Mercado Livre pedindo foto da CHN/RG e Selfie no app

Hoje fui verificar o status de uma compra que fiz na semana passada no app do Mercado Livre no Android e o app me deslogou. Ao fazer login novamente, o app começou a pedir uma foto da minha CNH ou RG e mais um selfie para “confirmar que sou eu mesmo”. Uso essa conta desde 2008 e ativei a autenticação de dois fatores há anos.
Desconfio que essa “verificação” seja apenas uma desculpa para eles pegarem meus documentos para registrar uma conta uma corrente naquela porcaria de Mercado Pago.

Alguém mais encontrou esse comportamento no app?

Nunca aconteceu comigo, mas com certeza é pra alguma coisa do mercado pago mesmo.

1 curtida

Agora tive certeza absoluta que é coisa do Mercado Pago mesmo. Depois do envio do documento o app pergunta sua renda mensal e pergunta quais chaves Pix você quer cadastrar.

Deve ter sido esse esquema que eles usaram pra cadastrar aquelas milhares de chaves Pix que o tinha um monte de gente falando que não havia solicitado.

6 curtidas

Até onde sei eles tinham um planejamento de mesclar as funcionalidades no mercado pago no app principal do mercado livre. Só acho que realmente é uma má prática obrigar isso para todo mundo que usa o mercado livre.

1 curtida

Talvez possa servir como uma forma de desincentivar golpes no ML, já que a pessoa tem que mostrar uma prova de identidade?
Deve ter uma parcela de golpistas que desistiria com um obstáculo desses.

1 curtida

Também acho.

Eles dizem que é para a “segurança do usuário”, mas na verdade é para registrar a conta corrente no Mercado Pago. Logo após a conclusão do processo eles já geram um número para recebimento de TED. Não teve nenhuma verificação dos meus documentos, já entrou tudo na mesma hora.

Agora é torcer que essa moda não pegue, pois parece que todo mundo está abrindo banco digital.

Sobre isso teve sim, eu trabalho na área financeira e usamos um serviço (possivelmente o mesmo que eles devem estar usando, de uma empresa que chama IdWall) que 95% (se não me engano) das validações retornam positivo em até 5 minutos com uma boa parcela disso na casa dos segundos.

Somente casos específicos que caem em um processo de validação mais extenso e ai sim temos uma demora um pouco maior.

Esse processo é uma validação de identidade, apesar de ser muito usada no mercado financeiro, pode ser que realmente o mercado livre fosse um potencial cliente que se beneficia dessa validação mesmo se fosse o que estavam buscando.

Mas realmente criar a conta sem perguntar é contra inclusive as regras do banco central. @andre00 você lembra se teve algum “li e aceito” no meio do processo? Pode ser que a criação de conta estava lá.

1 curtida

Nenhum “li e aceito” ou coisa do tipo. Em nenhum momento eles me avisaram que seria feito esse cadastro de conta do Mercado Pago. Eu até entrei em contato com o suporte do Mercado Livre via chat e o atendente me informou que era uma verificação de segurança.

Existe algum lugar que eu possa denunciar isso para o banco central?

Existe sim, você pode entrar no site do BACEN que tem um canal de reclamação sobre instituições financeiras aqui:

Mas você sendo usuário do Mercado Livre automaticamente já é usuário do Mercado Pago. Toda a parte financeira das negociações é feita pela plataforma. O que acredito estar acontecendo é que deve ter havido algum tipo de tentativa de hack ou alguma atividade suspeita relacionada à sua conta e eles estão pedindo essa verificação pra te validar.

Meu pai recentemente tentou fazer cadastro no Mercado Livre (não tinha conta) e eles pediram essa validação. Como eu tenho conta antiga, fiz a compra no lugar dele.

A propósito: você faz compras no ML com frequência?

1 curtida

Mas o que eles fizeram foi registrar a conta corrente do Mercado Pago (que recentemente virou banco digital). Com a conta normal você só recebia valores de vendas do Mercado Livre e outros usuários do Mercado Pago.

Se fosse isso não teria motivo para perguntar minha renda mensal e registrar a conta corrente sem nenhum avisou ou autorização. Se fosse uma conta nova eu até entenderia pedir o documento para reduzir a quantidade de golpes e cadastros falsos, mas tenho (e uso) essa conta desde 2008.

Eu faço compras no ML quase toda semana. A última que fiz foi na semana passada pelo próprio app.

Hum. Reclama e vê o que eles respondem.

Sou comprador e vendedor no Mercado Livre à mais de 11 anos e já passei por este procedimento pelo menos umas 5 vezes @andre00.

É de praxe e até onde eu sei atua como medida de segurança para uso indevido da conta em outros dispositivos ou por terceiros.

Apesar de ter passado pelo procedimento, nunca me pediram pra cadastrar chaves PIX. Mas vale ressaltar que obrigatoriamente qualquer saldo no ML/MP fica numa conta de pagamentos aberta automaticamente em seu nome.

1 curtida

Eles te empurraram uma conta Mercado Pago, antes mesmo comprando no Mercado Livre, não éramos obrigados a ter conta no Mercado Pago, agora sim, tanto que no app provavelmente vai estar a descrição de todas as compras que tu já fez no Mercado Livre, antes mesmo dessa nova ‘obrigação’

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.