Magazine Luiza compra Kabum! por mais de R$ 1 bilhão em aquisição recorde

Dona Luiza Trajano é legal,gente boa, exemplo e tal…Mas não há muito o que se comemorar com isso, não. Eu como consumidor desse mercado brasileiro cada vez mais inflacionado ,não consigo. Espero que eu esteja enganado. Mas do ponto de vista que mais importa-preços-o consumidor perde nessa operação. E o Cade ficou em silêncio.

5 curtidas

Acho impressionante essa expansão rápida do Magazine Luiza nesses últimos anos, mas ao mesmo tempo fico preocupado com a concorrência diminuindo. Fico curioso para saber qual vai ser o novo alvo de compra deles.

7 curtidas

Espero que melhore o serviço da Kabum. Mesmo ela tendo alguns preços competitivos deixei de comprar nela desde 2015, quando comprei uma placa mãe, veio com defeito, tive que pagar o frete para enviar para Kabum para eles testarem e retornar que não havia defeito. O defeito existia, precisei enviar para MSI que confirmou o problema e me enviou outra. E estava dentro do prazo de 7 dias quando acionei a Kabum, que se negou a trocar pq tinha aberto a caixa da placa mãe.

2 curtidas

Como vantagem vejo a introdução do Kabum na logística do Magazine Luiza. Kabum é um dos poucos grandes sites de vendas que não tem logística própria ou acordos de volume com transportadoras. Ao finalizar uma compra eles jogavam uma lista de transportadoras como quem diz “escolhe aí”. Parece algo vantajoso escolher a transportadora, mas a falta de uma parceria costuma encarecer os fretes. Muitas vezes deixei de comprar no Kabum em virtude do frete. Perdi as contas das vezes em que em outros sites o produto mais caro com “frete grátis” compensava mais que o mais barato com frete do Kabum.

15 curtidas

E a concorrência vai diminuindo à medida em que os preços de eletrônicos dispararam de foguete no Brasil. Notícia ruim, principalmente porque o Kabum, até onde posso atestar por experiência própria e por ser cliente há muitos anos, presta um bom serviço.

Quem deve estar sorrindo são os acionistas do Kabum.

Espero que mude essa politica de troca da Kabum, sempre tive problema em efetuar troca por la mesmo informando aquele prazo do Código do consumidor.

Pessoal que me perdoe mas eu não vejo isso com bons olhos, mercado brasileiro já era carente de concorrência há anos e na última década só piorou. Agora que a Kabum vai fazer parte do Magazine Luiza é certo que irão lançar alguma marca com o “Maga não sei o que” e com o tempo a marca Kabum ir sumindo do mercado.

3 curtidas

Vem aí o Magabum

10 curtidas

A Kabum foi uma das primeiras empresas a fazer Black Friday realmente empolgante, com preços excelentes, mas era tão difícil conseguir comprar que acaba se tornando muito frustrante. Na última Black Friday nem abri o site da Kabum.

Acho que não. Até hoje a Magalu manteve o nome do Netshoes. Acho que vai ficar a mesma coisa.

Kabum teve faturamento bruto de R$ 3,4 bilhões em 1 ano

Vendendo placa de vídeo à preço de carro “popular” com um ano de uso é fácil. hahaha

3 curtidas

quem a magalu não comprou?

E o site Elo7, especializado em vendas de artesanato, também foi vendido por 1 bilhão de reais! Incrível ver mais um site/empresa sendo negociado nesse patamar. Se os compradores pagam este valor, preveem conseguir recuperar e depois lucrar com eles. Boa sorte.

Pessoal falando da menor concorrência com a compra da Kabum, mas eu não vejo assim. Não me recordo da Magalu ter um setor de informática além de basicamente notebooks e impressoras. A Kabum é tipo a Netshoes, atua num segmento específico. A Kabum não “compete”, digamos assim, com a Magazine Luiza, assim como a Netshoes não competia.

Diminuição da concorrência teríamos, por exemplo, se a Magalu adquirisse a Nagem, além da Kabum.

2 curtidas

Não sou analista de mercado, mas vejo dois possíveis aspectos negativos e um positivo dessa aquisição:

1º negativo: como a Magalu vende muitos produtos que a Kabum também vende, como eletrônicos, notebooks e periféricos, o medo é deixar de vendê-los para evitar canibalização, reduzindo a concorrência. No caso da Netshoes, até onde sei ela não vendia diretamente artigos esportivos como a Centauro, então não foi um problema.

2º negativo: pode ocorrer também dos preços subirem ou promoções na Kabum se tornarem menos frequentes, já que os investidores, que costumam enxergar somente à curto prazo, vão pressionar a Magalu para recuperar o mais rapidamente possível o investimento.

positivo: ao ofertar os produtos da Kabum na Magalu, deve melhorar bastante a questão da logística, porque hoje os fretes da loja que explode são bem sem noção e inviabilizam a compra de produtos mais baratos. É coisa de cobrar 25 reais pra entregar um pendrive de 20 reais, e o cliente pode comprar a loja inteira que não tem frete grátis.

Compete sim, a Magalu também vende mouses, teclados, monitores, placas de vídeo, SSDs, consoles, smartphones, licenças do Office 365 etc. Pode não competir em volume, mas ainda é um concorrente. E isso vendido diretamente por ela, por que se incluir marketplace a oferta é muito maior.

1 curtida

O Kabum era incrível. Vc encontrava de tudo, desde a pasta térmica até a placa mãe. Por muito tempo, era o único lugar para se comprar hardware bom e, de qualidade e por um bom preço.

Contudo, o Kabum não tinha bons acordos de transporte. O frete pra minha cidade, por exemplo, era um absurdo e isso acabava me desestimulando bastante.

Com a ascensão do marketingplace duvidoso das Americanas, Magalu, Amazon que acabam vendendo de tudo, por um preço baixo, mas qualidade duvidosa, com certeza deve ter impactado o Kabum tbm.

Eles nunca tiveram capacidade de barganha como os demais, então acho que a compra foi válida, se não, não teriam como competir com o mercado atual.

Justamente por isso, talvez ela consiga acordos melhores para negociar preço direto com os fabricantes. E de certa forma, as duas lojas ainda serão concorrentes, com promoções independentes.

Pelo motivo acima, acredito que não venha a ser o caso.

O mínimo né.