Mercado Livre vai coibir preço abusivo de álcool gel e máscaras

Originally published at: Mercado Livre vai coibir preço abusivo de álcool gel e máscaras – Negócios – Tecnoblog

Mercado Livre também mudou logotipo em alusão à prevenção do coronavírus

2 curtidas

Até o ML faltou aula em economia basica?

2 curtidas

Ok que nesses casos os preços sobem de fato, é assim mesmo. Mas poxa, chega um momento que a situação se torna realmente um abuso.
E mesmo que tenha principalmente na plataforma melhores preços e a gente só compra o mais caro se quiser, há sim pessoas que só porque tem “para coronavírus” no título vai comprar o produto com preço de fato abusivo.

1 curtida

@Carlos_Rodrigues isso não justifica. Mercado Livre que não é livre? Impedir os preços de se ajustarem ao mercado só tende a piorar o problema. Claro que a curto prazo pela alta demanda e escassez de produtos o preço aumenta, mas com o tempo se estabiliza e volta a abaixar, isso é bom para o mercado. Ninguém precisa comprar o mais caro como você mesmo disse. Se alguém preza pelo nome ao invés do produto então é algo particular dela e afetar o mercado todo por causa disso não é lá muito saudável!

Bando de marketeiro MENTIROSO.

Eu fiz várias denúncias ontem de lojistas vendendo galão de 5L a 300, 400 mangos. O mesmo álcool que aqui na empresa pagamos 30 reais há duas semanas.

O ML só sabe fazer propaganda, mas trata mal lojista e consumidor.

1 curtida

Problema de preço normal que vai aparecer um cara que vai comprar 200 fracos pra se precaver, se o preço sobe o cara não faz isso e sobra pra mais gente.

Se o cara coloca alcool em gel para se proteger do coronavirus e alguem comprar qual o problema?

5 litros de alcool em gel por 30 reais? porra aqui é 15 pila o pote de 500ml, preço normal.

A parada é que esses produtos praticamente se tornaram produtos essenciais agora, não é só uma mordomia que as pessoas querem, ou uma marca que gostam, e usar toda essa preocupação a saúde para multiplicar tantas vezes os preços assim é abusivo.
Claro que tem que aumentar os preços para até evitar a escassez etc., mas mais uma vez, tem um limite, pois como eu disse, se tornou algo essencial, assim como os preservativos que distribuem de graça aí no carnaval com o mesmo motivo de evitar que uma doença se espalhe ainda mais.

1 curtida

Hehehe, só saber procurar.

1 curtida

tá ligado que isso é crime, né?

Preço abusivo, onde vê-se claramente que está explorando uma situação (principalmente de calamidade pública), dá processo. Não é só chegar e colocar o preço que quer, parceiro. E nem no livre mercado dos EUA, isso é possível.

1 curtida

Barato, é de distribuidora né?

O problema é que o povo sai comprando que nem louco, esses dias fui na farmacia e atendente falou que uma pessoa comprou todo o estoque que tinha acabado de chegar.

1 curtida

Ainda bem que aqui em casa comemos muito churrasco e álcool é que não falta kkk.

Devo ter uns 20 litros no mínimo

A empresa é deles, eles fazem o que quiser. Não é assim que funciona?

Se existem regulações estatais em cima de determinado mercado, não é livre mercado, no máximo se aproxima disso.

(O caso da notícia, não entra nessa conta porque há um contrato privado e assinado voluntariamente, muito provavelmente prevendo esse tipo de coisa, caso contrário, certamente haverá processos por parte dos vendedores contra o ML)

Quanto ao preço, quem deu o super poder pra voce ou algém decidir o quanto deve ser cobrado por qualquer coisa que exista? É um preço abusivo? Com toda certeza sim, seu dever como cidadão que não concorda com algo do mercado e que acha que isso pode fazer mal pra sociedade como um todo, é alertar todos os que puder e boicotarem sem pena quem tentou se aproveitar da situação, ao invés disso preferem jogar o leviatã pra cima do comérciante porque nao concordam com o preço, engraçado que se tivessem comprado BTC quando ele valia um dólar hoje estaria riquíssimo, mas aí tudo bem né?

Veja, mesmo que voce tente vender hoje um BTC inteiro por 50k de real dificilmente vai vender porque a cotação dele ta muito abaixo disso, você simplesmente não ia vender, teria de ser competitivo porque o mercado de BTC sim, é realmente livre e qualquer um a qualquer momento pode oferecer o mesmo produto que voce por um preço muito mais abaixo, e você seria justamente boicotado, isso é somente mais um motivo pra que novos formatos de negócios possivelmente baseados em cryptos (digo isso pela crise sem precedentes que vem por aí), adotem largamente da compra á revenda, moedas privadas,pra evitar que em um cenário de crise algum engraçadinho simplesmente resolva definir o quanto ele pode ou não cobrar em algo que por definição é dele.

O argumento de que “estamos em períodos difíceis, logo violar a ética de propriedade privada não importa muito, vamos visar o bem coletivo”, é bem triste de ler, se num momento difícil as pessoas não conseguem se organizar de forma eficiente e tomar decisões inteligentes (melhorando a vida do coletivo por consequência), o que te faz pensar que em tempos de paz onde não há tanta necessidade de organização as coisas vão funcionar como deveriam?

Na teoria é assim, mas existe o procon pra te fuder, leis entre outras coisas, depois da merda e ainda tem gente que tem coragem de falar que o neoliberalismo falhou.

Mas em qual lugar diz que nós temos livre mercado, cara? Nós temos competição, o que é diferente de livre mercado.

Se no Brasil existisse esse mercado autorregulador, não teríamos agências como ANAC, ANATEL, ANEEL, ANVISA e outras. Elas que tem esse poder, junto aos órgãos de defesa do consumidor. Isso não é defesa de ideologia, isso é fato.

Esse livre comércio anarcocapitalista é utópico, principalmente quando a sociedade não é educada pra isso. Os caras estão vendendo álcool a R$300,00 e quem compra? É o cara que tem dinheiro, e esse, não vai comprar só uma unidade. As classes menos abastadas vão ficar sem. Esse tipo de livre mercado que você quer, é seletivo e predatório, pra não dizer imbecil.

E repito, nem no maior exemplo de mercado liberal que existe hoje, preço abusivo desta forma é permitido.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.