Linux pode perder suporte aos antigos chips 486 e Pentium

https://tecnoblog.net/noticias/linux-pode-perder-suporte-aos-antigos-chips-486-e-pentium/

Faz muito sentido, os poucos usuários que usam um processador desse tipo nem devem atualizar mais o SO.

O que não faz sentido é a Microsoft tornar o novo SO incompatível com processadores de menos de 10 anos, sendo que eles não tem outra opção oferecer, pois o W10 perderá o suporte nesse ano.

Ufa, meu “Pentium III” ainda é suportado

7 curtidas

Lembro que foi uma choradeira quando o Linux deixou de suportar os 386.
Na época alegavam que muitos sistemas ainda usavam 386 para fins específicos,

Só hipster ainda usa isso, sem lógica fazer esforço pra manter compatibilidade com um negócio tão antigo e inseguro

Você ficaria surpreso com a quantidade de coisa industrial que usa hardware antigo…ou que usa cores antigos.

2 curtidas

Mas aí é hardware que em 99% dos casos não recebe uma atualização de software há anos e quando recebe o negócio é feito de forma manual. Se duvidar tem coisa rodando com Kernel 2.6 ou mais antigo. Hardware especializado não tem sentido fazer atualização de software a não ser que haja alguma falha que prejudique o equipamento em si.

Aliás já está mais que na hora é de abandonar o x86 de vez. Infelizmente de todos os lados ainda existe legado x86 que os desenvolvedores teimam em não atualizar pra x64 (e nem tô falando de Sistemas de Informação).

E legado Z80, legado 6502…
Essas coisas vão durar mais que alguns de nós.

2 curtidas

Sim, com certeza. Módulo espacial com Pentium 100MHz…

Jurava que era um PowerPC.

Tenho alguns IBM cobra e ibm Aptiva ( todos AMD K6-2 de 256 MB memória RAM SDR de duas ranhuras ) ao longo dos anos ganharam placa de Rede Offboard gigabit na PCI, placa de Video offboard na PCI, e o Som Onboard é ok, ganharam SSD Sata ( adaptador de Sata pra IDE ) mas em matéria de sistema operacional o melhor em desempenho ainda é o Windows 98, o fato é que essa placa mãe não tem drivers de video onboard pra Linux ou Windows mais novos, experimentei muitos, por fim a solução foi usar uma placa de vídeo offboard na PCI e assim tendo Drivers de video pra Win 7 de 32 bit eu pude finalmente ter um sistema mais novo nele, e os linux também destravaram em desempenho nesse hardware.. hoje uso eles como Terminal Server .. o Windows 7 x32 neles carrega só os Drivers, o CMD e o aplicativo de Área de trabalho remota do Windows, nem carrega login de usuários nem o Explorer.exe nem nada, ficou ótimo e inclusive botei uma placa PCI de portas USB 3.0 nele também, ficou bom demais, esse é o único verdadeiro jeito de reaproveitar PC Antigo, usa-lo como terminal Server … acho de uma ignorância grotesca essas distro linux minimalistas que prometem um desktop completo e funcional em PC antigo, nenhum linjx desses entrega sequer uma experiência de aplicativos leves como o Windows 95,98 e XP entregavam, só dá pra ser leve usandl aplicativos velhos nunca com aplicativos novos, até rodar um Servidor FTP num PC velho é frustrante se o software for novo pois é pesado e trava, é mais leve baixar torrent num Windows 98 com o utorrent de versão antiga ( o de 2005 que ainda era feito pra win 98 ) do que no mesmo AMD K6-2 você instalar um Lubuntu ou Xubuntu de hoje em dia e querer baixar torrent com um aplicativo atual …a verdade é que aplicativos atuais são todos pesados, mesmo se você usar o Tiny Core Linux, o Puppy Linux, o MenuetOS, o SkyOS , chruchBang, Slax, DanSmall Linux ou outro desses que prometem ser leves a verdade é que nenhum deles vai ser leve de fato quando você tentar rodar um Software atual neles, pois softwares atuais são pesados, mesmo que o sistema operacional seja leve e feito pra ser leve mas os softwares serão pesados e nisso acaba sua alegria.. a única exceção é se você usar softwares antigos que sejam leves ou usar apenas para compartilhar uma pasta em rede … mas nesse caso eu prefiro usar um sistema Windows apropriado que tenha drivers … hoje mesmo ja existem milhares de pessoas que possuem iPad de primeira geração ( que ja perdeu o suporte ) cujo o jeito de usar que as pessoas fazem hoje é simplesmente utilizando um aplicativo de Área de trabalho remota como o Teamviewer, o Anydesk ou outros, e usa um sistema de iPad hospedado em uma máquina virtual em um PC de casa ou na nuvem numa VPS .. usuários de iPad mais Antigos ja entederam isso e sabem que é esta a forma d euso que restou, já que o iPad da pessoa não abre o YouTube nem redes sociais mas abre aplicativos de acesso remoto então este foi o jeitinho que encontraram, a Microsoft ja sabia disso quando criou o Terminal server, foi uma forma de idealizar uma sobrevivência para PCs antigos que não tinham desempenho para rodar o Windows NT em diante.. parece que a galera do Linux não sacaram isso ainda.. existiu o projeto LTSP no Kurumim ( Linux Terminal Server Project ) e era bem legal, pega que nunca houve como usar um PC com Windows 95 ou 98 pra isso sem formatar .. deveriam ter criado um programa pra instalar no Windows que daria ao Windows a capacidade de se conectar ao terminal server d eum PC mais forte rodando Linux e assim levarno desktop de um PC mais poderoso aos outros, sendo este PC poderoso um servidor Linux com desktop completo e funcional usando ambientes Linux … seria maravilhoso ver na prática o quanto um servidor Linux seria mesmo eficaz a multiplos usuários.. isto colocaria a prova a tão falada capacidade do linux de ser multi usuários e ser leve e entregar alto desempenho… sabemos que num hardware i5 de terceira geração o Windows Serve 2003 x64 é capaz de verdadeiras proezas, ja existe software que você instala no Windows xp e 2003 que faz ele ficar com o mesmo kernel do Windows 11 e dai ele passa a poder instalar qualquer aplicativos atuais, navegadores atuais etc.. e sem o sistema se tornar mais pesado por isso, isto deu vida nova ao Server 2003 x64 pois muita placa mãe antiga possui Drivers apenas pra 98 NT 2000 XP, XP 64 e Vista de 32 bit, daí o Windows 7 x32 aceita os drivers do vista de 32 bit, mas o Win 7 x64 não aceita os drivers do XP x64 e daí você não consegue rodar o Win7 x64 nesses tipos de PC antigos, o sistema mais novo que aceita rodar nele acaba sendo o Win 7 x32 ou o Windows 10 Lite de 32 bit. ( isso ja forçando muito pois o win 10 Lite é capado cheio de coisas faltando e o driver de video onboard que funcionano Win7 x32 por vezes nem funcionano win 10 x32, mas o driver de video da própria Microsoft acaba sendo o suficiente pois nesses hardware antigo o driver Basico da Microsoft acaba mapeando bem o hardware entregando no win 10 praticamenteo mesmo desempenhoquebo Win7 com driversde fabricantes instalado ) porém em matéria de sistema x64 você acaba perdendo de usar alguns softwares que ja não existem pra Windows de 32 bit, e nisso o Windows server 2003 x64 em PT BR acaba vindo a calhar, ja que existe esse projeto que você agora instala navegadores atuais e softwares atuais no XP e 2003 então o 2003 x64 voltou de vez a ser de fato a melhor escolha quando o assunto é Pentium 4 em placa mãe que não tem driver pra Win7 x64 mas tem pra XP x64 .. .. e os Linux que me perdoem mas em hardware tão Antigo ( usando HDs eu confio muito mais que não vou perder meus Dados ao fazer um Raid 5 Via Software do Windows server 2003 do que fazer um Raid de um tipo desconhecido no TrueNas

