Mais um CEO da Microsoft reconhece o erro de abandonar o Windows Phone

1 curtida

Deviam é ter desistido antes.

Windows Phone (especialmente o 7) era bonito, mas o design era muito inflexível, me parecia muito mais adequado pra um dumbphone touchscreen do que para um smartphone. E em 2010 ninguém mais queria comprar dumbphones touchscreen. Fora que o design flat ao extremo causava problemas de acessibilidade.

E a Nokia devia ter soltado o MeeGo antes ou se jogado no Android de cabeça enquanto ainda tinham chance de concorrer com o Google.
A Nokia tinha praticamente todos os serviços que o Google oferecia no Android (loja de apps, apps de música, serviço de mapas…).

6 curtidas

A Microsoft deveria ter tentado mais, arriscado mais, visto o sol nascer… não pera…

O Telefone Janela era legalzinho… só que era desenvolvido e optimizado pela Microsoft… ai tu já viu a desgraça.

1 curtida

A falta de app poderia ter sido uma oportunidade para a Microsoft em vez de a sua ruína, deveriam ter expandido e lançado um serviço de vídeo para concorrer com o Google, além de focar em melhorias no email e armazenamento (coisa que fizeram muito bem recentemente), poderiam ter focado já naquela época nas empresas, um celular que conversasse com os AD do windows, integração com o computador corporativo, teria um belo nicho de mercado aí, e um que ia pagar bem pelas suas soluções.

10 curtidas

Logo no finalzinho do Windows Phone eles até tentaram dar uma reformulada no design e deixar com mais cara de apps de vdd, na mesma linha que vemos no Windows 10.

Esse novo design já tinha menu hambúrguer, listas horizontais etc. Aproveitando melhor as telas grandes.

Mas acho que nesse momento, já era tarde.

12 curtidas

Concordo. Por mais perturbado que o sistema tenha sido, era promissor e poderia ter tido outras direções se não tivesse sido abandonado.

9 curtidas

Discordo plenamente desta afirmação…

…mas concordo com essa.

Erraram ao entrar com um produto que não estava a par dos concorrentes à época, mas o Windows também estava engatinhando para realmente sair dos computadores (WIndows 8 era uma zona com suas duas interfaces distintas, mas foi uma primeira tentativa de se tornar usável em telas de toque). Foi só com o Windows 10 e os aplicativos universais que começou a aparecer um competidor real para iOS e Android.
Inclusive, a linguagem de design do sistema trazida nessa época estava muito à frente da Apple e Google, pois trazia apps (quando bem feitos) responsivos que aproveitavam os diferentes tamanhos e formatos de tela, funcionando bem seja em uma pequena tela vertical de um smartphone, seja numa grande tela horizontal de um desktop. Faltava ainda um refinamento, é claro, porque o design extremamente flat e de poucas cores era um porre para os olhos…

A Microsoft, ao meu ver, era (é?) a única à altura para competir com a Apple e seu ecossistema aparentemente coeso (não conheço para falar com propriedade), mas somente se tiver presença no mercado móvel.

A Google domina o mercado de smartphones, mas seu sistema simplesmente não está à altura do Windows quando precisamos ser mais produtivos (a experiência do Android em qualquer coisa fora de smartphones é frustrante nesse sentido, nem mesmo a Samsung com o Dex resolve isso - aqui falo por experiência própria). A MS, por outro lado, domina o mercado de computadores, mas as pessoas cada vez mais utilizam dispositivos móveis e PCs são um tanto “burros” em relação a certas funcionalidades presentes naqueles, mas trazem a produtividade que eles ainda não proporcionam.

Hoje um dispositivo móvel com um Windows 11 “universal”, que pudesse se tornar um verdadeiro computador quando conectado a periféricos externos e se mantivesse devidamente sincronizado com outros aparelhos e PCs que o usuário utilizasse seria absurdamente bom.

11 curtidas

Windows 11 me parece pior de usar no touchscreen que o Windows 10.
Meu notebook é um 2-em-1 e eu acho pior.

1 curtida

Se a Microsoft e a Nokia não tivessem feito essa parceria, e, consequentemente, sem a compra da finlandesa pela norte-americana, teria a Nokia adotado o Android e existindo até os dias atuais? Sei que ela existe, mas como marca licenciada para a HMD Global.

Meu questionamento aqui não é apontar a culpa para a Microsoft, até porque a Nokia também cometeu seus erros no período pré-Windows Phone, como a insistência no Symbian, mas eles tinham boas soluções de hardware e me pergunto qual o impacto que ela teria no mercado atual se tivesse se mantido competitiva.

9 curtidas

É? Eu até hoje não fiz upgrade por causa de certos pontos em que regrediram, nem tive contato com ele em telas de toque. Pensei nele por me parecer ser visualmente mais agradável, moderno e coeso em relação ao 10.

