Microfone de lapela no notebook

Pessoal boa noite,
Eu não entendo bem dessas paradas, precisava de um help.
Já cacei aqui na internet mas não consegui resolver.

  1. Meu pc para trabalho é um Lenovo ThinkPad E14, que só tem aquela entrada mista - mic e audio
  2. Tenho um headphone bluetooth (Anker Q30), que tem microfone embutido.
  3. Comprei um microfone de lapela (Yanmai R933), porque tinha visto que tinha um bom cancelamento de ruidos externos, ai valor ok, comprei. Vi o pessoal usando no celular ou direto na camera, não tinha me ligado que não vi nenhum vídeo usando no computador :sweat_smile:
    Ah, ele é P2 mas tem adaptador em Y para P3 (ai separa áudio e voz).

Eu já tentei fone bluetooth + mic p2
Fone bluetooth + mic p3 (com adaptador)
Fone com cabo de audio + mic p3 (com adaptador)
E só o mic também, mas não ta saindo som nenhum quando eu falo :slightly_frowning_face:
Se eu uso só o headset, funciona o mic dele… se eu usu um headset meia boca que a empresa deu, funciona o mic… agora o mic de lapela eu não consig usar :disappointed_relieved:

Nas configs do windows já coloquei como recording device default… e nem vai
Já vi uma outra parada no Settings > Mic Privacy Settings > e ta habilitado para os apps usarem o mic

Não sei mais o que fazer :pleading_face:

1 curtida

Existe um método bem gambiarra para usar.
Tu precisa de um cabo que divida a porta P3 macho em 2 P2 femea distintas (mic/audio) e um cabo que tu consiga reunir esses 2x P2 macho em um P3 femea.
Ai tu liga o primeiro cabo (com P3 macho) no PC, nesse cabo tu liga o plug de audio do segundo cabo no conector de áudio do segundo, e conecta o mic no conector de mic do primeiro cabo, depois tu conecta o fone no P3 femea e pronto. Gambiarra linda, mas funcional.
(Amanhã cedo, se eu lembrar, posto foto. Não posso ficar procurando os cabos à essa hora)

Ignora essa parte. Headset é bluetooth.

2 curtidas

Dá pra simplificar bastante, na prática você só precisa de um splitter P3 => P2. O splitter vai no PC, a lapela vai no conector de microfone e o headset no conector de fone. Mesmo o headset sendo P3, ao plugar na ponta P2 de fone do splitter, o microfone do headset já vai ser ignorado…

Sim, mas existem excessões. Eu já tive problema com plug P3 em P2 que um lado do fone não funcionava ou ficava fazendo ruido… ai tinha de colocar o pino pela metade. Do modo que eu fiz não tem esse problema.

comigo esses spliters nunca deram certo, ai comprei esse adaptador p2/p3 para usb

Placa de Som Profissional USB Circe HA100 Redragon | Amazon.com.br

Esse problema ocorre apenas com headsets com conector P3 no padrão OMTP, que caiu em desuso faz quase uma década. Caso você seja azarado de ter um headset nesse padrão, basta manter o botão do microfone pressionado com uma fita ou algo do tipo que o problema some…

E quando o headset nem sequer tem controle de volume/botão? hahaha (era o meu caso)
Se não me engano o iPhone (quando ainda tinha plug) e o XBox original usavam esse padrão. E ainda existem fones pro XBox original à venda pelo que lembro. Mas enfim. Se dá para simplifica, simplifica. hahaha

Nesse caso só com gambiarras mesmo ¯\_(ツ)_/¯

A Apple adotou o CTIA desde o primeiro iPhone e os Androids seguiram a mudança alguns anos depois. Foi o que efetivamente matou o OMTP e fez o CTIA “vencer” a guerra dos conectores (?).

Hoje em dia é raríssimo encontrar um headset com conector OMTP, quando encontra eles costumam ter um interruptor para alternar entre os dois modos. Ainda assim esses modelos híbridos também estão caindo em desuso e sumindo do mercado…

2 curtidas

Alternativamente tu pode espetar um daquelas placas de som USB no note e conectar o microfone lá. Acho que é mais em conta que encontrar esse cabo.

Só não compra esse:


que é extremamente frágil…

É tipo isso aqui. Dessa forma eu consigo usar um mic P2 na porta TRRS enquanto uso outro dispositivo para a saída de áudio.

1 curtida

Você testou esse mic de lapela em outro aparelho pra ver se está funcionando?

Sim, testei em um Mac… funcionou :frowning_face:

1 curtida

O mic, na direita, tem 2 riscos
E o adaptador em Y, tem 3
Se eu plugar só o mic no adaptador e o adaptador o notebook, deveria funcionar?
Eu tentei assim no Mac, funcionou.
No windows não :pensive:

1 curtida

Sim, deveria. Procura no seu notebook pelo painel de controle da Realtek ou algo similar, costuma vir junto com o driver de áudio, lá costuma ter mais ajustes do que indo nas configurações nativas do Windows…

Eu já tentei instalar o Realtek HD (das pesquisas que tinha feito antes, mas ele não aparece aqui), e não consigo executar ._.

image

Por estar falando groselha :sweat_smile:
Mas aqui acho que seria Synaptics
(não sei se seria como um navegador da vida, que posso tirar um e por o outro, ou tem que ser conforme notebook/placamae/algo assim)

Vai no site de suporte da fabricante do seu notebook e baixe o driver de áudio específico para o seu modelo. Ele já virá com o painel de controle correto, que costuma ser acessível pelo menu Iniciar ou pelo ícone na bandeja do sistema (canto inferior direito, perto do relógio).

Se você instalar o driver errado ou tentar instalar só o painel de controle por fora, não vai funcionar…

Deveria funcionar sim.
Talvez o conector TRRS do seu notebook seja de um padrão diferente desses adaptadores.

A patroa tem um Asus X202E e o microfone só funciona na porta TRRS quando eu uso um adaptador CTIA/OMTP como esse:

20210611_004849

1 curtida

Fui verificar qual era o note e percebi que o bluetooth fugiu à leitura, malz. (e aparentemente o pessoal foi na minha).

Tu tem um headset P3, verifica se essa porta está funcionando. Se estiver… só plugar o microfone nela (ou usar o adaptador)

Ai é só configurar no Windows. No menu iniciar: Opções do Mixer de Som (ou só Mixer que já aparece)
image
Tu configura o microfone pro onboard e o autofalante pros fones de ouvido.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.