Marca de carregador de pilha faz diferença?

Bem, titulo autoexplicativo.
Estava pensando em um de marca “boa” mas fui ver o preço e estão mais de 100 talkeys :clown_face:, então quero saber se preço/marca faz tanta diferença assim pra mim que não vou usar tanto ou posso comprar o da Shopee de 35 reais (kkkkryng).

obs.: vou usar as pilhas no controle do xis-caixa e posteriormente nos controles de tv, além disso as pilhas não precisam durar 74 anos já que quase não jogo.

2 curtidas

Imagino que vá fazer até certo ponto.
Carregador mais decente provavelmente vai ter algumas coisas a mais, como um gerenciamento melhor de recarga (principalmente quando as pilhas que você está recarregando estão com cargas em níveis bem diferentes), mecanismos de segurança, talvez consigam recarregar baterias que descarregaram demais.

1 curtida

Pior que faz diferença sim…
Tu não precisa de um Tenergy TN456 ou um Lacrosse BC1000, mas um carregador do tipo tem suas vantagens sobre essas bombas whitelabel que deus sabe quem fabrica.
Alguns tem programa de carregamento para evitar o superaquecimento e desligamento automático. etc.

2 curtidas

A coisa mais importante que eu recomendo é não pegar carregadores que precise carregar as pilhas aos pares, a recarga tem de ser individual.

Minha recomendação é pegar um liitokala ou um nitecore com tela, tenho um liitokala lii 500 e é o melhor carregador de pilhas que eu já tive. Comprando da china consegue un preço legal neles.

2 curtidas

Marca não, mas o tipo de carregador sim. Carregadores inteligentes tem vários sensores que fazem com que a recarga ocorra de maneira mais uniforme, além de fornecer várias informações, dependendo do modelo.
Como o Felipe disse, eu também tenho um Liitokala 600 e é o melhor que já tive. Dos carregadores “comuns” (aqueles sem tela), os melhores são da Panasonic (Eneloop) e Enerpad.

Sim, faz, pois carregadores muito simples podem danificar as pilhas. Então o ideal é investir no melhor carregador possível, pois, mesmo que use pouco, é algo que durará muito tempo. Se comprar um barato, além de jogar dinheiro dele fora, pode estragar logo as pilhas precisando trocar todo o conjunto.

1 curtida

Isso me irrita demais no meu da sony q peguei com as pilhas.

Esses liitokala tem a função de descarregar a pilha totalmente tbm?

1 curtida

Tenho um da sony tambem e tenho essa raiva dele também.

Ele tem a função de medir a capacidade da pilha e faz isso descarregando ela, então no fim das contas tambem serve como um refresh das pilhas, só não é perfeito pq ele primeiro carrega as pilhas antes de descarregar, falta uma opção de descarregar elas direto.

Era exatamente isso que eu queria.

Pq uma coisa é a pilha não ter mais carga, outra é ela não ter carga suficiente pra fazer o aparelho em uso funcionar e eu queria garantir (até certo ponto) q ela esteja o mais próximo de 0 carga possível mas sem gastar uma bica.

Vide 99% dos carregadores whitelabels do inferno.

1 curtida

As pilhas atuais não precisam que sempre se faça o processo de descarga completa, pode fazer isso a cada 10 cargas parciais ou 1 ano, coloca ela na função de medição e vai fazer automaticamente um ciclo de carga-descarga-carga e a pilha tá com a capacidade em ordem de novo.

2 curtidas

Depende o modelo, sim, tem. O meu 600 tem 4 funções:
Carregar, descarregar, testar (recarrega totalmente e em seguida descarrega completamente) e reparar.

3 curtidas

Aproveitando, o tópico do amigo aí. Qual marca de pilha recarregável é “boa”? Pra utilizar em microfone Lycon? Porque comprei no passado um kit da Duracell e foi uma experiência desastrosa aponto de pegar o dinheiro novamente.

1 curtida

Eu tenho umas sony que são guerreiras mas é dificil achar original delas.

Pelo que eu andei pesquisando tem loja oficial da panasonic no mercado livre, o modelo das pilhas é enelop.

Vou deixa um desses na minha lista de desejos.

2 curtidas

Eneloop = Fujitsu.
Epilhas (eles possuem site e estão em todos marketplaces) é a loja mais confiável pra comprar pilhas no Brasil.
Recomendo Fujitsu só por ser mais barato (são feitas na mesma fábrica da Eneloop). Você precisa só verificar qual é melhor pra sua necessidade: Pretas = equipamentos de alta potência, brancas = equipamentos medianos e vermelhas = equipamentos de baixo consumo.

Eu tinha um dos mais simples deles, e estava precisando um bom pra pilhas (tinha um da Sony, mas me parecia falsificado). Aí pesquisei bastante e este modelo estava entre os mais recomendados por tudo que tem. Até a fonte dele é externa e parece de notebook, de tão grande. Mas sinceramente? Acho que não compensa pra vc sair do 500 (que já é bem bom) pro 600.
Pularia pra um ISDT.

2 curtidas

Elas compartilham a mesma fábrica, mas não são iguais. As da Fujitsu estão uma geração para trás em comparação com as eneloop mais recentes…

1 curtida

Precisa de suporte externo para as células/pilhas, não faz muito o meu perfil.

E eu não sairia do lii 500, eu tava querendo justamente pegar mais um, então já vou na versão melhor dele.

1 curtida

Em relação a quais modelos?

Até onde sei, a 5ª Geração da Eneloop começou a ser vendida esse ano apenas na Europa por enquanto. Então muito provavelmente aqui no Brasil, pra compra agora, vai comprar ambas de mesma geração.

O C4 não precisa de suporte, ele comporta AAA, AA, 18650 e 26700. Mas infelizmente é pra apenas 4 unidades por vez (o que pode ser limitador dependendo do uso).

O c4 evo suporta só 2 celulas de litio 18650 ou 4 pilhas aa.

Não entendi no que ele é superior ao lii 600?

Ele tem várias análises e mensurações que ficam registradas na telinha, enquanto os lii exibem apenas no momento. E também tem um controle muito mais fino, por exemplo, dá pra alterar a corrente em incrementos de 0,1A.

Parece ser um produto que tem uma empresa séria por trás, que se preocupa. Não que a Liito-kala seja ruim, mas a ISDT fornece até updates de firmware, então são carregadores realmente inteligentes, e parecem (pelo que pesquisei, não possuo) estar até mesmo acima de Xtar ou Nitecore.

Edit: pelo que parece, o Xtar VP4 que supera ele na qualidade de como recarrega.

1 curtida