Memória RAM x memória SATA

Tenho um notebook Sem Toshiba 3g de ram 320g SATA, há mais de 10 anos, mas só uso pra pesquisa, ver algum vídeo no youtube e/ou ver as redes sociais. Uso Windows 8.1 Pro (o Win 10 ficou pesado e travando) e tem mais de 80% de espaço no disco rígido.
1º. Me aconselham comprar outro pelo tempo de uso ou compensa formatá-lo, já que não uso pra trabalhar nem jogar?
2º. Me expliquem detalhadamente o que significa “memória ram” e “memória SATA” no caso descrito (desculpem, mas já sou uma quase idosa e nunca fiz nenhum cursinho, o básico que sei aprendi sozinha.
3º. Em tempo, caso seja aconselhável adquirir um novo, qual seria um bem basiquinho, que tenha uma boa velocidade de internet e que tenha preço BASTANTE RAZOÁVEL.

Att.
Divina Venâncio

1 curtida

RAM é a memoria que o seu computador usa para conseguir abrir os programas, SATA não é uma memoria mas tem haver com o HDD ou SSD, que são as peças do seu computador onde os arquivos ficam guardados.

Só aconselho comprar um novo se esse não estiver mais atendendo o seu uso, se estiver continue com ele, mas se quiser melhora-lo um pouco pode pedir para alguma assistência técnica para colocar uma memoria RAM maior, desde que o modelo do seu notebook permita, ou trocar esses 320GBytes que com certeza são HDD (peça de armazenamento mais antiga) por um SSD com pelo menos 240GBytes, SSD são mais rápidos que HDD.

Sobre internet pela idade do seu notebok ele pode ter uma placa de rede que suporta só a velocidade máxima de 100Mbits através do cabo e possuir um WiFi antigo, no caso do WiFi geralmente é possível trocar por um novo pois costuma ser uma peça parafusa dentro do notebook, já a placa de rede, não é possível, mas você pode comprar um acessório para o seu notebook que você coloca na porta USB para poder usar o seu notebook via cabo com velocidades maiores que os 100Mbits da placa de rede do seu notebook.
Entretanto não adianta trocar o WiFi ou comprar esse acessório se seu plano de internet for pequeno, ou seja, não adianta ter uma placa de WiFi nova que aguente mais de 3000Mbits se seu plano de internet for de apenas 10Mbits.

1 curtida

À longo prazo, não adianta nada formatar. Vai dar um alivio imediato, mas em dois meses, dependendo como tu usa volta à como tava… O ideal era colocar um SSD SATA.

Memória RAM é a memória que será acessada pelo processador, ela é uma memória mais rápida e volátil (que se perde quando desliga o computador) daria para usar a analogia de que a memória RAM é a memória de curto prazo que tu usa enquanto resolve um sudoku ou cozinha. Já memória SATA (que não é um termo correto), seria o HD ou o SSD do computador, local aonde as informações ficam gravadas e não são perdidas com o desligar do computador, daria para usar a analogia de memória de longo prazo. Aquela que guarda as lembranças e as receitas, por exemplo. (pequena nota: HD e SSD dá problema, perda de dado pode acontecer. HDs são frágeis e não podem ser derrubados de forma alguma e nem devem ser abertos fora de uma sala limpa [porcentagem baixissima de poeira].)

Depende o que tu chama de preço razoável… tem uns bem básicos que eu não recomendaria nem pro meu inimigo por até 2k reais, mas tem uns bacaninhas pra uso básico por 3k.

1 curtida

Boa noite e muito obrigada!
Pensando bem vou ficar com meu velhinho por mais algum tempo. Dei uma pesquisada nos preços e realmente…
Poderia exemplificar alguns destes que vc não recomendaria nem pro teu inimigo? Assim terei uma referência para futuras pesquisas.

