Mais uma vez fraudaram meu cartão

O proletariado não tem um dia de paz. Já estava me preparando para dormir quando o aplicativo da XP começou a enviar notificações. A primeira que vi foi de uma compra de menos de R$ 50,00, então achei que fosse alguma assinatura, mas logo depois tinha outra de mais de R$ 1000,00, então percebi o golpe. Já fiz os procedimentos de contestação, cancelei os cartões digitais e bloqueei tudo até amanhã cedo, mas a dúvida que fica é: como que esse povo consegue esses dados?

Para quem já passou por situação parecida, conseguiram ter uma ideia de como ou por onde os dados vazaram? No meu caso, desconfio que possa ter sido a partir de uma compra que fiz recentemente em um e-commerce local.

Aproveitando, conhecem algum banco ou fintech que exija alguma confirmação para compras a partir de determinado valor? Já passei valores altos no cartão da XP, mas até agora não tinha me atentado para o perigo de deixar isso liberado. Claro, posso ficar diminuindo o limite total, mas queria algo mais prático.

1 curtida

Já vi as vezes a Nubank me mostrar um popup da Mastercard pedindo para confirmar a compra em alguns sites, mas acho que não tinha relação com o valor, mas sim com o local de compra.

Fora isso, dos apps que eu conheço (Iti, Neon, Inter, Next, Mercado Pago, PagBank, PicPay, Méliuz e N26), desconheço alguma função que exija sempre a confirmação das transações no cartão.

Uma alternativa para minimizar riscos é utilizar cartões de crédito virtuais temporários. Como eles são excluídos (ou você os exclui) após 24h ou ao fim do ato de compra, vazamentos não serão um problema.

4 curtidas

Não dá pra manter ele bloqueado e desbloquear quando vai usar? (Tipo, com excessões para as assinaturas)

Uso o cartão do Nubank, mas apenas na modalidade virtual.

O físico, não (nunca desbloqueei).

Crio um cartão virtual para cada ecomerce, no qual efetuo compras online. Logo após a aprovação da compra, bloqueio o cartão.

Se vazararem oa dados, saberei de qual logista isso ocorreu.

E sempre mantenho o limite bem baixo (para netflix, xbox e outros recorrentes).

O outro cartão físico que possuo é da Porto. Nesse controlo tudo pelo app.

Já faz bastante tempo que não tenho problemas com cartões, após essas rotinas que implementei.

2 curtidas

Não seria prático porque eu uso com bastante frequência na carteira digital. E a XP só permite cadastrar o cartão virtual (que é único) nessas carteiras. Não temos nem acesso ao número do cartão físico.

Por mais que eu goste de centralizar os gastos em um único cartão/banco, acho que vou começar a fazer isso quando for comprar em alguma loja mais aleatória. Como a XP não permite gerar mais de um cartão digital, devo usar o Nubank para isso.

Bem que os bancos podiam lançar uma função de bloquei parcial do cartão, só passa as cobranças recorrentes, ou cobranças até um valor X e o resto fica bloqueado.

2 curtidas

Segunda pessoa que ouço falando dessas compras fraudulentas com o cartão da XP.

Eu tenho esse cartão mas só uso pela carteira digital no smartphone, não sei se tem relação a evitar algum tipo de vazamento.

Mas o outro caso que ouvi, a pessoa sequer usava o cartão; ficava lá de backup.

Muito estranho a XP…

1 curtida

Compras on-line em sites estranhos. Tenta usar um cartão virtual da próxima.

1 curtida

Parei de usar o Nubank porque aconteceu a mesma situação pelo menos umas duas vezes, mas com a XP foi a primeira vez. Bem estranho mesmo.

Não lembro em qual momento eu disse que era um site estranho ou que tenha sido com cartão físico, mas vou anotar o conselho.

No do Nubank você pode fazer isso.

Só deixo desbloqueado o cartão virtual da NETFLIX e XBOX. Mantenho um limite baixo, suficiente para essas operações.

Os demais, bloqueio após a aprovação da operação.

Nunca tive problemas.

2 curtidas

Um site que já tive problemas é a Nike, uso o nubank,agora criei um monte de cartão virtual,um para o Aliexpress,um para o Google, um para Amazon, etc e qdo compro na Nike , crio um virtual e já apago em seguida

2 curtidas

Pode bloquear, em vez de apagar.

Aí o cartão ficará cativo, para aquele estabelecimento.

Mas apagar também é uma opção.

Acredito que houve algum vazamento de dados da XP porque coincidentemente meu cartão da XP ta chegando algumas mensagens de “compra negada” faz uns dias. Mas o cartão está bloqueado pois não uso.

Mas acontece em qualquer banco. Final do ano passado foi no Itaú, usaram para umas 4 corridas de Uber, todas no mesmo dia. Tive que pedir um novo cartão pois os cartões do Itaú eu uso e ficam desbloqueados.

Conheço gente que compra cartão clonado pra fazer compras e isso tem se tornado uma prática comum, infelizmente. Picaretagem ta rolando solta.

2 curtidas

Depois do seu comentário, fui pesquisar e tem alguns relatos relacionados a isso mesmo. Vou avaliar e talvez voltar a usar algum banco que ofereça vários cartões digitais conforme o pessoal comentou.

Terecria aqui então. Fizeram uma compra de 800 na terça feira. Fui notificado e bloqueei o cartão imediatamente. Contratei a compra, mas até agora nada.

Apenas uma observação, até onde eu sei os únicos Bancos que oferecem múltiplos cartões virtuais são o Banco do Brasil, Sicoob e Nubank (que chegou recentemente se me lembro bem). Se o pessoal conhecer outros acho legal falar por ser uma função bem útil.

Me expressei mal, seria cartão virtual temporário, não necessariamente vários. Nesse caso, tem o Itaú também.

1 curtida

Uso 1 cartão virtual Nubank para cada site diferente e nunca deixo salvo (sempre vou no app e dígito os dados), mesmo sendo um para cada site.
Os streamings eu cadastro o mesmo cartão (exceto Amazon).
Microsoft outro.

Tem dado certo.

Creio que esse tipo de clonagem seja mais comum em comércio físico que online, mas é possível de acontecer nos dois. O que eu recomendo é que em compras em lojas físicas você utilize alguma carteira digital, como Apple Pay e Samsung Wallet pois assim os dados do cartão não poderão ser clonados pelos golpistas. E em compras online sugiro utilizar cartões virtuais, são bem mais seguros e caso houver algum problema é só ir no app e excluir ele. E se quiser mais segurança mantenha todos os cartões bloqueados(se houver como) e desbloquear eles apenas quando for fazer as compras.

1 curtida

Ontem, meu pai quase fez um pix para um golpista que se passou por um funcionário da nubank. O telefone era um 0800. Minha irmã percebeu na hora que era golpe e fez meu pai desligar a ligação.

O safado do golpista ainda retornou a chamada. Kkkk

1 curtida