Mac com Apple Silicon roda programas do Windows via CrossOver

Originally published at: Macs com Apple Silicon rodam programas do Windows via CrossOver – Computador – Tecnoblog

Novo Mac com Apple Silicon (ARM) roda programas desenvolvidos para Windows em macOS Big Sur através do CrossOver 20

Fico imaginando o porque a Microsoft não conseguiu fazer os x64 rodarem de forma decente no finado Windows ARM.

1 curtida

M$ não conseguiu migrar o Painel de Controle, imagine migrar algo mais complexo.

Talvez porque alguns anos atrás os SoCs não possuíam poder computacional suficiente como os da Apple possuem. E a Apple é quem produz o SO para o seu SoC, isso ajuda demais a otimizar o que roda na plataforma.

O suporte está em desenvolvimento e chega ano que vem, provavelmente foi questão de prioridade, já que a MS (ao contrário da Apple) até hoje não concluiu a migração para 64-bit e grande parte dos apps menos avançados não têm versão 64-bit; ok, apps avançados como Photoshop não têm versão 32-bit, mas esses são apps que não rodariam bem na emulação da MS de qualquer forma.

E esse tipo de controle permite algumas coisas bem interessantes. Como manter a longevidade do device sob controle. Geralmente ela está 3/4 anos à frente no desenvolvimento do silício e junto, está o time de software pra moldar o que será feito com ele. Os saltos de performance são sempre consistentes, o que acaba levando a uma escada gradativa de evolução. Se no meio do caminho a um salto muito grande, acima do normal, isso prejudica a longevidade de aparelhos antigos. Tudo é pensado no longo prazo.

Com essa família M agora, ela terá oportunidade de expandir essa metodologia para o Mac.

Acho que o 820 de cinco anos atras até daria conta se fosse um software bem optimizado. Claro que ele não é tão forte quanto esse ultimo da Apple, mas…

Tem isso também. É um bom motivo.
Acho que outro fator que contribui é o fato do Mac OS ser baseado no unix e o Windows ser baseado no apocalipse. Será que a Microsoft não conseguiria lançar uma distro que rodasse nativamente os aplicativos Windows?

O problema aqui seria a retro compatibilidade,que já não é das melhores. :\

Mas a Qualcomm tem uma linha dedicada para PC, não ?

Agora sim, antes não. (Ou eu não lembro de ter)

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.