Livro com capa feita com ajuda de IA é desclassificado do Prêmio Jabuti

1 curtida

Muitas águas - principalmente legais - ainda vão rolar com esse negócio de IA como autor(?).

Pode ser puro preconceito meu com o novo, mas não consigo ver valor em “arte” feita por IA.

7 curtidas

Tem valor para os robôs, rs.

Muda a época, a ferramenta, mas o design é o mesmo.

Andy Warhol, Roy Liechtenstein usavam imagens de terceiros (publicidade, Histórias em Quadrinhos) pra fazer suas obras e ninguém reclamava de direito autoral envolvido (pois era “arte”, e na “arte pode tudo”).

O designer usa uma ferramenta equivalente, no século XXI, pra fazer arte (comercial) e é essa polêmica.

Basta informar que usou IA como ferramenta, assim como usaria o Photoshop, Illustrator ou 3D Max…

Nesse caso nós seres humanos temos a tendencia a não aceitar bem quando coisas que consumimos é feito por IA, eu mesmo não quero pesquisar no Google algo e ele me retornar algo feito por bot, não é atoa que geral hoje coloca o prefixo Reddit quando pesquisa.

Discordo completamente. Primeiro você precisa entender a diferença entre arte e design para poder comentar sobre isso.

Não é o mesmo quando a ferramenta rouba ou monta imagens em cima do trabalho de outras pessoas, substituindo potencialmente o valor e trabalho dessas.