Macbook Pro 2015 ainda vale a pena para editar vídeo?

Preciso de um portátil para editar vídeos, com esses preços exorbitantes pensei em adquirir um macbook pro 2015 semi-novo de um amigo meu (8gb ram; 512 ssd; viram iris pro 1.5gb) para trabalhar. Além de serem mais otimizados que os notebooks windows possui o FCPX que roda perfeitamente bem nos macs, inclusive os mais antigos.
O quê acham?

1 curtida

Eu tenho um Macbook Pro early 2015. Uso ele pra trabalho no dia-a-dia e já está apresentando sinais de idade: ventoinha liga por qualquer coisa, uma chamada de vídeo deixa o sistema inteiro engasgando, etc.

Não tenho como recomendar ele pra edição de vídeo, ainda mais em 4K, se for o seu caso.

O meu é um i5 2.7GHz, 8GB de RAM.

1 curtida

Thiago obrigado pela recomendação?
E se for o modelo i7 2.5ghz quad-core/ 16gbram / 512ssd e AMD Radeon R9 2gb?

1 curtida

Um Mac com essa idade pode estar implorando por uma higienização interna pra tirar a poeira (por diminuir o airflow, a poeira zoa muito a capacidade de dissipar calor, como pode ser o caso do Mobilon) e já tem uma idade considerável, pois, as GPUs evoluíram bastante nestes últimos anos! Por qual preço você encontrou esses macbooks? A não ser que você precise muito do Final Cut Pro, pode haver bons PCs que vão renderizar seus vídeos bem antes na mesma faixa de preço

1 curtida

Fiz a limpeza no meu recentemente

1 curtida

Então o bagulho tá feio

Eu indicaria pelo menos um modelo de 2017 pra isso. O meu é um de 13 polegadas, 2017, e vai bem com o Final Cut pra editar vídeos em 1080p. Ele até consegue editar uma coisa ou outra em 4K, mas você já nota o esforço. Se você quer trabalhar mesmo com isso, o ideal é optar por um modelo com tela de 15 polegadas por conta do hardware melhor.

3 curtidas

Consegui por 4.2k e eu preciso de portátil. Viajo sempre o que me impossibilita de ter um PC, e notebooks windows possuem uma vida útil péssima. E também edito no FCPX e tive uma experiência ótima editando em 1080/30fps no Macbook Air 2013 que é bem inferior.

Esses dias só cortei um vídeo bem simples de 1 hora e pouco pelo iMovie em um Macbook Pro 13, i5 2,7Ghz 16GB, demorou quase 1 hora pra importar o vídeo. Foi limpo recentemente e trocado pasta térmica. Creio que não vale a pena.

Se é do seu amigo, você não tem como pedir pra testar a máquina antes?
Leva um projeto qualquer seu e veja quanto tempo demora pra editar o vídeo.

Talvez um Macbook Pro 2015 novo ainda desse conta do recado, mas os Pros tendem a ser bastante usados, o que acaba reduzindo a vida útil deles. Então um usado é meio que uma aposta.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.