3 curtidas

Mobile first, Cloud first, não era? Pelo menos reconheceu a propria burrice.
Windows Phone é, até hoje o melhor SO mobile que já usei, volta a fabricar que eu largo o iPhone.

6 curtidas

Satya Nadella depois de tomar a decisão e se arrepender em seguida:

Microsoft tem que parar com essa coisa de reinventar a roda.
Windows Phone precisava de 2 focos: uma interface mais moderna e um SDK com mais compatibilidade com versões anteriores e código mais compatível com iOS pelo menos (através do Astoria)

A interface do w10 mobile estava muito crua.
Se tivessem feito algo do nível do Windows 11, tinha melhorado.

10 curtidas

Gostava muito do meu windows phone, só abandonei ele por causa da falta de apps.

12 curtidas

Tive a oportunidade de utilizar e realmente o sistema era bastante estável e os aparelhos que vinham com o sistema passavam por um crivo da Microsoft para possuírem alguns requisitos de hardware. Acredito que isso foi um fator importante para a estabilidade do sistema no tempo em que foi utilizado, porém, a falta de apps realmente fez com que o sistema deixasse de ser uma opção.

4 curtidas

O erro foi não ter popularizado em grandes mercados emergentes, vendendo aparelhos top de linha com preço baixo.

5 curtidas

Eu adorava a integração dos apps com o sistema. Parecia que tudo era nativo de fato. Tudo seguia o mesmo padrão.

Mas isso foi justamente o que fez o sistema não ir pra frente. A falta de apps por essa imposição matou o Windows Phone.

9 curtidas

Eu tive um Lumia e o que mais me frustrava na epoca era justamente a falta de Apps. Visualmente e em questao de hardware, era muito fluido, parecia ter aderido ao 90hrz muito antes.

3 curtidas

Antes de mais nada, tive o 520, 630 e 635, utilizei até quando deu, ambos usei todos as versões possíveis de windows até os dev windows mobile 10.

O sistema era excelente, se alguém quer android compra smartphone android, se alguém quer ios compra iphone, não tinha que mudar nada visualmente preocupado com a concorrência e sim seguir o caminho como desenvolvimento próprio, era de fato um 3º OS mobile promissor, eram muito bem otimizado visto que o hardware era muito fraco para qualquer sistema concorrente, entretanto entregava mais fluidez e bateria até mesmo que alguns intermediários android da época.

Aí vem pessoa e fala que sou exagerado e fã windows, cara para mim foi top em 3 modelos ou eu sou muito sortudo ou a pessoa é muito azarada posso fazer nada, minha opinião é baseada no que eu experimentei pessoalmente, e sobre fã do windows… curioso que eu sempre preferi linux, atualmente que o windows 11 traz um linux embutido bem usável, é que estou mais garrado ao windows(lembrando que atualmente ainda é o melhor OS para jogos, briguem com os devs), e sim para mim a microsoft ter fornecido um sistema decente e bem otmizado foi algo que quase um “milagre”.

A proposta final que foi cortada por esse senhor aí era excelente, era de fato uma unificação dos sistemas em um, este sendo o mesmo OS, mas com um visual dedicado a cada tipo de dispositivo, no caso PC, celular e xbox, tanto que o windows mobile 10 rodava apps UWP, tinha app que era o mesmo para baixar no pc e celular, inclusive perdemos o instagram porque o facebook o dedicou para um hardware bem acima ao que tínhamos nos celulares. E lembrando que no periodo do windows phone e windows 10 mobile tivemos em questão de hardware no máximo intermediário, não tivemos algo apra chamar de top de linha.

Já sobre apps, a microsoft sofreu o que uma vez o android sofreu lá atrás, desenvolvedores com preferencias, sim teve um periodo em que o iphone era melhor porque os apps saiam primeiro para lá, isso quando não ficavam só lá, aí não dá para culpar nem a microsoft ou os desenvolvedores afinal a escolha é livre, fazer o quê? Talvez com o tempo e um hardware melhor nos aparelhos poderia ter mudado o cenário, mas é algo de longo prazo.

E não gostei mesmo da atitude do Satya Nadella, o cara assumiu e meteu a foice sem dó para algo promissor.

6 curtidas

A Microsoft se precipitou mesmo. A consolidação do UWP do Windows 10 em conjunto com os PWA poderiam ter dado outra vida ao Windows Phone. Se iria dar certo, não sei.

7 curtidas

A insistência no Symbian tem até um motivo né. A Nokia tinha a solução completa de infraestrutura para seus telefones. Eles não queriam se desfazer de tudo e se entregar de bandeja ao Google. Foi erro? Foi, mas a Nokia não teria essa visão naquela época.

E não podemos também associar o Android a uma promessa de sucesso à Nokia. Sony, LG e HTC que os digam.

6 curtidas