Mercado Livre permite que outras pessoas criem contas no seu CPF

Olá pessoal. Só gostaria de compartilhar um problema que venho enfrentando no Mercado Livre e que pode acontecer com qualquer um de vocês. Vou tentar resumir.

O Mercado Livre não valida a identidade dos usuários, pelo menos até recentemente. Eu já tinha conta no ML há mais de 10 anos. Inclusive era um usuário já com boa reputação, nível alto e vários benefícios. Não sou vendedor. Uso o ML basicamente para comprar produtos, especialmente de informática, como muitas pessoas. Eventualmente vendo um ou outro objeto pessoal usado.

No ano passado, outra pessoa, usando o meu CPF, criou uma outra conta e praticou diversas fraudes. Por alguma razão, talvez por conta do CPF, o ML vinculou as duas contas. E por conta das fraudes suspendeu minha conta permanentemente. Até ganhei na justiça que a conta fosse reativada, mas o ML segue desrespeitando a decisão judicial.

Até agora só consegui ser atendido por robôs que não entendem que a outra conta é falsa. A minha esperança é que, com alguma matéria da imprensa sobre isso, o ML se sensibilize e resolva a questão. É possível que outras pessoas estejam passando por isso. O ML é hoje a maior plataforma de e-commerce do Brasil, então ter a conta suspensa é uma enorme limitação de encontrar e produtos e fornecedores que só revendem pelo ML.

Espero que não aconteça com vocês isso nunca. Mas se aconteceu, posta aqui também para mais pessoas saberem o que está ocorrendo. Se quiser ajudar, compartilha essa postagem por favor.

3 curtidas

@anamarques @felipe @pknoth

1 curtida

O MercadoLivre suspendeu minha conta faz um tempinho para verificação de CPF. Eu mandei os documentos e foi desbloqueado sem maiores estresses. (Ultima coisa que eu tinha comprado lá tinha sido uma GeForce 6200 AGP)

Ah, agora que os CPFs vazaram com tudo que é dado necessário, esse tipo de coisa vai acontecer muito…

4 curtidas

Muito preocupante!

1 curtida

Minha conta também foi suspensa , e hoje em dia eu não posso nem vender e nem comprar produtos usando cartão de crédito.

Obrigado. Mas essa suspensão para verificação de documentos não é uma suspensão punitiva. É outra coisa. No meu caso, a suspensão foi permanente. Mesmo após utilizar todos os canais disponíveis, minha conta segue suspensa. Na verdade, acho que só robôs me atenderam. Em nenhum momento cogitaram a possibilidade da outra conta não ser minha, nem me deram nenhuma chance de enviar documentos ou algo parecido. Entrei na justiça e a sentença foi favorável, solicitando a reativação da conta. Até a juíza, analisando os logs que eles mesmos anexaram ao processo, chegou à conclusão que a outra conta era de um terceiro. Todavia eles seguem ignorando a decisão judicial.

Tu teria de ver com um advogado. Provavelmente tenha como tu forçar eles à cumprirem. Se foi uma decisão judicial que não se pode recorrer ou que eles não tiveram interesse em recorrer, então eles não podem simplesmente não cumprir.

1 curtida

O advogado já está cuidando disso. Na verdade eles podem não cumprir sim. Pelo visto eles preferem pagar a multa diária.

Caramba, não tem nada que podemos fazer pra evitar essa situação?

ML continua ignorando a justiça como faziam desde os anos 90?
Nem endereço no país eles tinham…
Achei q tinham tomado vergonha na cara, mas pelo q vejo, a falta de cuidado com segurança continua…

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.