MEC vai rever regras deixavam Starlink como única opção para escolas

Viram que com a Starlink não tem negociação do extra da corrupção e correram pra suspender o modelo que eles mesmos lançaram. A concorrência é bem pior mas com ela dá pra negociar a caixinha da bandidagem. As escolas? Nunca tiveram internet mesmo, que diferença vai fazer ter uma que não funcione direito?

4 curtidas

Acho mais plausível assim, 1mb por aluno acaba sendo exagerado, se a escola tiver mais de 100 alunos vão querer mais de 100mb, e nem a propria Starlink tem isso.

1 curtida

Invés de tentarem lutar pra melhorar a velocidade média do esquema, vai mudar regra pra ficar dentro da média aceitável… Igual a questão do imposto, ao invés de diminuir o imposto do varejo interno, vão taxar o que vem lá de fora.

Tudo ao contrário. Tudo errado. E todos fingem não perceber.

3 curtidas

Talvez otimizar o contrato pra velocidade média por aluno ser menor caso tenha mais de 100 alunos.

Fora isso, acho difícil ter outra empresa que ofereça internet estável, com boas velocidades e com custo baixo.

Nesses casos acho que seria mais viável ter regras mais flexíveis com um valor médio de mercado e liberar a região pra contratar diretamente. Starlink com um custo inicial de menos de 5mil por ponto mais uns 300 de mensalidade (ou 200 se o governo não pagar imposto pra ele mesmo) tá de bom tamanho! Mas existem algumas empresas locais de internet que cabeam fibra pra algumas áreas não atendidas mediante pagamento da instalação, talvez nesses casos possa ser mais util por conta das velocidades.

Mas num geral licitação só vejo como ferramenta de burocracia desnecessária e quase sempre tem custos extras por conta de empresa que ganham algumas coisas mas não conseguem cumprir (vide obras de construção que nunca vi uma que foi 100% certo, sempre atrasa ou encarece no final) ou vendem algo de qualidade bem inferior por um valor levemente inferior ao produto de boa qualidade, que perdeu por conta dessas empresas.

Mesmo se quisessem deixar, não ia para a frente porque iriam dar um jeito de anular o contrato porque a licitação seria direcionada.

3 curtidas

Então você acredita em milagres?

Antes, havia apenas o critério de 1 Mb/s por aluno no turno em que a escola está mais “cheia”. Entre as escolas sem cobertura de fibra ótica, 23 mil contam com menos de 50 alunos. Isso significa que elas não precisavam contratar 50 Mb/s pelas regras antigas, podendo ser atendidas por outras empresas.

Pra uma escola com menos de 50 alunos o critério de 1 Mbps por aluno se torna bem oneroso, ainda mais pra uma escola que possivelmente nem tem computador ou eletricidade.

Aliás, de um universo de 138 mil escolas, 40 mil não terem nenhuma opção além de fibra (ou DOCSIS da Claro) me parece estranho.

Na mosca…
Estava abrindo aqui para postar isso.
É mais fácil fingir que levou internet para escolas e ganhar uma bola na negociata… que pagar o preço, até muito barato, da Starlink para levar conexão de qualidade para essas escolas.

Parece que você nunca saiu da sua cidade, ou se saiu, deve ter sido de Taxi até o Aeroporto, avião com internet e depois Taxi para hotel com Wifi né?
Pega o carro e sai a 100km (muito heim) da sua cidade em direção ao campo e veja se alguem alí tem DOCSIS, GPON, ADSL, ou sequer 3G que funcione.

Até nos grandes centros urbanos, existes regiões que são atendidas com Modems 4G/3G para não cairem nos provedores de internet meia boca que atendem via rádio e pedem 500 reais por 10 megas (que mau entregam 2).

Essa é a realizade camarada… Tenho centenas de clientes que passam apuros e ja tiveram que fechar negocios por falta de conectividade em locais remotos… Pois como emitir um CTe, Nfe sem conexão?!

Enquanto a atual gestão nao retirar tudo feita pela anterior nao vai sossegar mesmo que deixe os alunos com 1 mega de conexão.

Não precisa ser grosseiro.

Btw, 138 mil escolas é uma quantidade bem grande do total (178,3 mil, aparentemente).

A Anatel também tem dados sobre isso, mas eles divergem um pouco. De acordo com a Anatel, 12,9% das escolas rurais, e apenas 1% das escolas urbanas não tem internet.

Filtrando neste painel da Anatel, são 76.388 escolas com fibra óptica, 13.478 delas rurais (de um total de 52.122)

Licitação é direcionado, fim. Essa foi suspensa justamente porque os critérios não foram negociados ANTES com os possíveis vencedores. Mas pelo jeito você não conhece o Brasil e a farra da corrupção.

Que reducionista, reduzir tudo a mera corrupção (não tô dizendo que não exista. Diabos, tenho um exemplo local bem óbvio e ululante de licitação direcionada envolvendo internet).

Fora que talvez custe menos instalar internet da Telebras (que já tem contrato com o governo federal) nas escolas menores. Vai ser pior, sim, mas estamos falando de escolas minúsculas, algumas que atendem a um total de alunos que uma turma qualquer de uma escola em uma cidade normal atende.
Lembrando que a cruz dessa questão toda é justamente que até escolas com menos de 50 alunos teriam que contratar conexões de 50Mbps ou mais.

E como eu disse antes, eu desconfio da qualidade dos dados. No site da Anatel vi mais de uma escola listada como usando internet por satélite em áreas urbanas de cidades que eu sei por fato que tem fibra óptica de mais de uma empresa. Mesmo que não passe a fibra na frente da escola, pra atender licitação garanto que puxariam um cabo.

E mais importante, essa mudança nas regras não exclui a Starlink, o que é até melhor. Não sendo a única opção, eles tem menos incentivo para meter a faca nos contratos. Provavelmente continuam sendo a melhor opção, o plano básico tá 189 reais (não que eu acredite que vão oferecer esse plano para clientes gov), tem melhor qualidade que qualquer internet por satélite GEO e custa menos.