Microsoft diz que 2025 é o ano de mudar para o Windows 11

1 curtida

Lamento mas não vai acontecer. Mesmo após o término do suporte do Windows 7, ele ainda tinha uma base instalada considerável. Só foi diminuindo porque os computadores antigos estavam morrendo ou ficando lentos demais para uso atual, ou então perdendo suporte de algumas aplicações. Por exemplo, semanas atrás vi um PDV em uma loja aleatória rodando Windows 7 em toda sua glória. E isso que a Microsoft fez uma pressão absurda para migrar para o Windows 10 naquela época, ofereceu de graça, rodava até em torradeira etc.

A verdade é que o pessoal não quer IA no sistema, nem outras firulinhas, só um sistema que não encha o saco, e o Windows 10 entrega isso (ou quase). Infelizmente, a segurança nem passa pela cabeça da maioria das pessoas. Você acha que a tia que cola a senha do banco no post-it no monitor vai ligar para a falta de atualizações do sistema? Ela só vai se importar se o WhatsApp e o Facebook pararem de funcionar no computador.

16 curtidas

O Ano do crescimento do Linux chegou…

18 curtidas

Assim como o 10 foi um salto do 7, o 11 é um salto 2x maior do 10. E muita ferramenta de produtividade que a galera não conhece. Quando eu apresento as funcionalidades de multi dispositivos e area de transferência a galera acha que é bruxaria. Recomendo muito o 11 hoje, ta com um workflow bacana

4 curtidas

Meu chefe, engenheiro de software, ainda usa Windows 7 no desktop.

1 curtida

E o suporte do Windows 7 terminou há cinco anos.

Eu tenho um computador da Positivo que roda o Windows 10, mas ele não é compatível com o Windows 11.

Simples:

Para PCs antigos (10 anos ou mais): Windows 10 IoT Enterprise 2021

Para PCs medianos/novos mas sem TPM: Windows 11 IoT Enterprise (atualizando direto da iso, não formatação completa)

Abraços

3 curtidas

Bom, está dentro do padrão pra tempo de suporte que a MS dá para uma dada versão do Windows.

Windows Lançamento Fim do suporte estendido Tempo total de suporte (anos) Δ com lançamento anterior (anos)
Windows ME 2000 2006 6 2
XP 2001 2014 13 3
Vista 2007 2017 10 6
7 2009 2020 11 2
8 2012 2023 11 3
8.1 2013 2023 10 1
10 2015 2026* 11 2
11 2021 - - 6

*Existe a versão Windows 10 IoT Enterprise 2021 LTSC com suporte estendido até 2032, totalizando 11 anos de suporte também.

O que está meio fora do padrão é o tempo que demorou entre o lançamento do 11 em relação ao 10, 6 anos. Só aconteceu isso entre o Vista e o XP.

5 curtidas

ah sim, com certeza Microsoft.
(eu com PC usando Windows 8.1 funcionando levinho e com mod pra rodar apps de Windows 10)

2 curtidas

Conexão com celular e área de transferência tem no W10 também.
O único recurso do W11 que não está disponível no W10, é o suporte a apps Andro… Não, pera, a Microsoft matou essa função.

6 curtidas

Só saio do W10 se for pra ir pro Mint. Só não o fiz ainda por preguiça de migrar apps, favoritos, senhas, configurações, etc…

Até está, mas o problema é que tem muitos PCs que vão ter um tempo com uma versão suportada do Windows (basicamente tudo entre 2015 e a 8a geração da Intel).

Máquinas com Windows Vista em teoria podem rodar Windows 10 (apesar que CPUs dessa era já não são mais oficialmente suportadas no Windows 10).
Enquanto isso vai ter PC com Intel de 7a geração sem suporte oficial.

1 curtida

Tudo que foi lançado com hardware de uma janela de 2 a 3 anos (2015~2017).
Assim, eu entendo que é hardware capaz e tal, mas ainda estamos falando de hardware com 7 a 10 anos de idade.
Se for pra dar suporte pra todo hardware que é capaz de rodar, teria que dar suporte para hardware mais velho ainda e, querendo ou não, todos sabemos que não tem sentido econômico pra uma empresa fazer isso. O retorno esperado não justifica o gasto de recursos pra isso. Sim, tem vezes que as empresas fazem coisas que não justifica o gasto de recursos, e pode ser que o suporte que a MS resolveu dar para o hardware que veio embarcado nos MS Surface seja um exemplo, mas mesmo assim essa foi uma exceção que parece fazer sentido pra MS (dar mais valor pros usuários do combo hw+sw da própria MS contra os usuários só do sw).

Linux dá suporte pra umas velharias porque tem gente que precisa de suporte e tem capacidade de arregaçar as mangas e fazer por conta e, de quebra, oferece esse suporte para os outros. Agora uma empresa com fins lucrativos, eu acho difícil conseguir justificar isso.

Claro, não estou afirmando categóricamente que vai ter pouca gente com hardware capaz de rodar o Windows 11 mas que não tem suporte oficial. Eu não sei quantas pessoas são. Eu não sei qual a porcentagem dos usuários de Windows compõem esse grupo. E eu chuto que ninguém, mesmo quem está reclamando, exceto a própria MS, realmente sabe. Mas não dá pra negar que a MS vai ter que passar a linha de corte em algum lugar. E eu chuto que independente de onde ela passasse, independente também da justificativa que ela desse, ia ter gente chiando porque tem hardware que está logo atrás da linha de corte.

Não necessariamente, até por que teve coisa, especialmente no low end, com essas CPUs sendo vendidas por anos depois. Modelos com 7a geração vendidos já adentro de 2020 não me parece nada impossível.

E, bem, o Windows 10 vai continuar suportado em versões específicas por mais de 10 anos ainda, mas não na versão “normal”, então não seria um grande esforço pra Microsoft liberar mais alguns anos nem que fosse para modelos de 6a e 7a geração.

Até o final de 2025 já terei meios pra, quem sabe, migrar pro macOS nem que seja num macbook m1 de terceira mão.
Até lá, continuo no Windows 10 após 1 ano com W11. E que diferença!

Distros Linux não vira mais pra mim. Muitos anos e muitas chances pra ficar dias escovando bit degugando os porques dos porques de drivers que não sobem, pacotes zoados, flatpaks e snaps travando até na hora de desligar. Não tenho mais idade pra isso haha

Claro, se formos ver que a intel parou de produzir os Kaby Lake só em 2020, é seria supreendente se em 2020, 2021, talvez até 2022, ainda fosse comum encontrar máquinas sendo vendidas com esses processadores.

Mas quando eu digo “falando de hardware com 7 a 10 anos de idade” eu me refiro mais ao projeto mesmo. É uma arquitetura datada, com features da época. O quanto isso afeta no processo de dar suporte eu não sei, mas não dá pra negar que é um hardware com um projeto datado.

O suporte mais longo é pra versão Enterprise, focado para empresas. Ou seja, é pra quem tem grana e deve pagar uma nota pra usar o Windows, então deve fazer sentido pra MS oferecer mais suporte pra esses clientes.
Cliente doméstico ainda tem a opção de pagar US$30 pra ter suporte por mais 1 ano.
Dessa vez a MS só está vendendo um ano de suporte pra cliente doméstico (contra 3 para cliente corporativo), muito provavelmente na tentativa de empurrar o Windows 11 pra frente mesmo.

“PC com Windows 11 mais importante que outros aparelhos em 2025”

Só na visão dele hehe.

2 curtidas

Mac Mini M4 está sendo porta de entrada para muita gente no sistema devido custo benefício comparado ao MacBook.

2 curtidas