Linux poderá mostrar QR Code em “kernel panic” para ajudar a resolver erro

Não vai adiantar nada igualmente porque o usuário vai se deparar com um Kernel Panic, vai escanear o QR Code e vai cair em alguma página com uma solução que ele não faz a mínima ideia de como proceder. O que vai restar é se debruçar em cima das pesquisas igualmente ao que se faz no Windows. ISSO se a pessoa tiver alguma desenvoltura com solução de problemas em SOs.

@trovalds Pelo menos ele vai ter alguma coisa para pedir ajuda em um fórum ou pra um amigo que tem mais conhecimento. Se a comunidade abraçar o formato vai ter páginas com soluções personalizadas para os problemas mais comuns em menos de 6 meses.

2 curtidas

Concordo! Mas tbm acho que isso meio que não é pro user comum!
É pra quem já tem conhecimento!

Um user comum manda pro técnico dele! Que vai procurar como resolver!

1 curtida

Excelente iniciativa. As pessoas que sabem minimamente tentar buscar uma solução quando se deparam com um erro irão tirar bastante proveito disso.

2 curtidas

Solução existe pra BSOD, Kernel Panic ou seja lá o que for. O que não existe é competência de 90% ou mais dos usuários em executar os passos pra poder reverter o problema. Boa parte desses erros torna a máquina inacessível a um boot normal.

Daí vai você explicar pra um leigo que ele tem que dar boot na máquina em “Modo Seguro” e que pra isso ele tem que usar uma combinação de teclas numa determinada hora e depois disso ele tem que desinstalar determinado driver e/ou programa pra poder (talvez) reverter o problema.

ISSO se o problema não tornar a máquina totalmente inacessível independente de modo, o que não é incomum de acontecer e você tem que explicar que a pessoa tem que dar boot a partir de um outro dispositivo (pen drive, por exemplo) e que pra isso ele precisa de uma outra sequência de teclas pra isso, saber apontar pro dispositivo pra dar o boot e a partir dali fazer o reparo na máquina com problema.

Facilitar busca por solução é o de menos. Difícil é isso de fato ser útil pra um leigo que mal liga e desliga o computador. E mesmo pra quem tem um pouco mais de experiência ainda assim ele pode não conseguir executar a (possível) solução.

Em tempo: não sou contrário à facilitações desse tipo. O Windows mesmo precisa melhorar nesse sentido. Mesmo que você acesse o relatório do BSOD posteriormente é quase um “jogo de adivinhação” saber o que exatamente causou o erro. Em alguns casos, pode ter mais de uma causa, por exemplo.

Resumo: os mantenedores do Kernel Linux vão facilitar um pouco mais a vida de quem esbarra em problemas. Mas na prática quem é capaz de solucionar um problema assim vão continuar sendo as mesmas pessoas que conseguem solucionar o problema hoje do jeito “menos fácil”.

4 curtidas