Mercado Pago e Nubank cadastram Pix sem permissão, dizem clientes

Originally published at: Mercado Pago e Nubank cadastram Pix sem permissão, dizem clientes – Finanças – Tecnoblog

Empresas negam acusações, mas Banco Central avisa que punirá infratores; saiba como remover chaves do Nubank e Mercado Pago

Eita a treta começando já!

De qualquer forma, quando você tenta cadastrar uma chave Pix já existente, você é informando com qual instituição essa chave está cadastrada?
Ou tem que ir verificando conta por conta de cada instituição?

Eu não duvido nada que essas empresas enviem notificações para os clientes, que clicam sem nem olhar.

Por outro lado, tem que ter coragem pra cadastrar as principais chaves nessas fintechs onde as coisas nem sempre são muito claras, caso do Mercado Pago e Recarga Pay.

3 curtidas

No dia que liberaram o cadastro entrei no aplicativo de cada banco onde tenho conta e cadastrei as chaves de acordo com a importância. Em nenhum deles havia chaves confirmadas, apenas um pré-cadastro, uma sugestão de uso de CPF, e-mail e telefone, que você poderia desmarcar antes de confirmar, inclusive no Nubank. Mas ao chegar no Mercado Pago havia sim uma chave já ativa, mas era uma chave aleatória. Deixei, até porque eu iria usar uma chave aleatória por lá mesmo.

2 curtidas

O Mercado Pago cadastrou meu CPF sem minha permissão, achei estranho, mas exclui a chave e a recadastrei em outro banco colocando um e-mail que não uso lugar do CPF no Mercado Pago.

1 curtida

Não, mas futuramente você poderá obter essa informação pelo Registrato.

1 curtida

Não tenha dó de banco (ou não-banco) cometendo fraude não: além de remover a chave cadastrada contra a vontade, abra denúncia no Banco Central. Já que o Banco Central diz que está investigando, dê munição pra eles com uma denúncia.

8 curtidas

Por essas e outras que não fiz o pré-cadastro em lugar nenhum.

Como foi dito no Tecnocast sobre o Pix, também não entendo essa ânsia, essa correria das instituições para ter sua chave se é algo que posso mudar a qualquer hora, a não ser (como também foi dito no tecnocast) que ele botem impecilho para dificultar a portabilidade e fazer o cliente desistir por cansaço.

Por último, quem ta reclamando no Reclame Aqui, se fosse eu iria direto no Consumidor.gov, é muito melhor, fica a dica.

Eu tinha certeza que o Mercadopago estava fazendo algo de má fé era óbvio.Eles vivem zombando das leis bancarias.

3 curtidas

Eu iria direto pro bacen que é um órgão regulador.

1 curtida

O Mercado Pago não cadastrou a minha, se tivessem feito, a barbarização vinha no call center deles

Eapero que o Bacen não seja como a Anatel, que é manipulada pelas operadoras e que raramente resolve as minhas queixas, me obrigando a reclamar no Consumidor.

Aqui costumam resolver de boa, só não deixar eles encerrarem a reclamação, quando eles fecham vou lá e faço uma replica nela de que o problema ainda não foi resolvido.

1 curtida

Pois então, na Anatel você só consegue reabrir uma vez a reclamação. Antes não havia limite, mas aí o cartel das operadoras deve ter pressionado a agência para impor a mudança, elas encerram a reclamação sem resolver o problema.

2 curtidas

Reclama no BC/Bacen, consumidor.gov, pequenas causas (pois usou seus dados sem autorização) e por aí vai…

se você for tentar fazer a portabilidade aparece

1 curtida

O nubank também fez cadastro automático do meu CPF :frowning: eu tinha apenas feito o pré-cadastro, mas não autorizei a criação de chaves. Tenho certeza que fizeram isso pra ganhar destaque na mídia. E foi oq aconteceu, logo no segundo dia corria a notícia de que o nubank foi o banco que mais teve cadastros. Um absurdo!

2 curtidas

Tenho conta no NuBank e ao cadastrar meu celular como chave Pix fui impedido de cadastrar pois o aplicativo do nubank diz que já havia esta chave cadastrada e tinha e ser outra esta mesma chave Pix que era o meu celular já estava cadastrada no mercado pago onde eu também tenho conta.
O MercadoPago cadastrou sim minha chave pix celular sem minha permissão.

Se você fez o pé o pré-cadastro então você autorizou a fazer a chave sim.
Pois no informativo do do pré-cadastro já dizia que seria cadastrado assim que fosse liberado ou você não leu o termo direito

1 curtida