Meta: nova marca do Facebook é alvo de reclamações e até processo

Interessante. Então pq elas não se processam entre si? Esperaram uma gigante multinacional usar uma logo semelhante pra ganhar na tora?

Nem querendo defender o Facebook, mas as logos dessa MileniumGroup e Sense se parecem mais do que a shape da logo da Meta.

4 curtidas

E se reclamarem muito ele compra todas, hahaha

Posso estar falando muita merda agora, mas pelo que entendi, essas empresas estão em países diferentes e mercados diferentes.

São bolhas tão pequenas que não encostam uma na outra. Já o Facebook é uma bolha gigante que encosta em todas.

Mas não julgo, faria o mesmo que elas pra ganhar um trocado a mais…

3 curtidas

Tomara que quem for processar, consiga arrancar uma boa grana da Meta.

3 curtidas

Espero que todas ganhem. :relieved:

Por isso que leis que defendem propriedade intelectual não deveriam existir, além de ter um monte de aproveitador querendo ganhar dinheiro em cima dos outros, cria-se monopólios bizarros baseados em coisas simplesmente banais do dia-a-dia.

Fiz esse mesmo comentário em outros sites de tecnologia, mas vou replicar aqui também e adicionar algumas coisas a mais:

Pra mim, esse M é algo muito genérico, só trocam as cores. Parece que as logos foram criadas naqueles geradores automáticos. E se der uma boa pesquisada, tem muitas empresas que usam esse mesmo “M infinito”.

Aí quem processaria quem?

Porque essas empresas estão em mercados diferentes entre elas, mas o Facebook (Meta) é multinacional e vai operar no mesmo mercado destas empresas.

Eu discordo totalmente desse discurso de que as empresa querem se aproveitar, querer defender sua marca e propriedade intelectual não é querer se aproveitar. O caso é que, como o Facebook é muito maior que essas empresas, depois de um tempo vai ficar parecendo que foram essas empresas que copiaram a marca do Facebook, e pode gerar ligações indesejadas entre as duas marcas.

Ai imagina você foi lá, inventou algo revolucionário e qualquer grande empresa pode copiar a sua invenção sem te dar nem um centavo pela sua idéia que eles copiaram… Realmente, propriedade intelectual não deveria existir.

2 curtidas

Isso já ocorre hoje com diversas invenções hoje em dia, e pasme, seus criadores originais muitas vezes criaram negócios gigantescos em cima de algo que qualquer um pode usar, modificar e fazer o que bem quiser sem dar um único centavo para eles.

Propriedade intelectual não é um recurso finito, único, e exclusivo. Com isso em mente, eticamente falando, não é possível conceber direitos de propriedade privada para alguém, já que qualquer um pode ter uma mesma idéia ou replicar uma invenção sem limitar o outro de fazer isso.

Por isso que patentes são algo só concedido pelo Estado, de forma totalmente arbitrária e autoritária. Tal mecanismo não só gera maluquices jurídicas, como é responsável por dificultar acesso a produtos/serviços e até dificultar a inovação, por exemplo.

Obviamente numa sociedade livre contratos entre partes poderiam criar algum sistema de patentes, mas neste caso seria algo voluntário e restrito, diferente da imposição que temos hoje de países e governos.

Sei lá, o Facebook não tem como pesquisar tudo que é logo do mundo, mas não me espantaria se eles tivessem baseado no db de imagens que eles tem pra criar o logo… hahaha

A idéia é meio batida, um m com forma de ∞ (ou vice versa, depende do ponto de vista)… Mas se já tinham usado à muito tempo, o facebook que responda pelos seus atos.

Ah… imagina se fosse, judicialmente falando, legal produzir coisas da Adadas, Niek, etc, usando o praticamente mesmo logo. E como não existe propriedade, intelectual. pirataria de produtos seria legal.
Mas sim, são tudo uns aproveitadores querendo evitar virarem irrelevantes por causa de uma multinacional bilhonária que poderia fazer o que quisesse se quisesse porque tem dinheiro e pode pisar nas leis. :I

E temos um caso brasileiro assim: do identificador de chamadas no celular, BINA (B identifica número de A)

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.