M1 Ultra é o lançamento "monstruoso" da Apple que une dois M1 Max em um chip

1 curtida

Mas roda Elder Ring? :joy:

5 curtidas

kkkkkkkk tem que aguentar rodar é Doom

1 curtida

Eita, se for verdade o ARM já destruiu o x86 e mal começou direito nos desktops.

6 curtidas

Acabaria com o x86 se não custasse uma fortuna (mesmo lá fora não é algo exatamente barato).

4 curtidas

Apple não ia sair do x86 pra ir pra algo inferior.

2 curtidas

Mas força as concorrentes a investir pesado em arm

2 curtidas

O problema é que as concorrentes estão presas ao software.

Windows em ARM ainda é cabeça de bacalhau. Linux em ARM funciona bem em servidores e sistemas embarcados, mas no desktop falta bastante coisa.

7 curtidas

No Brasil, o modelo com M1 Ultra terá preço inicial de R$ 46.999

Eu tento me animar com esses lançamentos da Apple, as tecnologias parecem realmente incríveis, mas mano, olha o preço disso, é simplesmente inviável, aquela coisa que vc sabe que nunca vai ter.

1 curtida

A Intel penou e com esforço conseguiu fazer a 12ª geração se aproximar do Apple Silicon (em desempenho bruto sem considerar a eficiência energética). Daí chega a Apple e mete 90% a mais em cima da mesa.

Rapaz tem sido dureza pra Intel e seus x86 nesses últimos dois anos. Quero ver a monstruosidade que será o Mac Pro.

3 curtidas

Tirando os servidores, para o mercado de desktop fica difícil convencer empresas e comunidade a começa desenvolver softwares para ARM que não tem mercado.

Olhando a questão do sistema operacional, quem manda mesmo no mercado e influência é o Windows, e Windows para chip ARM ainda está na parte do mercado de computadores de entrada ou acesso. No mercado de desempenho médio ainda peca bastante, e no mercado de desempenho alto ou de alta performance, chip nem é considerado.

Já o linux, mesmo importante, não tem influência no mercado de hardware, é só ver que de vez enquanto tem hardware que tem desempenho lamentável, tem um ssd da Samsung que quando está em Linux tem desempenho e vida útil baixo.

O Android não consegue entra no mercado de desktop, e chrome book está saindo de mercado nicho para mercado de acesso.

2 curtidas

ARM no Linux mal chegou aos 64-bit. Eles podiam ter se adiantado há tempos nisso mas basicamente kernel suficientemente estável para produção chegou só no ano passado.

E outra: ARM é um conjunto de instruções básico apenas. Cada fabricante licencia a tecnologia e faz as implementações do jeito que quiser. Tanto que um Snapdragon é diferente de um Exynos e mesmo de um MediaTek. E todos são ARM.

E a MS já desistiu faz tempo de software. O foco dela agora é serviços. Tanto que o ARM não decolou porque até onde sei só a Qualcomm tentou emplacar chip ARM pra concorrer com x86 que não seja pra dispositivo ultra-low-voltage.

Basicamente: vai ser x86 versus Apple como era antes da Apple ir pra Intel. Só que a Apple sabe que tem um produto poderoso nas mãos e que nenhuma empresa sinaliza que está disposta a tentar concorrer (pelo menos por hora).

5 curtidas

já estava tudo friamente calculado, a apple só tava esperando o dia certo de largar a bomba em cima da intel, só ver que o desenho do M1 Max já tava ali com a possibilidade de colocarem os pontos de conexão entre 2 deles pra virar o M1 Ultra.

2 curtidas

Ela fez a mesma coisa que a intel quando os dual-core começaram, era só 2 CPUs iguais grudados um no outro.

1 curtida

Para pensar é bem mais de 90%, certeza que ultra estava pronto desde o lançamento do M1, a Intel só conseguiu diminuir a diferença da vergonha

2 curtidas

Os pentiun D acho que não tinham comunicação direta um núcleo com o outro, era tudo pelo FSB geral, diferente desse projeto que ele tem uma enorme rede de comunicação entre um conjunto de núcleos e o outro.
Se olhar para o M1 e M1 pro eles não tem aquela beirada que parece uma área de conexão com outro chip, sendo que eles não foram pensados para emendar 2 deles, já o M1 Max parece que foi.

Sim, eles falaram que o M1 Max tinha um segredo guardado esse tempo todo. E depois explicaram o que era essa camada de interconexão e que para o Mac OS, é apenas um único SoC, os programas que precisarem dessa demanda de performance não necessitam fazer nada para terem acesso.

2 curtidas

Como um amigo disse ali em cima, quero só ver o Mac Pro, pois até na apresentação o cara falou que só faltava ele pra transição e deu uma risadinha falando que isso iria ser outro dia.
Dei gargalhadas internas pensando na bomba que será….

Tem que ver se são 90% mesmo, ou se você está só reproduzindo material do Marketing da Apple né!? rs

1 curtida

Acho puro marketing a Apple comparar seu novo modelo com um I9 de 12ª geração. Qual o concorrente mais adequado ao novo M1 Ultra?? Threadripper 5990x da AMD!! Mas acho que a Apple não o usou visto que não teria vantagens de desempenho…Inclusive esse método de integração de dois SOCs se popularizou com threadripper, que a Intel chamava de “método colagem” de dois processadores.

2 curtidas