Lógica de programação - Fazer o curso antes de aprender uma linguagem?

Amigos, boa noite. Obrigado por me aceitarem no fórum.

Gostaria da opinião de vocês, por gentileza.

Na opinião de vocês, é importante fazer um curso de lógica de programação antes de partir pro aprendizado de uma linguagem em si?

É que estou encontrando dificuldade na parte de algoritmos em pseudocódigo. Estranhamente, até entendo alguns códigos em linguagens como Python, C, etc. Mas o pseudocódigo me confunde bastante.

Cursos de lógica seriam, digamos, algo como “encher linguiça”? Se eu não entender direito o que é dito ali, posso afirmar que posso abandonar minha tentativa de encarar o aprendizado de uma linguagem? Ou devo desconsiderar um curso de lógica e partir pra linguagem que desejo?

Grato antecipadamente.

2 curtidas

Idealmente você deveria encontrar algum curso introdutório que inclua tanto lógica quanto uma linguagem. Pseudo-código tem seus usos, mas não acho que seja tão interativo para quem esteja iniciando.

Quanto a você ir diretamente aprender a linguagem de seu interesse, não é um problema. Com dedicação você pode entender os conceitos relacionados.

Dito isso, minha recomendação é que você procure cursos introdutórios, como disse antes. Entender lógica é entender como as coisas funcionam, e no começo esse tipo de curso pode ser mais interessante. Muitos vão iniciar com linguagens mais fáceis de entender como o python ou pascal (porém essa segunda linguagem não é mais utilizada). C também é uma boa alternativa, mas mais complexa.

O Coursera é um lugar bem legal para aprender, você pode achar cursos introdutórios de computação (universidades como a USP ou alguma estrangeira) de graça. Conhecimento nunca é demais. Aproveite e se divirta.

6 curtidas

Muitíssimo obrigado, amigo. Sua resposta me ajudou bastante, e fez com que aquele medo e incerteza ficassem menos fortes.

Obrigado mesmo.

Para começar é legal fazer uns experimentos, ter um primeiro contato, ver o que dá pra fazer. O JavaScript é bom pra isso porque pode se divertir fazendo funções nas páginas Web e não precisa de compilador, gerar pacote nada disso. Só escrever e abrir o arquivo no navegador. Você encontra diversos tutoriais free. Depois do primeiro contato sim, é bom estudar lógica. Mas existe algo que muitos deixam de lado para aprender a programar rapidamente que é entender mesmo o que é computação, o programa em si. É bem bom estudar um pouco de arquitetura de computadores, o que é memória, ciclo, bytecode, endereçamento… se achar um curso dessebtambém é um bom complemento, vai possibilitar sair do desenvolvimento de scripts e funções para programas completos.

5 curtidas

Olá Leonardo.

Muito obrigado.
Então, estava pensando mesmo em iniciar com HTML, CSS e Javascript. Obrigado pelas dicas.

Lógica de programação você pega programando. Nem perde tempo fazendo curso, mesmo porque o que muita gente chama de “lógica de programação” não funciona direito com orientação a objetos por exemplo.

1 curtida

Entendi. É mais ou menos o que tenho sentido, também. Obrigado el_dust.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.