Meu primeiro notebook, gostaria de opiniões de fora

Estou a procura de um notebook que tenha bom desempenho e rode alguns jogos como: genshin impact, honkai star rail (não me importo de jogar em gráficos baixos) roblox, stardew valley, minecraft entre outros. Até agora os que achei na minha faixa de preço foram: ideapad 3i intel core i5 e acer aspire 5 amd ryzen 3 (a única coisa que me incomoda no acer é a 4gb ram soldada) queria a opinião de alguém que entendesse bem do assunto para saber qual está valendo mais a pena

1 curtida

e qual seria sua faixa de preço?

2600 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Considerando que você quer jogar Genshin, no mínimo tem que ser algum modelo com placa de vídeo dedicada e 8GB de RAM. Mesmo assim, ainda corre o risco de engasgar.

realmente vi que tem que ser um com placa dedicada, pena são mts mais caros e ultrapassa meu orçamento:/

Considerando a sua faixa de preço, você não vai encontrar nenhum modelo com placa de vídeo dedicada. Os4 GB soldados e mais um slot de RAM também são padrão nessa faixa de preço, não vai ter escapatória.

Com isso em mente, eu focaria nos Core i5/i7 de 11ª geração ou mais recente, ou nos Ryzen 5/7 5xxxU ou mais recente e em pelo menos 8 GB de RAM. O vídeo integrado nessas CPUs é bem decente e deve rodar os jogos que você citou sem muitos problemas (claro, não vai rodar com tudo no máximo, mas vai rodar).

Depois de comprar, tente fazer o upgrade da RAM, você consegue um pente de 16 GB (totalizando 20 GB, quando somado com os 4 GB soldados) sem ter que desembolsar muito. A RAM extra vai ser importante nos jogos, visto que o vídeo integrado não tem memória dedicada…

3 curtidas

De onde tu tirou essa informação? Minha GeForce GTX 750 tinha 8GB e eu nem sabia? hahaha
Genshin roda com 2GB em 720p low… e roda relativamente bem numa GTX 1650 de 4GB… (1080p medium/high 60fps, desde que não coloque mais de 20 pessoas na tela)
A 1660 Super 6GB roda ele em 1080p com 25 pessoas em original… 120 fps. (Detalhe: eu tenho essas placas aqui e jogava Genshin. hahaha)

1 curtida

Ah sim. RAM. To dormindo :I
De qualquer jeito, não acho que exista notebook com GPU dedicado por 2600 reais… ao menos não que rode Genshin decentemente…

Esse aqui talvez rode => https://www.kabum.com.br/produto/264621/

1 curtida

Lembre-se: mesmo que tenha placa de vídeo dedicada, o note vai assumir a onboard.

A dedicada de vídeo entra em suporte ao processamento.

Isso é uma m…, mas é assim na maior parte dos casos.

Então avalie bem, quanto a questão dos jogos.

tem que ser notebook?

Err, não?

Se o notebook não possuir mux switch, o único envolvimento do vídeo integrado vai ser copiar o quadro final (já renderizado pela GPU dedicada) para a tela. Essa cópia causa um pequeno overhead, mas só seria perceptível em taxas de FPS altas (100+). Se você plugar um monitor externo, consegue evitar esse overhead pois as saídas de vídeo normalmente são conectadas diretamente na GPU dedicada.

Agora se o notebook possuir mux switch, você pode escolher se a tela vai ser conectada diretamente na GPU dedicada ou no vídeo integrado através de um ajuste na BIOS…

O meu é um Dell Vostro i7 12a geração, 512 gb nvme, 16 gb ram e com placa geforce de 2 gb (compra recente).

Não sei o que seria o MUX SWITCH, mas não houve jeito pelo suporte da Dell para assumir diretamente a geforce.

Fica na Iris XE nativa e suporte no processamento da nvidia.

Já fucei a Bios, mas nada lá que pudesse reverter isso.

E na discussão toda porque fiquei p… da vida com essa limitação (é o meu primeiro note), vi que pela Dell não haveria opções nas mq normais para reverter isso.

É bom deixar isso bem definido, quando da compra.

Multiplexer
MUX Switch é um acrônimo de Multiplexer, e é uma peça física inserida entre o processador e a placa de vídeo1. Esse switch é capaz de trocar e direcionar fisicamente por onde a imagem que sai da dGPU deve passar1. O switch MUX permite que os consumidores ativem ou desativem a iGPU, permitindo assim que encaminhem toda a renderização gráfica diretamente da dGPU para a tela do laptop quando necessário2. Embora isso afete severamente a vida útil da bateria do laptop, ele fornece um aumento significativo de desempenho e reduz a latência nos jogos2. Um MUX ou Multiplexador é um dispositivo eletrônico que é utilizado para selecionar um sinal de entrada, para que este esteja presente na saída3.

Fonte: Tecmundo
https://www.tecmundo.com.br/produto/243281-mux-switch-recurso-desempenho-notebooks-gamer.htm

Não queria um note gamer, mas me seria importante o uso direto da geforce.

A duração da bateria não me seria problema.

Com essa limitação não precisaria ter comprado com a Geforce, pois não jogo games.

O que exatamente você quer dizer quando diz que “fica na Iris Xe nativa e suporte no processamento da NVIDIA”? Tem algum programa ou jogo que você tá tentando executar que não encontra a placa da NVIDIA, é isso?

Você pode escolher qual GPU vai ser utilizada em cada app indo em Configurações => Sistema => Tela => Elementos gráficos. O Windows normalmente escolhe por conta própria (e costuma ser muito bom nisso), mas você pode “forçar” uma GPU específica nessa tela. Só não vai ser possível desativar completamente o vídeo integrado, pois a linha Vostro não tem mux switch…

Não, não é isso!

É que não tenho como habilitar a nvídia para que ela seja usada de forma permanente.

Isso faz diferença, no meu uso.

Mas não há o que fazer: é usar a IrisXE e a nvidia entra em apoio, quando necessário.

O que gostaria e foi o que falei quando da compra, é que queria a nvidia para qualquer aplicativo. Sem problemas, quanto a bateria.

Mas preciso da máquina, sem tempo e saco para um PROCON, etc, etc…

Dá para viver, mas não era o que pretendia quando comprei.

Esse é o meu primeiro e talvez, o último.

Mas preciso da mobilidade, neste momento.

Cara. 2GB de VRAM? Qual GeForce seria? Porque sérião mesmo, faz tempo pelo que lembro que nem mobile tem só 2GB VRAM. (Até a 1650 tem 4)

Depois vejo e posto aqui.

A minha ideia da Geforce era ter um video melhor que a Iris XE, sem utilizar a ram compartilhada.

O processamento que uso é bastante intenso e o vídeo e o cálculo são importantes.

Por isso a Geforce, que não teve a previsão para jogos (eu não jogo).

No meu PC antigo (Core 2 Quad - 4 núcleos - 4 trheads - 8 ram - ssd - geforce 2gb, por vezes, precisava desligar o cálculo automático do excel para efetivar as operações.

Por isso a ideia da Geforce também, nesse primeiro note, mas com i7, 16 ram, nvme…

Melhorou bastante, mas a Iris Xe ainda me atrapalha um pouco.

Perdi na qualidade de vídeo, para a Geforce 210 antiga.

Já fiquei horas com o suporte da Dell. Melhoraram, mas aquém do meu PC antigo, com mais de 15 anos de uso.

Mas vida que segue…

A placa: NVIDIA GeForce MX550 2GB GDDR6

A on-Board: Intel Iris Xe Graphics