Luminária de mesa Philips UV-C: o gadget que elimina vírus e bactérias

Originally published at: Review Luminária de mesa Philips UV-C: o gadget que elimina vírus e bactérias [análise/vídeo] | Tecnoblog

Quase nada smart, luminária de mesa Philips UV-C promete inativar o vírus causador da COVID-19, além de germes e bactérias

A questão da eficácia do UV-C para desinfecção de ambientes já é notadamente eficaz, tanto que existem equipamentos mais robustos que são costumeiramente usados em hospitais e laboratórios. Outra coisa em que comumente é usado a lâmpada UV-C é na desinfecção de aquários.

Quanto ao produto em si: acredito que seja caro pela estrutura de metal e o sensor de movimento. Tanto que existem lâmpadas UV-C de potências diferentes e marcas renomadas (como a Osram) à venda no mercado. Mas é algo que você tem que ligar e desligar manualmente e não tem a estrutura que essa Philips tem.

3 curtidas

Vale lembrar e reforçar: UV-C não é brinquedo. Você ABSOLUTAMENTE não quer estar no mesmo cômodo que ela quando ela está ligada, pois causa queimaduras na pele e nos olhos.

5 curtidas

As medidas tempo e espaço estão erradas… Considerando que se colocar exatamente no meio da sala… E chega até 2 metros de raio de eficiência, ainda falta os “cantos da sala” que estão mais longe… Cerca de 12,56 metros quadrados… Diferente do anunciado de 20 metros… O normal seria dar uma garantia e considerae uma área menor… A grande limitação é a potência da lâmpada, 24watts de consumo elétrico não quer dizer que emite 24watts de ultravioleta C…

O preço é extremamente exagerado. Uma lâmpada UV-C n custa 10% disso. Acho que nem mesmo os sensores custem tanto quanto o é cobrado.

Ah sim, você tá pagando pela garantia, suporte e a marca Philips (literalmente também, imagino que a Signify tenha que pagar royalties para a Koninklijke Philips N.V.), além de impostos, importação e um tanto de “taxa otário”. Mas se tratando de algo com UV-C, melhor não brincar.

Uma das fotos da matéria está incorreta por haver uma planta recebendo a luz UV-C o que é desaconselhável.

1 curtida

Mas as plantas não podem receber até uma certa quantidade de UV?

Até pq elas ficam expostas ao sol o dia inteiro, que é uma luz UV natural

As plantas ficam expostas a UV-A e UV-B. UV-C é completamente bloqueado pela atmosfera (ainda bem).

2 curtidas

Considerando os riscos, acho q esse produto nem deveria estar disponível pro consumidor final. Já prevejo processos chegando por usuários com a visão prejudicada

Eu me pergunto se um produto desses é realmente necessário numa casa “comum”.
Pra um local onde tem muita circulação de gente e/ou vivem pessoas com o sistema imunológico debilitado ou pessoas de idade com dificuldade de locomoção (o que faz com que precisem ficar apoiando em todo lugar), talvez seja interessante, mas pra uma casa “convencional”, com um casal e talvez um filho(a)?
Me parece um zelo (ou preguiça) excessivo.

Porque, até onde eu me lembre, a chance de transmissão via contato com superfícies contaminadas é consideravelmente baixa e se você tiver o costume de lavar as mãos com frequência, essa chance cai ainda mais.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.