Mercado Livre não é culpado por golpe em vendedor, decide Justiça

O nome disso é ganância. O cara quis negociar por fora pra fugir das taxas (que muitos consideram abusivas) do Mercado Livre mas se esqueceu que a plataforma cobra justamente pra proteger as negociações dos golpistas e aproveitadores de plantão.

A “economia” de 12% (não tenho certeza) que o ML cobraria sobre a venda e ele achou que ia lucrar em cima se reverteu em prejuízo porque além de perder a mercadoria ainda vai ter que arcar com todos os custos do processo e honorários que vão ficar a cargo dele.

9 curtidas

Pior que eu nem acho que era ganância, porque se ele recebeu o e-mail de confirmação do “mercado livre” a venda seria pela plataforma, na real ele caiu bonito no golpe do e-mail com layout zoado e erros de português.

2 curtidas

Um vendedor que anunciou um produto no Mercado Livre e sofreu um golpe após concluir a transação fora do sistema da empresa teve seu pedido de indenização recusado na Justiça. A conclusão foi de que, ao finalizar o negócio sem usar a plataforma, ele foi responsável pelo fato e a companhia não deve ser obrigada a pagar uma compensação.

Ele afirmou que anunciou um produto no site e decidiu negociar a venda diretamente com o suposto comprador.

3 curtidas

É isso que acontece com quem é ganancioso

2 curtidas

Se não me engano a taxa é de 11 a 16% (+ envio se você querer dar frete grátis pro comprador). Mas de fato, quis vir por fora pra receber mais barato, deu ruim. Por isso prefiro mil vezes ter uma taxa e ficar segurado de algo que eu vender.

1 curtida

Pior que as falsificações cada vez estão mais reais. Uma vez quase caí numa de um email da apple pra redefinir conta, porque tinha feito poucos dias antes e estava esperando liberação, o layout idêntico de fato.

Que ele negociou por fora ficou claro, só quero entender porque ele deveria receber um e-mail do mercado livre se vendeu por fora? rsrs

3 curtidas

taxa apenas se fizer anuncio né? por que vendi um bagulho por 120 reais e recebi os 120 reais.

Não tem taxa se você optar pelo anúncio gratuito (que também não tem prioridade nenhuma nos resultados de busca).
Anúncio normal e premium são taxados (o percentual depende da categoria, com algumas categorias em 13% pro anúncio normal mais uma taxa fica dee R$5 para vendas com valor abaixo de R$75).

Título click bait heim… já cheguei no ódio kkkk

Se não vende/compra dentro da plataforma, não tem como ser aplicado o seguro do ML. Típica ação sem fundamento que só faz a Justiça perder tempo.

6 curtidas

Felizmente nossa justiça maluca hoje preferiu usar a lógica. A pessoa burla o sistema em troca de receber mais, cai no golpe e quer indenização da empresa que ele deu um “golpe”. Só nesse país mesmo.

Já passei por essa, o suposto comprador entrou em contato pelo whatsapp informando que já tinha feito o pagamento e que tinha pressa na postagem do produto. Me pediu pra confirmar o email, que de fato estava lá (muito bem formatado - mas com domínio errado).

Disse que iria aguardar a compensação na minha conta no ML. Me bloqueou e sumiu :slight_smile:

A reportagem não fala q confirmou pelo mercado livre, e nem especifica direito.
Entendi q a confirmação foi, talvez, uma transferência bancária ou alguma conta digital.

“. O vendedor recebeu o que seria um e-mail de confirmação do pagamento e enviou o produto ao criminoso antes de verificar se o valor, de fato, havia sido transferido.”

Eu já caí nesse golpe há uns 10 anos +/-, fui extremamente inocente.
Na época o mercado livre era uma plataforma muito nebulosa também, não tinha muita orientação de como prosseguir com as coisas. Recebi um e-mail aparentemente igual ao do mercado livre dizendo que o comprador já havia feito o pagamento e como queria enviar logo, corri pros correios e fiz o envio.
Depois o cara apagou a conta e sumiu, obviamente. Ia processar na época, mas acabei deixando de lado.

Esse caso é um pouco diferente pelo que parece, ele negociou por fora, né. Não tem o que reclamar,

Leia direito

Não é assim! Já tentaram me dar esse golpe. O vendedor recebe um email se passando pelo ML dizendo que vendeu o produto e com instruções para enviar a mercadoria urgentemente. O que dá pra desconfiar é que não vem a etiqueta de postagem e vc teria que pagar o envio. Se o vendedor não se atenta e não confere no site, perdeu!

16%, da última vez q calculei

O vendedor só recebe contato direto assim se ele colocar o email ou telefone em algum lugar no anúncio, algo que o Mercado Livre proíbe. Existem muitos golpistas que tentam pedir o WhatsApp/email nas perguntas dizendo que querem negociar ou vão pagar mais “por fora”. O olho cresce e aí o cara acaba tomando uma volta dessas.