Toda projeção do Mark para o mercado sempre envolve os 1 bilhão de usuários.
Veja o Threads, eles falavam em possibilidade de anúncios nessa faixa de usuários, mas como não viram a plataforma decolar e sem projeção para um futuro próximo, o negócio mudou.
Acho que o Facebook (e insta eu acho) faz eles alucinarem um pouco.
Na realidade até já tem um website separado* para o Meta AI: https://www.meta.ai/
(*: o login depende de uma conta da Meta, diferentemente do Grok, por exemplo, que permite um login separado do X)
Não lembro onde eu fiquei sabendo desse https://www.meta.ai mas já existe há algum tempo: meu primeiro acesso, segundo meu histórico de navegação, foi em 21 de Fevereiro, mas certamente já existia bem antes disso, só não era conhecido ainda.
Para converter isso aí em app tá fácil: já tem um Manifest (manifest.json, usado para PWAs), tem responsividade para telas de smartphone, já está praticamente pronto como app.
Edit pra incluir uma pesquisa minha sobre as origens do domínio meta.ai
Segundo o Wayback Machine, o domínio meta.ai existe pelo menos desde 2013. Na época, exibia algo como “meta is a Wi-Fi-based automation system enabling device control from the web”. Durou até 2014, depois aparentemente saiu do ar e voltou em 2016, redirecionando para “meta.com” que não consegui ver do que se tratava por conta de uma lentidão do Wayback Machine (mas o título “Meta: Home to the world’s best science” dá a entender que tinha algo a ver com pesquisa científica). Em 2019 passou a redirecionar para meta.org, “Discover biomedical research in real-time with Meta: Meta uses artificial intelligence to organize and track over 67 million biomedical research interests—including full coverage of PubMed and bioRxiv”.
Esse redirecionamento se manteve até 2024, quando então em meados de Março, passou a mostrar o favicon circular do “Meta AI” do Facebook, mas com uma página em manutenção.
Em Maio, aparentemnente já tinha uma interface pro Meta AI, mas o Wayback Machine se deparou com uma mensagem “Meta AI isn’t available yet in your country. In the meantime, you can learn more about AI at Meta.” e um botão “Log in with Facebook”.
Com isso dá pra dizer que o assistente tinha uma interface web standalone já em Maio de 2024, há quase um ano.
Olha, eu verdadeiramente gosto dos esforços da META em IA, simplesmente pela Llama ser open source (diferente do GPT do ChatGPT, ou do Gemini); mas, a META tem que entender, que simplesmente criar um app dedicado, não fará o serviço se tornar um dos líderes de mercado apenas por isso, afinal, basta ver que o GROK (xAI), Claude (Anthropic) e o Perplexity, estão bem longe da posição de liderança que possui o ChatGPT e o Gemini, mesmo todos eles, tendo apps dedicados em ambas as principais plataformas (iOS/Android)!!!
E se for ver bem, nem o Gemini. Ainda que esteja sendo forçado ao ecossistema do Android (com o Gemini agora aparecendo no app de SMS Mensagens, por exemplo), está longe da liderança do ChatGPT. Alguns números compilados pelo jornalista Ed Zitron, “There Is No AI Revolution” (tradução minha):
ChatGPT: 339 milhões de usuários ativos mensais no app, 246 milhões de visitantes mensais únicos ao site. […]
Gemini: 18 milhões de usuários ativos mensais no app, 47.3 milhões de visitantes mensais únicos ao site. […]Sem o DeepSeek, o resto dos serviços de IA generativa compõem um total de 39 milhões de usuários ativos mensais pelos apps, e um total de **81.7 milhões de visitantes mensais únicos na web.
Sem o ChatGPT, parece que todo o mercado de apps de IA generativa é ligeiramente maior que a metade do tamanho do Pokémon Go em seu pico, quando este tinha 147 milhões de usuários mensais ativos. Enquanto alguns podem dizer que eu esqueci de citar alguns apps — Grok da xAI, Rufus da Amazon, ou o Character.ai — não há chance alguma de que possam cobrir o déficit.
O Gemini, com 18 milhões de UAMs via app, é uma fração minúscula dos UAMs do Android.
Ed não cita os números para o assistente do Facebook, mas certamente o uso do Meta AI é igualmente minúsculo perante a base de usuários do Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads juntos.
Sim, realmente!!! O Gemini só deve aumentar sua base consideravelmente, graças a Samsung empurrando ele como parte da Galaxy AI na OneUI 7 (mas aí, em contra partida, a base de usuários do ChatGPT vai crescer ainda mais, com o começo da expansão da Apple Intelligence, já que a Siri, vai se tornar codependente dele)!!!