Lojas da Apple atualizarão iPhones ainda na caixa (e sem abri-las)

Pode parecer uma besteira pra muitos, mas a Apple tem uma fixação em experiência do usuário e poder dar uma experiência que eles acham ser a melhor.

Isso inicia com a caixa que se você segurar a tampa ela desliza e te apresenta o celular e veja que o mesmo está virado pra baixo pra você identificar que está comprando um iPhone, porque todo celular de frente e desligado é a mesma coisa, mas o conjunto de câmera do iPhone é único.

4 curtidas

kkkkk em outras palavras, a propaganda já era, tudo que fica no iPhone não fica mais no iPhone, acesso externo ao iPhone ainda dentro da caixa não acho uma boa ideia, mas…

1 curtida

Tem umas paradinhas que de fato mudam muito a primeira experiência do usuário e não digo nem puxando saco da Apple.

Quando comprei meu Kindle fiquei impressionado ao abrir a caixa e já estar logado na minha conta, dando as boas vindo com meu nome e tudo. Passei um tempo depois pensando como eles teriam feito isso, mas provavelmente foi por cabo mesmo e depois embalaram e selaram a caixa.

3 curtidas

Na verdade não tem inserção de dados, é apenas um gatilho, o iPhone recebe o sinal através do magsafe, liga, como ja está na Apple store, ja conecta no wifi, baixa a atualização e quando finaliza, desliga. Não tem brecha de segurança nisso.

2 curtidas

Na minha mente, eu comparei com uma atualização OTA :joy:

1 curtida

mesmo que tenha automação na parte de ligar e conectar, o conectar em wi-fi se torna vulnerável porque a rede tem que ser confiável e ser a rede certa

Concordo, mas vamos lembrar que é um iPhone dentro de uma Apple store, logo, as credenciais podem ficar no IOS, ou transferidas via NFC quando aproximar do sensor. E inclusive, pode ser uma rede oculta, disponibilizada apenas para isso.

Desconheço a estrutura das Apple Stores, mas eles podem salvar o arquivo da atualização num servidor dentro da loja mesmo, atuando como um P2P, aí a loja não precisa nem ter uma internet parruda, e o consumo de banda fica baixíssimo.

3 curtidas

Se não estou redondamente enganado, o nosso wi-fi fica registrado na conta da Amazon, por isso os eletrônicos já vem “logados”. Tanto que no site pergunta se gostaria de ativar essa função, então seja por isso que ao conectar no wi-fi, já te dá as boas-vindas com teu nome. Vi isso há um tempo atrás, mas não sei se realmente tem a ver com o assunto.

2 curtidas

ele por estar dentro de uma loja da Apple, tem toda a segurança que a Apple irá desenvolver, pode ajudar e muito, mas não será 100%

o sentido que eu falo, é que essa vulnerabilidade que não existia, passar a existir e com o dinheiro certo ou “incentivo” certo, essa vulnerabilidade possa ser explorada

nem precisa ser um servidor, um MAC resolve, é só baixar a atualização e enviar, só precisaria ter muito controle nas credenciais de autorizações.

A Amazon loga a conta que você fez a compra nele. Pode reparar que acontece o mesmo com as Echos.

Devem atrelar ao número de série do aparelho. Quando liga e conecta na internet, automaticamente já vem logado com a conta.

2 curtidas

“Blablabla segurança”… de certo a Apple não pensou nisso. Tanto que o dispositivo de atualização só vai estar disponível nas Apple Store. E, de mais a mais, se os aparelhos (smartphones/tablets) tem essa capacidade, certamente já tem gente tentando achar brecha nisso faz tempo. Se não apareceu nada ainda é porque por hora o sistema é seguro.

E o que desconfio do equipamento de update: vai ser algo com armazenamento local. As versões mais recentes dos SOs vão estar armazenadas nele. E cada vez que a Apple disponibilizar um update ou upgrade, a Apple Store vai ficar responsável por baixar e atualizar o SO no equipamento. Como vai ser armazenado? Pode ser em um chip de memória. Daí pra transferir os dados provavelmente só vá ser possível via cabo.

EDIT: eu chuto ainda que vai ser um equipamento “burro”. A única função dele vai ser fazer update em smartphone/tablet. Sequer vai ter WiFi. A atualização dos smarts vai ser por algum tipo de comunicação que envolva conexão direta.

E uma coisa que o povo aqui desconhece: um update/upgrade de SO em larga escala não faz download da internet a cada equipamento que precisa ser atualizado. O update/upgrade é baixado localmente e distribuído entre os equipamentos.

Em resumo: o aparelho (de update) provavelmente vai ter armazenamento local. Cada Apple Store vai ficar responsável por manter a versão do SO atualizada nele. E a única brecha possível seria interceptar o update de um aparelho dentro da loja. Então em questão de ser inseguro, acho bastante improvável.

Sobre equipamentos Amazon: uma coisa curiosa que um amigo relatou sobre a Echo Dot dele é que se você tentar usar em um local diferente do usual ela não funciona. Você até tem como reconfigurar e etc mas é um porre de chato.

1 curtida

Que massa. Isto lembra muito daquelas ideias malucas que só Steve Jobs tinha e que fazia toda a diferença na Experiência do usuário.
Show :clap:t3::clap:t3::clap:t3::clap:t3::clap:t3::clap:t3:

Quem em sã consciência vai achar isso besteira?

Tudo isso por apenas 59,90 USD a mais hehe

To brincando, aqui em casa só tenho iPhone desde o 4S…

1 curtida

Bota lá em um fórum de mod ou celular e tu vai ver kkkkk