Microsoft indica que Windows 10 vai passar por renovação visual

Originally published at: https://tecnoblog.net/398690/microsoft-indica-que-windows-10-vai-passar-por-renovacao-visual/

A Microsoft quer que o novo visual do Windows 10 faça seus consumidores sentirem que estão com a melhor experiência num SO

Precisam melhorar a renderização de fontes que é bem melhor em outros sistemas e até mobile, enquanto no Windows é serrilhadão. E tb melhorarem a área de trabalho, ainda me lembra Windows XP.

5 curtidas

E la vamos nós… Mais bugs, mais problemas e uma “mudanca radical” de umas cores e uns icones capengas.

2 curtidas

Haha e lá vamos “nóis”. Mais um update de design que vai misturar visual atual com visual do Windows 8, 7, Vista, 2000, ME, 98…

1 curtida

Microsoft precisa padronizar o Windows, é horrível procurar uma configuração, pois você não sabe se vai nos “ajustes” ou “painel de controle”.

6 curtidas

Precisa mesmo! O visual do Windows 10 é bem ruim e confuso. Parece um beta eterno, Painel de Controle precisa ser movido completamente, usar cores mais chamativas nas telas…

1 curtida

Eu já acho as fontes do Linux serrilhadas

A do Mac e Android são bem melhores, tanto até que criaram o MacType pro Windows pra imitar, mas é mta gambiarra. Com o dinheiro da MS já deveria ter vindo algo assim pra Windows fazem anos.

1 curtida

Não vem por que a Microsoft prefere assim.

macOS = sempre prezou pela beleza das fontes.
Windows = sempre prezou pela legibilidade.

São filosofias diferentes, o Windows adotou uma forma de renderizar fontes que beneficia telas de baixas resoluções chamada ClearType. Fontes pequenas realmente ficavam mais legíveis no Windows do que em outros sistemas na época dos monitores 800x600 ou 1024x768.

O problema é que com a entrada de resoluções maiores, e densidades de pixel melhores (retina), começou a fazer muito mais sentido prezar pela beleza do que pela legibilidade (já que resolução não era mais um problema).

Então o problema não é técnico, é filosófico. Enquanto a Microsoft não aceitar que a forma de renderizar fontes deles é uma ■■■■■ pra computadores atuais, ela vai ficar presa nessa forma de renderização otimizada pra baixas resoluções dos anos 90/00s.

10 curtidas

Eles vão ter que mudar querendo ou não. Até os navegadores suportam fontes mais bonitas com aquelas APIs estilo Google Fonts. Pelo menos podiam adicionar a opção né e manter o “maravilhoso” ClearType pra quem gosta.

4 curtidas

Torço pra que dessa vez (sob a liderança do Panos Panay) a Microsoft consiga terminar essa “renovação visual”, por que se for pra deixar inacabado como tá a UI do Windows 10 atualmente, é melhor nem começar

4 curtidas

Painel de Controle é o mesmo desde o Windows Vista, pelo amor né Microsoft.

Se que você não pediu, mas minha opinião é: para mim o “novo painel” é horrível, irresponsivo e feito para usuários idiotas, porque esconde muita coisa que um usuário avançado geralmente procura. Se for pra continuar na cagada que está virando, melhor manter o antigo mesmo.

Desde quando ter mais funcionalidade é pior do que visual mais bonito?

Agora um fato: pra sua felicidade (ou não), a Microsoft vem matando aos poucos o antigo painel.

1 curtida

Acredito que essa tal “mudança” irá demorar mais ainda.
Fluent Design está inacabado e em constante desenvolvimento. Microsoft não larga o pé do container de retrocompatibilidade, e por fim, não existem muitos aplicativos feitos exclusivamente para serem otimizados para Windows (Igual MacOS big sur/Catalina)

Eu estava a meses atrás usando ambos sistemas, e Windows me parece um Fusca que sempre troca sua carcaça, mas o interior é o mesmo.
A sensação do sistema não ter evoluído é grande. Até o Linux conseguiu ter melhorias em questão de aparência (mesmo que ainda rode em um programa do século passado - XORG.org)

Windows infelizmente está na filosofia de “Se está bom, não mexa”

4 curtidas

Eu sempre personalizo meu Windows, pois acho o visual antiquado.
Não uso barra de tarefas, tenho a licença do Object Dock e acho fantástico.
Se a Microsoft tirar a barra de tarefas ou permitir sua personalização total para funcionar como uma dock, já será excelente.
Outra coisa que também detesto é o menu iniciar que não faço questão de uso. Só vejo ele quando vou pesquisar algo.

1 curtida

Que essa seja a atualização definitiva em termos de design do Windows, no sentido de atualizar realmente todas as áreas do sistema, e não ter o design de 3 gerações coexistindo. A Microsoft fez um excelente trabalho no Windows 10, mas precisa urgentemente unificar o design de seu OS.

1 curtida

Não é só no visual que o Windows 10 erra. Ainda tem vários pontos deficientes como a interface de conexão com dispositivos bluetooth que me faz conectar em TVs que sabe-se lá de onde são ao invés de conectar com meu fone, que fica mudando de lugar na lista a medida que novas TVs e dispositivos são detectados ao invés de ficar fixo numa categoria “dispositivos pareados”. Além disso, a porcentagem de bateria do dispositivo de áudio só é visível em Configurações > Dispositivos > Bluetooth e outros dispositivos, o que não é nada prático.

Sem falar na inconsistência, como nas barras de rolagem que são diferentes em cada canto do sistema e o controle de mídia com design do Windows 8 que é no canto superior esquerdo quando desbloqueado e no canto inferior direito (sem os círculos ao redor dos botões e com a miniatura no lado oposto) na tela de bloqueio…

Windows 10 parece uma construção inacabada, sem prazo de entrega e com limitações de verba e mão de obra.

Windows 10 deveria ter seu visual todo refeito, desde interface até ícones, porque o visual é bonito, mas não chega nem perto de um mac os ou um Linux personalizado, pra mim deveria ter uma repaginada boa no sistema

2 curtidas

Ué, e o Fluent Design? Nem começou a implantar direito…

1 curtida