Metrô e trem de SP vão aceitar cartão de crédito e débito com NFC na catraca

1 curtida

Pena que é poucas estações, igual nos ônibus, só em algumas linhas, é uma mão na roda pra quem não costuma andar com dinheiro e não mora em São Paulo mas tem que ir com frequência pra capital e pode pagar a passagem sem necessidade de saque e sem necessidade do Bilhete Único.

2 curtidas

Fica difícil ter adesão alta com tão poucas linhas e estações que aceitam crébito, principalmente quando a maioria dos usuários devem ser o q o xará falou, pessoas q não moram aqui mas vem com frequência.

Linhas de ônibus não sei, mas estações as principais deveriam ser as próximas de rodoviárias, como é o caso da Jabaquara.

2 curtidas

já é um começo

3 curtidas

Pensava que isso era perfumaria barata sabe, uma coisa que não ia mudar nada, até eu simplesmente ir para Curitiba e andar pela cidade tocando o celular com Apple Pay nas catracas, cara, sério, com a integração em terminais e tubos pela cidade isso me fez conseguir fazer muitas viagens sem nem pensar em pegar o cartão de transporte no final de semana que fiquei lá. Agora eu entendo o motivo que todo mundo usa os ônibus lá de final de semana…

Sério, chegar em SP e sair do Aeroporto de Guarulhos, se dar com uma bilheteria que só aceita dinheiro, ou um aplicativo, sendo que o mesmo só funciona com internet e não tem sinal de quase nenhuma operadora na região, e ainda não oferecem wi-fi para emergências. Imagina o perrengue que muitas pessoas de primeira viagem não passariam no Expresso Aeroporto.

6 curtidas

Chega a ser SURREAL ISSO! Sério ficaram ANOS teimando naquele QR code NOJENTO e que gera lixo(convenhamos não é papo de ecochato mas é muito lixo gerado por dia) e agora FINALMENTE vão passar a aceitar pagamento por aproximação no débito e crédito.
Sejam bem vindo ao século 21 Metro cptm e viamobilidade e espero que até o final de 2023 todas as estações seja em SP e demais cidades já aceitem esse tipo de pagamento.

E PREFEITURA DE SÃO PAULO façam o mesmo em TODAS AS LINHAS de ônibus coloquem catracas que aceitem pagamento por aproximação.

4 curtidas

Além da questão mal resolvida de integração que a matéria cita, parece que outros tipos de passagem também foram esquecidas.

Imagino que a maior parte do fluxo de movimentação em SP é de passageiros usando Vale-Transporte (VT) e bilhete de estudante

Portanto pagar no crédito/débito não ajuda com as situações acima

3 curtidas

Finalmente. Resta saber como selecionar crédito ou débito em cartões múltiplos e como fica o desconto na integração com emtu.

2 curtidas

Poxa finalmente, mas quem precisa disso urgente são os ônibus da SPTrans, começaram a testar uns anos atrás mas pararam, ia ser uma mão na roda pra quem não faz integração ou precisa ir até o metrô pra recarregar o bilhete único.

1 curtida

E nem precisa, se a pessoa recebe VT ela vai ter o cartão do VT.
O uso de cartões de credito e debito ajuda quem não tem os cartões de transporte.
Mas claro que as empresas responsáveis por essas catracas de ônibus e afins poderiam firmar parcerias com o Google, Apple e Samsung, para que seus cartões de transporte pudessem ser colocados em seus apps de carteira.

2 curtidas

São Paulo, que deveria ser referência nesse assunto, ainda capenga e depende de QR impresso ou aplicativo. É uma sacanagem isso. Espero que agora as coisas finalmente avancem, tanto para trens e metrô quanto aos ônibus.

1 curtida

A estação João Dias fica na Linha 9 :eyes:

E apesar de uma divulgação grande que aceitaria cartões bancários… Não aceitavam não (ao menos em setembro/2022)

Sobre cartões múltiplos, GERALMENTE eles vão ativar nesses validadores com a mesma função que foram usados pela primeira vez (para habilitar o NFC, primeiro é preciso fazer uma transação com chip… e o modo dessa transação é o que fica como default nos cartão.
Mas isso é algo que pode variar de banco pra banco e mesmo entre lotes de cartão… alguns mais antigos podem ter uma função já definida por padrão

1 curtida

Parabéns transportes de SP, bem-vindos a realidade de alguns anos do RJ (seja pelo MetrôRio ou pela SuperVia Trens)!!!

3 curtidas

Precisam colocar isso urgentemente na estação de Trem do aeroporto de Guarulhos!
Sempre tenho problemas lá, a porcaria do app sempre desloga naquele buraco sem 4g decente. Ao ponto que sempre tenho uns prints dos qr codes do app. Agora imagina como é pra um turista desavisado :confused:

1 curtida

Mas pagar no cartão não é pra ajudar nisso mesmo. Pra isso existe o bilhete único.
Pagamento no cartão é pra quem não quer e/ou precisa do BU pq não vem à cidade com frequência.

Em ALGUMAS estações, não se anime mto.

Não vão.

Duvido q vão.

1 curtida

Oooops! :sweat_smile: Corrigido. Muito obrigado pelo toque!

Como você tem certeza que não vão expandir para as outras linhas? Você trabalha no projeto ou é só suposição sua?

1 curtida

Não trabalho no projeto, mas o raciocínio é simples.

Vc disse q espera q até o fim DESTE ANO TODAS AS ESTAÇÕES E LINHAS DE METRÔ tenham leitores NFC.

Desde 2018 q começaram a implantar leitores NFC nos ônibus, e desde 2020 no metrôs, até agora qual a porcentagem da frota e das estações tem a tecnologia? 5% cada? Talvez menos. Se em 3 anos pros metrôs e 5 pros ônibus não temos nem 10% de cobertura, pq EM UM ANO vamos chegar a 100%?

É tudo questão de lógica da evolução da coisa.

Nunca disse q NÃO VÃO colocar em outra linhas/estações como você entendeu.

Eu disse q não vão fazer pra TUDO ESTE ANO.

(posso ter errado as datas mas ajuste a matemática pras datas corretas se necessário, ainda assim, a lógica é a mesma)

1 curtida

Atualizando:

Estação Trianon Masp no lado para o Masp tem uma catraca que aceita pagamento da passagem com crédito ou débito(Usei o GPay para pagar a passagem) estação da consolação tem 2 catracas que aceitam o pagamento e basta aproximar o celular ou cartão no leitor NFC que o pagamento é feito e é tudo uma questão de software pois o hardware(leitor) é o mesmo utilizado para o Bilhete único e o cartão “bora de top”.

Aguardando ansioso estar em 100% das estações de metro e trem para eu excluir o meu cadastrado no “bora de top” e ficar somente com o pagamento por carteira digital e o bilhete único.

3 curtidas

vai demorar porque tem estação que pode se dizer que é abandonada

até hoje não colocaram banheiro, escalada rolante e elevador em todas as estações, então vai demorar, mas imagino que vão colocar em todas pelo fato ser relacionado ao bilhete/dinheiro

1 curtida