Mais segurança pode significar menos senhas (ou senha nenhuma)

1 curtida

Gostei da matéria :clap:t4: :clap:t4: :clap:t4:

Mais ainda não entendi como isso deixará tudo mais seguro. O aparelho tem algo armazenado, o servidor tem algo armazenado e nenhum dos dois trocam a exata informação que cada um tem (? :thinking: )

Na questão facial antigamente conseguiam liberar com uma foto. Sei que já faz tempo.

Não me aprofundei muito nos detalhes técnicos, mas aparentemente é um esquema de chave pública/privada.

Resumidamente, no momento do cadastro da passkey, um par de chave pública e privada é criado, a chave privada fica armazenada no seu dispositivo, enquanto a chave pública fica no servidor. No momento do login, um token é gerado no smartphone, assinado com a chave privada, e enviado ao servidor, que consegue confirmar a legitimidade do token ao comparar a assinatura com a chave pública. Se estiver tudo certo, login liberado…

1 curtida

Eu gosto da ideia; mas me sinto vulnerável a algum uso indevido por pessoas próximas, digamos, que utilizem minha digital enquanto estou dormindo.

Acho que um misto entre passkeys e senhas tradicionais para algumas situações, como usos bancários, seria o ideal.

Investigação Discovery “Dormindo com o inimigo”

É um esquema de chave público/privada sim. How FIDO Works - Standard Public Key Cryptography & User Privacy