Microsoft prepara ferramenta para reinstalar Windows 11 pelo Windows Update

A M$ poderia criar uma opção de criar uma imagem do sistema atual, uma extensão da função de Recuperação do Sistema. Porém, exigiria muito mais espaço.
Ou então, gerar uma partição com uma imagem do sistema limpo, igual alguns fabricantes de PCs fazem.
Sem internet ou sem boot essa opção não ajuda em nada.

1 curtida

As Lan Houses tem a solução pra esse problema há tempos: programas que limitam o acesso ao Windows (pastas e recursos) ou refazem o HD ao reiniciar o computador.

Essa ideia de baixar o Windows é doida (as atualizações já demoram muito pra baixar além de deixar o computador lento - imagina baixar e instalar o Windows todo).

Prefiro a ideia da MS de acessar o Windows e aplicativos na nuvem via navegador de internet: um PC só com navegador web deve ficar muito mais rápido de usar e atualizar (!).

W11 tem 4.5GB e meio, com uma conexão de 100mb isso vale a 6 minutos de download. E ele só fica lento se rodar em HD mecânico e hardware de 10 anos atrás.

1 curtida

Nova opção do Windows Update baixa e reinstala o sistema operacional, sem perder apps e arquivos. Processo deve ser mais fácil e rápido.

Próximas noticias: usuários do Windows 11 perdem arquivos e apps depois de usarem processo que deveria ser mais rápido e fácil… hahaha

Falando sério… eu sempre mantenho uma ISO do Windows 10 no pendrive só pra caso precise reinstalar o Windows 10 depois que a Microsoft atualizar o PC pro Windows 11…

1 curtida

Kkkkkkk acho que nem vai demorar

Já existe, se chama restaurar para o ponto anterior. Next

Incrível como o MacOS está anos luz a frente nesse sentido. Você consegue reinstalar diretamente pelo boot, baixando diretamente da Internet

1 curtida

O Windows não tá tão atrás, se a partição de recuperação estiver presente (ela é criada automaticamente durante a instalação do SO), também é possível reinstalar o sistema a partir da internet, mas só funciona com rede cabeada…

O grande problema que o Windows é campeão em corromper justamente o setor/partição de Boot.
Enquanto esse setor não for read-only fica difícil pra MS.

A partição de recuperação é independente da partição de boot. Se a de recuperação estiver presente, é possível reinstalar o sistema pela internet…

Sim se a pessoa tiver um dispositivo externo pra dar Boot, porque quando o Windows corrompe ele não permite acessar nem o menu de recuperação.

Estou neste momento com uma maquina com erro 0xc00000225, simples de resolver com algumas linhas de comando pra reconstruir o boot, mas sem um pendrive ou CD do Windows é impossível reparar ou fazer a recuperação.

1 curtida

Vc já a recuperação assim?

Ou pela rede (PXE ou pixie)?

Nós estamos falando da mesma coisa? Porque esse tipo de erro acontece em PCs com disco de boot formatado em MBR e configurados para inicializar em modo legacy (por exemplo, com o CSM ativado na UEFI – coisa que finalmente começou a ser extinta nos PCs mais recentes).

Utilizando inicialização UEFI, com o disco formatado em GPT e (opcionalmente) com a inicialização segura ativada, que são coisas disponíveis desde o lançamento do Windows 8, as chances de corromper a partição de boot, ou de ficar sem a partição de recuperação, são mínimas…

Acho que tá bem atrás sim, já que depende de um sistema de recuperação instalado no HD, que pode ser apagado a qualquer momento. No caso do Mac fica em alguma rom, pq funciona mesmo ao troca o drive, e funciona em qqr rede

Só que o Mac é um hardware fechado, fica muito mais fácil fazer algo que não dependa do HD/SSD. Como você vai implementar uma função semelhante em um PC, sem causar uma repercussão negativa?

O Windows é o principal SO nessas máquinas, mas tem diversas alternativas, se as fabricantes começassem a implementar direto na firmware um mecanismo para baixar e instalar o Windows, com certeza seriam duramente criticadas, assim como foi na época do Windows 8, que passou a exigir suporte ao UEFI e inicialização segura, caso você quisesse vender uma máquina com o Windows pré-instalado.

Se a Microsoft fizesse um mecanismo semelhante ao do Mac, muito provavelmente ficaria restrito apenas aos Surfaces, que são fabricados pela própria Microsoft (e olhe lá)…

2 curtidas

Na verdade, eu acho que tive até mais problemas com boot corrompido em UEFI do que MBR. Pelo menos o boot corrompido em MBR era mais fácil de resolver, mandava um bootrec /fixmbr e já resolvia, no caso do boot com UEFI tem que copiar todo o EFI loader e fazer uma meia dúzia de comandos.

No UEFI mesmo, já peguei dezenas de equipamentos com boot corrompido que não abria nem o modo de reparo, só com pendrive de Boot do Windows pra conseguir reparar em alguns casos.

Não sei se com inicialização segura. Talvez isso funcione em maquinas novas que vem com WIndows pré-instalado, então limita bastante.

1 curtida

Para UEFI você utiliza o bcdboot, com os parâmetros corretos você conserta a inicialização com um único comando, de certa forma ele também substitui o bootrec porque oferece funcionalidades semelhantes para PCs com inicialização legada.