Load balance TL-R480T+ Perdendo conexão

Bom dia pessoal,
Estou com um problema com um load balancer TL-R480T+ da Tp-Link que comprei recentemente. Uso ele para gerenciar e balancear duas redes Wan e jogar na rede Lan.
Ele até faz esse trabalho bem e tudo mais, porém praticamente todos os dias ele perde a conexão com a internet. Ele até tem rede, por exemplo se eu pesquiso algo no Google, ele faz a busca e mostra os resultados, porém quando tento entrar no site de fato ele me informa que estou sem rede.
Então tenho que reiniciar o balancer ai a rede volta ao normal.
Conseguiriam me ajudar o por que disso ocorrer?

Obrigado pela ajuda.

Será que não é o DNS? Experimentou limpar o cache?

Me parece ser algo relacionado ao IPV4, já que o Google tem IPV6/V4. Seria melhor conferir se está tudo ok com o IPV4/DHCP.

A primeira coisa que eu verificaria é se não tem atualização de firmware pra fazer.

A segunda é configurar um DNS público em vez de usar os DNS das operadoras.

A terceira é ir para os testes práticos mesmo, anota alguns nomes de sites e seus IPs, e quando cair a conexão tenta dar um ping no nome do site e depois no IP dele, assim consegue ver se é um problema de conexão ou de DNS.

Olá @Anderson_Silvestre , este roteador TL-R480T+ é destinado a pequenas empresas, o que observo sobre roteadores mais simples (uso doméstico) talvez se aplique nesse caso.

Muitas empresas costumam utilizar equipamentos simples para gerir vários serviços de uma vez, como autenticação, segurança, VPN e outras regras corriqueiras. Se este não for o caso, pode ser aquela falha clássica da suspensão de atividade onde o roteador trava quando fica ocioso.

Já foi observado esse fenômeno em roteadores Mercusys, Greatek, Nokia, Sagemcom e a própria TP- Link. O máximo que dá pra fazer é configurar o equipamento pra reiniciar periodicamente ou então atualizar os serviços como DHCP e histórico quando o problema ocorre.

Opa Felipe, obg pela resposta, então fui consultar o DNS. Ambas redes WAN estão como IP Dinâmico, então o balancer pega o DNS dos modens. No caso um dos modens está com o DNS da Claro/net e o outro está com o mesmo DNS do Gateway padrão da conexão.
Fui dar uma pesquisada e vi que isso algumas vezes é normal, pois o próprio modem faria o processo do servidor de DNS. Não sei se esse seria o problema…

Pode ser problema com DNS de alguma das operadoras ou com o roteador estar se perdendo entre eles, recomendo que coloque manualmente o DNS nele utilizando um DNS público.

Uma rápida busca na internet vai te mostrar muitas opções, entre elas Google DNS, CloudFlare DNS, opendns, quad 9, giga DNS, e por aí vai.

Po descobri que não da pra mandar duas respostas seguidas… essa msg já era pra eu ter mandando desculpa a demora Marcos

Então aqui no caso é uma pequena empresa mesmo, porém em relação aos pequenos processos (segurança, VPN, etc.) temos um servidor interno que faz esse processo então o balancer está balanceando o consumo entre as duas redes e o gerenciando o No-Ip. Não sei se esses processos são um problema, porque durante o dia ele funciona perfeitamente.
O DHCP renova a cada 2 hrs. Então mesmo durante o dia ele renova o DHCP e a conexão continua normal. Talvez seja o caso de ficar um tempo ocioso, mas o No-Ip dentro do balancer a cada 1 hr verifica se o Ip mudou.
Não achei um local que eu pudesse programar uma reinicialização automática.

E @Felipe_Silva o segundo modem estava com um DNS com o mesmo Ip do gateway, mudei essa configuração dentro do próprio balancer colocando o DNS do Google, mas mesmo assim continua ocorrer esse problema. Não sei se tem algo haver com as duas redes no modo ‘Balancer’ porque a um tempo atrás quando estávamos utilizando somente uma e a outra como backup estava funcionando normalmente.

Deixa as duas internets com o mesmo DNS do google e faz os testes de ping quando a internet parar de funcionar.

Opa, então de fato não consigo pingar em nenhum site quando fico ‘Sem Internet’. Tentei deixar as duas nets com o mesmo DNS dentro do Balancer e fiquei ‘sem internet’. Até reiniciei pra ver se iria voltar porém não funcionou. Foi somente voltar o Dns da primeira net para a do modem a internet voltou. Não sei se é o DNS.
Continuo reiniciando o balancer pela manhã. O problema ocorre as 7:00 hrs da manhã. Mesmo que eu reinicie antes das 7 quando dá 7 hrs a net cai de novo.

não consegue pingar pro nome do site ou pro IP do site?

Estranho isso, faz assim, coloca uma com o DNS do google 8.8.8.8 e 8.8.4.4 e a outra internet com o opendns 208.67.222.222 e 208.67.220.220

Parece que tem alguma rotina sendo executada em algum lugar que está gerando esse problema, pode nem ser com o load balancer o problema e sim com algum dos teus links de internet.
Faz a configuração acima e vamos ver se muda algum sintoma no problema.

Opa cara conseguimos resolver o problema aqui. Depois de bater cabeça um pouco descobrimos que o problema era em uma das links de internet. No caso o nosso modem da Net estava em modo bridge e sabe-se lá o porque ele nesse modo não estava conseguindo carregar os arquivos Css’s de alguns sites e ainda pela manhã conseguia ‘derrubar’ a net.
Então trocamos ele pro modo roteador e modificamos algumas configurações no Balancer como o Balanceamento das redes e também modificamos o DNS que o nosso servidor estava usando, ele estava usando o da Claro, trocamos para o do Google.
Depois disso o problema cessou. Acho que a junção do DNS errado no servidor e esse problema com o modo Bridge estava zoando toda a rede. Depois que fizemos esses procedimentos, não tivemos mais problemas.
Obrigado pela ajuda, deu uma baita luz pra conseguir enxergar esses detalhes.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.