Agora vem o ano do Linux.
Com a obrigação de compra de dispositivos para rodar o Windows 11, muitos instalarão o Linux nos PCs.
Era e é muito mais fácil instalar usando o Rufus e ja remover essas coisas, do q esse "Shift F10’
#Windows10Forever
Brincadeiras a parte, não vou comprar um novo PC só porque a Micro$oft quer. Como já dizia meu companheiro Chaves: Eu não queria mesmo
Agora se o meu der p** e não der para consertar, aí são outros quinhentos.
Continua sendo mamão com açúcar burlar a exigência do TPM.
Não muda muita coisa, ainda existem outras maneiras.
O ano do Linux só vai chegar quando acabar os problemas com drivers e a birra com a Realtek (WiFi e Ethernet sempre falham em qualquer distro) e com a Nvidia. É uma pena. Tinha gostado muito do fedora.
Ficamos com Windows 10 mesmo. Ou na gambiarra.
O pior de tudo é o motivo oficial alegado pela MS para a exigência do tal chip TPM 2.0: “O TPM 2.0 é usado em Windows 11 para vários recursos, incluindo Windows Hello para proteção de identidade e BitLocker para proteção de dados.”
Quem está preocupado com proteção de dados dificilmente vai querer usar o BitLocker, que é código fechado, se há opções de código aberto, auditáveis por empresas externas e bem mais confiáveis.
A Microsoft deveria ser um pouco mais sensível com os seus usuários e reconhecer que não é porque eles usam o SO dela que eles querem (ser obrigados a) usar as ferramentas desenvolvidas por eles.
Uma das possibilidades do tpm2.0 é monitorar licenciamento… Ou seja, futuramente poderá ser usado para vigiar o licenciamento de software e mídias dos usuários.
Na época do Debian 9, realmente, eu sofri tentando colocar meu adaptador wi-fi pra funcionar. No fim, tive que comprar um cabo ethernet pro meu PC. Pouco tempo depois eu instalei o Linux Mint no laptop do meu irmão e tudo funcionou perfeitamente.
Já com a com rede cabeada, eu nunca tive problemas em nenhuma das minhas máquinas, com diferentes modelos de placas de rede da Realtek.
Sobre os drivers da Nvidia, o problema é da própria Nvidia. O suporte a placas AMD é excelente, com os drivers nativos disponíveis no kernel das distros mais famosas.
Faz bem mais sentido do que a explicação oficial deles.
A pandemia trouxe um aumento de vendas de computadores e notebooks, mas desde que as atividades econômicas “voltaram ao normal”, as vendas despencaram porque nós consumidores não compramos PC novo todo ano. Talvez as vendas despencaram ainda mais que antes da pandemia, porque quem já tinha PC, talvez fez upgrade, e quem não tinha, adquiriu um PC novo, e ambos não têm mais a necessidade de adquirir outro PC novo.
A Microsoft, tendo parcerias com as fabricantes (Dell, HP, Asus, Acer, etc), lucra com as vendas de PCs novos tanto quanto lucra com a venda de serviços (Office 365). É de incentivo tanto da Microsoft quanto das fabricantes parceiras forçar venda de PC. Com os PCs ainda funcionando, fica difícil estimular as pessoas a uma nova aquisição, exceto se aplicarem uma dialética Hegeliana, criando o problema e apresentando a solução. O problema, nesse caso, é a exigência de um hardware específico (exigência essa que não era tamanha quando as versões antigas do Windows foram lançadas; no máximo exigiam mais RAM ou mais armazenamento, agora exigem um componente que não tem como instalar em PCs anteriores), e a solução, como apresentada pela Microsoft ao clicar em “Saiba mais”, são os produtos dos diferentes parceiros. Todos ganham, menos o consumidor final, que vai ter que gastar uma nota com um PC novo (que, pelas minhas buscas rápidas ao escrever esse comentário, não sai por menos de R$2000).
Em tempo:
Lamento decepcioná-lo, mas tá mais fácil a galera continuar usando o Windows 10 do que vir o ano do Linux.
Acho que a principal esperança para o Linux é o SteamOS chegando para outros handhelds PCs
Linux é um nicho, porém tudo muda, falavam que ninguém bateria intel a mesma esta mais perdida que um cego num tiroteio.
Eu ainda acho que num futuro não tão distante todos micros serão terminal burro, bastará logar e acessar qual sistema prevalecerá não sei dizer.
Muitos nerds, talvez. Pessoas normais vão é continuar usando o Windows 10 sem suporte, e empresas que precisam de versões suportadas por compliance e tal vão sair comprando coisa nova.
Bom é que vai ter ThinkPad, Latitude e ProBook aos montes pra comprar usado.
Abandonei o Windows 11 pelo Fedora no meu PC principal e consigo fazer praticamente tudo que fazia no Windows, inclusive jogar.
Gostei muito do fedora, usei por um tempo, mas tive problemas.
A partir de agora vou tentar usar somente LTS, acabei de baixar o mint.
Gostei do Big Linux tbm, mas depois tive problemas. Não vou usar mais RR por um bom tempo.