Microsoft não oferece Windows para Macs com Apple Silicon

Originally published at: Microsoft não oferece Windows para Macs com Apple Silicon – Computador – Tecnoblog

Windows 10 compatível com arquitetura ARM é distribuído somente para fabricantes de computadores, segundo Microsoft

A grande verdade é que o Mac se torna uma opção cada vez mais “miada” para os desenvolvedores… Ao mesmo tempo é necessário um Mac para desenvolver para os OS´s da Apple. É um grande paradoxo. Em pouco tempo vamos ver uma escalada de preços em Macs Intel usados se o quadro futuro não se alterar.

3 curtidas

Bom, sou obrigado a discordar de você.

Com a Apple adotando ARM nos Macs, a vida do desenvolvedor vai ficar é mais fácil e não o contrário. Hoje quem desenvolve pra iOS e iPadOS e quer desenvolver também para MacOS se vê no dilema de ter um bom retrabalho se quiser manter produtos nas 3 plataformas. Isso (pelo menos em teoria) vai acabar porque como tudo vai ser arquitetura ARM e desenvolvido pela própria empresa a tendência é pela unificação do desenvolvimento de software.

Imagina uma Adobe da vida, que tem presença tímida no iPadOS tendo um Photoshop completo no iPadOS e no MacOS sem precisar praticamente reescrever nada. Com os rumos que a Apple está dando pro iPadOS, como suporte a teclado e mouse, isso pode ser um salto.

Não, não vai haver escalada e sim uma derrocada ladeira abaixo por parte dos equipamentos Intel. Quem vai querer desenvolver pra x86-64 do MacOS no futuro sendo que ele vai ser abolido? O que vai existir é manutenção de legado da plataforma até ela ser extinta de vez.

7 curtidas

Windows e Linux já estão muito bons, mas eu penso que agora há uma grande oportunidade da Microsoft alavancar de vez seu sistema em nichos de edição de audio e imagem.

1 curtida

As plataformas x86 e x86_x64 estão mortas. A Apple mais uma vez só está antecipando o futuro no qual daqui 10 anos, a Intel se não adotar ARM por bem, vai por mal (sendo compra por alguma gigante ARM).

Desculpa meu amigo mas falar que a plataforma x86_x64 está morta beira a insanidade, pode até ser que em um futuro muito mas muito longe as plataformas mas ARM passem a ter mais participação no mercado de desktops pessoais ou mesmo corporativos, mas hoje essa representação não deve chegar nem a 1% de milhares e milhares de equipamentos.

Miada? Eu já penso o oposto.

A nível de sistema operacional, macOS e Linux sempre foram muito mais “dev-friendly” do que o Windows. A não ser que você escreva programas nativos para Windows, ou utilize .NET/C#/Visual Studio da vida, eu não vejo nenhum motivo para continuar nele em detrimento de migrar para um Linux ou macOS da vida.

Meu único receio é a performance dos chips ARM, e nisso eu concordo contigo, caso se mostrem fracos, os Macs antigos vão valer mais que os novos.

1 curtida

Cara, Intel e AMD não vão congelar o desenvolvimento. Poderá tornar-se produto voltado para alto desempenho e jogos, mas dizer que “estão mortas” é muita tolice.

Em que planeta você habita que Windows só serve pra .NET/C#/Visual Studio?

Windows tem o WSL desde 2016, Terminal personalizável em constante desenvolvimento pela Microsoft com suporte a várias instancias WSL, Visual Code, todas as linguagens, único empecilho é buildar para iDevices.

Tão correndo atrás do prejuízo, isso é inegável. Mas o próprio WSL + terminal só acabam provando meu ponto. A Microsoft literalmente teve que colocar um SO que devs gostam (Linux) dentro Windows pra ele ficar mais dev friendly pra qualquer stack que não seja .NET/VB/C#, olha a que nível chegou.

E eu entendo quem curte Windows pra desenvolver, tudo bem. Mas eu já passei raiva demais, e já vi bugs demais, pra ficar forçando a barra em um SO que tem que simular Linux pra ficar bacana. Mais fácil usar um Linux direto (ou macOS). :stuck_out_tongue_winking_eye:

1 curtida

E por acaso é demérito ter um Kernel Linux integrado a todas ferramentas de desenvolvimento no Windows?

Já é o SO mais usado pelo desenvolvedores de acordo com os Insights do Stackoverflow deste ano, se fosse mais fácil usar o Linux os desenvolvedores simplesmente utilizariam ele e pronto.

Windows cada vez mais abre portas, se torna mais sólido e mais bonito , basta ter um hardware decente :slight_smile:

Cara, se o Windows funciona pra você como SO de desenvolvimento, seja feliz!

Estou parando por aqui pra não desviar mais ainda o tópico do assunto principal.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.