1 curtida

Esses mais baratos (atualmente de menos de 2K), tem processadores lerdos (Celeron, Atom, Pentium), pouca ram e soldada (<4GB), ssd soldado (as vezes é eMMC soldado), geralmente tudo soldado e sem possibilidade de expansão…
Uma coisa que eu detesto com SSD soldado na placa mãe é que se a placa mãe der defeito, é bem dificil tu conseguir recuperar os dados. Se o HD/SSD não for soldado e nem codificado, dá para tirar, enfiar num outro pc e copiar. (Se o HD/SSD estiver danificado, é bem dificil recuperar mesmo que de para trocar. Tem um pessoal que faz mas é bem caro… qualquer um oferecendo serviço barato é certeza que não tem sala limpa.)

Alguns exemplos? Os que são quase certeza que são 100% soldados: Positivo Motion, Multilaser Legacy e Positivo DUO… uns que eu suspeito que sejam desse jeito: Samsung Book/Book Go e o Lenovo Ideapad 3i… mas deve ter mais, mas eu não lembro de cabeça…

1 curtida

O IdeaPad 3i costuma vir com 4 GB soldados + um slot de memória RAM vazio, só não sei dizer se todas as variantes dele são assim ou se é limitado apenas aos modelos mais caros…

Tem esses três no meu local de trabalho, e de fato não recomendo ao meu pior inimigo.

Olha, se R$ não for uma questão principal melhor adquirir um novo.

O tio da minha esposa me ligou há uns 15 dias atrás, com uma questão parecida.

Resultado: comprou um Acer já com memória atual (NVME), processador i3, configuração adequada, Windows 11…

Ficou por 2999,00 no Mercado Livre.

Ligou o bichinho, entra de imediato.

Clicou, responde.

Máquinas antigas, são antigas.

Já deram o que timham de dar.

É o ciclo de tudo.

Então se R$ não for problema, venda a antiga no Mercado Livre e adquira uma nova.

Sem sofrimentos…

1 curtida

Isso é bom, mas já existe faz um tempo. Acho que meu FX-6300 já tem esse fastboot dessa maneira. (pulando o BIOS e indo direto pro OS, só demora uns 20 segundos porque SSD SATA não faz milagre se o sistema for o Windows…) - Eu desabilito pq costumo mexer no BIOS e 3 segundos não matam ninguém.

Se tu precisa só para internet, texto básico e etc, um pc antigo (CPU mid <10 anos/8GB/500GB) já resolve. Nem todo mundo tem $ para trocar de pc pro ultimo modelo. Eu por exemplo. :I

1 curtida

Não sei, acho que não. Eu tenho um 3i Gaming. A RAM não veio soldada. :slight_smile:

A senhora precisa comprar um SSD e troca pela memória sata 320GB e formata o notebook, ele vai ficar voando com o windows 8.1, com o windows 10 vai voar também, mas não tão rápido; deve dá a senhora alguns anos de vida do notebook.

esse é o HD, que a senhora chama de memória 320GB sata, onde fica salva o windows, programas e seus arquivos, ele é mecânico (tipo um disquete), pode ser marca diferente, mas tem a mesma aparência, esse é a peça que vai ser trocada

o que a senhora precisa comprar é o SSD, ele é eletrônico (tipo um pendrive), é muito mais rápido, leve, gasta menos energia e tem mais resistência a queda

Aqui está um link do SSD que a senhora precisa comprar, a marca é boa, o espaço é mais do que suficiente com base no que a senhora falou que usa, e a loja Kabum é confiável (agora pertence ao grupo da Magazine Luiza.
https://www.kabum.com.br/produto/85197/ssd-kingston-a400-240gb-sata-leitura-500mb-s-gravacao-350mb-s-sa400s37-240g

O IdeaPad 3i e o IdeaPad Gaming 3i são modelos distintos, o modelo não gamer possui RAM soldada sim, só não sei dizer se é assim em todas as variantes ou só nas mais simples…

1 curtida

Real? Achei que a ‘estrutura’ dos dois laptops fossem a mesma, só mudando alguns componentes e a carcaça.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.