtida

Exatamente! Os temas estão ridiculamente defasados, a página de Emojis é uma bagunça etc.

Infelizmente é o que acontece com as coisas que a Microsoft toca.

Não é como se você mesmo não pudesse criar seu próprio tema, com base no do Material Design que tem lá. :man_shrugging:

O máximo que você pode fazer “criando” um tema é colocar um plano de fundo, como uma foto. Não tem como fazer nada muito avançado.

É exatamente o problema! O único design bom é o material, que não tem bordas. Mas eu quero com bordas e bonito, e o G Board tem isso!
Eu uso a versão sem bordas por motivo de força maior, pois com borda é MUITO feio. E sem justificativa alguma. Teclado do WP de 2010 com bordas era mais bonito que o Swiftkey em 2020.
Teclado do iOS 7 desde então também é mais bonito.

Sem falar que o Swiftkey tem poucas configurações. Acho o g board mais personalizavel de forma geral.
Único motivo de eu usar o swiftkey, é pois o corretor dele é BEM melhor. De qualquer forma que eu escrevo ele corrige…


Reinstalei aqui pra testar mas acho que realmente não dá mais pra sair do GBoard.

Mesmo tendo um bom histórico no Swiftkey, minha digitação e previsão de palavras se sai melhor no GBoard.

Os temas realmente não mudaram nada.

Eu uso porque é o único que tem opção de teclado bem grande.

Quem tem dedo gordo, não consegue usar esses outros.

E pra mim, o design dele é suficiente, acho mais bonito que o do Google.

Até que vc usa o teclado pequeno.
Eu usava no máximo no Swiftkey.

Também tinha esse problema, mas acabei me acostumando com um teclado menor. Com o recurso de swype e correção automática, a questão das mãos e dedos grandes passou a não ser tão problemático para mim.

Eu uso um smartphone de 6" e tablet de 10".

Já tentei e GBoard e o Samsung Keyboard por 1 semana cada.

Além do problema do tamanho, a função com multi-idiomas é péssima.

  • EN-PT do GBoard é ok, mas no Samsung é horrível.
  • O layout do teclado japonês do SwiftKey é melhor que a do Google, idem pro chinês. Eu sequer tentei ver como é no da Samsung.

Pro meu uso, o SwiftKey faz o que preciso e melhor. :wink:

Realmente. O multi idioma no Gboard não é bom. O do Swiftkey é melhor.

1 curtida

Seria bom se o SwiftKey continuasse independente, porque quando uma grande empresa compra um app, eles sugam os devs pra outras áreas e o app morre ou fica parado no tempo.

E não importa a empresa que compra, acontece com todos os apps.

Tem um epp maravilhoso que amo de paixão chamado Timely, que foi comprado pelo Google em 2013. Desde então, ele não recebeu atualizações, embora ainda funcione em Android recentes muito bem.

Ano passado foi aberto um programa beta e atualizado para melhorar desempenho, mas nada mais além disso até aqui. :man_shrugging:

O Timely eu parei de usar qd começou a não funcionar os alarmes nas versões mais novas do Android.

1 curtida

Felizmente ainda não tive esse problema.

Mas sei que mais cedo ou mais tarde vai acontecer… meu tablet vai atualizar pro Android 10 até setembro, e provavelmente vai começar a bugar.

Eu acho MUITO horrível este design, infelizmente.

1 curtida