Mercado Livre exige RG em compras e cria conta no Mercado Pago sem avisar

Minha conta no Mercado Livre data de meados de 2009. Na época a conta no Mercado Pago já era criada automaticamente. Muito provavelmente ninguém nunca percebeu ou nunca se importou com isso porque como não era considerado conta bancária, não pedia documentos pessoais.

Não lembro bem as circunstâncias que fizeram o Mercado Pago solicitar meus documentos, acho que eu estava procurando saber por que meu saldo não estava rendendo juros, aí descobri que precisava fazer o upgrade enviando os documentos.

No meu caso não foi “consentimento viciado” porque eu realmente tentei acessar uma função que só uma instituição bancária poderia oferecer. Agora pedir os documentos só por fazer uma compra é sim exagero da parte deles.

10 curtidas

A Magalu também faz isso. Para receber o cashback, pedem seus dados, e colocam o crédito na conta digital deles. Chegará o momento em que teremos uma conta digital em cada local que faremos compras.

1 curtida

Mesmo caso meu, minha conta tem mais de 15 anos, só fui “validar” o Mercado Pago pq precisei fazer um PIX.

1 curtida

ML é site de estelionatários. Perdi a conta da quantidade de vezes que passei sufoco na mão dos vendedores/compradores, além da mediação deles que não funciona e pende sempre para o lado dos estelionatários. Não vendo e não compro nada desse empresa.

1 curtida

Pois é, sempre foi assim, tanto é, que ao abrir uma conta no Mercado Pago mesmo, aparecem todas as tuas compras feitas no Mercado Livre de anos de uso, eu até me espantei quando vi

1 curtida

Doideira isso, uma vez precisei acessar o MP para pegar o reembolso de uma compra e tambem pediu foto e outros dados. Pior que isso, depois não consegui fechar a conta do Mercado Pago, na pagina de ajuda dizia que se fechar a conta do MP fecha a conta do Mercado Livre também.

Outro problema que está ocorrendo é exigência de tais documentos até para sacar seu próprio dinheiro resultante de uma venda na plataforma. O site não avisa nada no momento do cadastro, nem no momento de criar o anúncio, e nem mesmo depois que a venda foi realizada. Somente quando vc vai fazer o saque para sua conta bancária que percebes que seu dinheiro está “sequestrado” e para resgata-lo, só fornecendo um caminhão de dados. Além disso, no app mobile não pedem só um documento com foto mas também uma selfie segurando o mesmo além uma biometria 3d facial (sim, parecido com o que ocorre na China), sendo necessário virar o rosto em vários ângulos.

Fiz uma compra recente e achei estranho, mas precisava do item. Eu já tinha mercado pago, mas nunca usei, logo depois da compra, recebi as infos. Ñ vejo problema se ñ tentarem fazer algo que ñ pedir.

Outra coisa que ninguém fala e eu acho UM ABSURDO é você ser obrigado a usar o mercado envios quando vende pela plataforma, sem a possibilidade de enviar por outros meios, uma clara venda casada de serviços, mas enfim…

eu tenho uma conta de anos, era nível 5, sem problemas nenhum, aí eles me bloquearam pq uma pessoa me enviou uma grana, e eles aplicaram como venda (cobrando em cima) e disseram que se eu quisesse retirar o dinheiro, eu teria que mandar os documentos. um absurdo ! por sorte tinha uma opção de retornar o valor pra quem enviou, e nisso eu fiz isso e a pessoa me enviou por outro meio. aí agora a conta ta lá bloqueada pra fazer quase qualquer coisa.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.