5 curtidas

Poderiam fazer simplesmente como num Windows, instala um driver a parte pra um device específico, isso se tiver uma rotina de inicialização compatível pra pelo menos ser suficiente pra reconhecer e passar a usar esse driver. Embarcar tudo num super kernel é utopia, a coisa real precisa ser enxuta

1 curtida

Mas não precisa compilar o kernel com todos os drivers hahaha
Pra coisa embarcada podem muito bem podar isso e compilar só com os drivers necessários.

Quando vai compilar um kernel, pode-se escolher os driver (módulos) a serem utilizados. Isso já é assim, as destros que usamos provém kerneis pre-compilados e vem com praticamente tudo habilitado por ser multi-propósito.

Mas a questão central nem é poder ou nao instalar o modulo/driver, a questão é que uma vez que ele existe deve-se sempre manter a compatibilidade em cada nova versão e isso gera tempo e esforço adicionais.

Acredite, em desenvolvimento é muito comum uma alteração simples em um ponto do software ter consequências inesperadas em outro ponto que inicialmente parecia não ter nenhuma relação.

pode ser um pouco trabalhoso, mas pra maquinas legadas, sempre vai ter a possibilidade de congelar a versão do kernel na ultima suportada e atualizar os demais softwares.

Pois é, sempre me pareceu haver alguma arrogância da galera do Linux quanto a essas soluções híbridas. Eu consegui dar uma sobrevida legal a vários netbooks rodando Atom com 1 Gb de RAM com o Ubuntu ali por volta de 2018 e mesmo ali essas máquinas já sentiam o peso das aplicações Linux mais recentes. Eu sei que talvez o Ubuntu seja a pior distro para isso, mas ainda assim acho que é um bom exemplo de como o Linux, se equipado para rodar como um desktop normal na mão de gente normal, não entrega assim tanta longevidade para uma máquina de desempenho mais modesto. Aí você mete um W7 sem as transparências e as transições de tela e roda mais liso, mais rápido, e com um grau de compatibilidade muito maior.

Mas já não é assim?

Quanto mais fraca a máquina, mais leve vai ter que ser o sistema pra rodar direito.
Ubuntu já não é uma distro tão leve assim e nem é indicado para dar sobrevida a máquinas mais antigas. Tanto é que eu ficaria surpreso se algum usuário de Linux sugerisse usar o Ubuntu mais recente (da época) em uma máquina tão fraca assim.

Como eu não sei os detalhes, vou supor que você testou o Win7 e o Ubunth 18.04 out-of-the-box.

O Win7 x86 pede um mínimo de 1GB de ram, 16GB de disco e processador de 1GHz.
Já o Ubuntu versão 18.04 (lançado em 2018 e que só tinha versão x64), o mínimo recomendado para ele são 2GB de ram, 25GB de disco e um processador dual-core de 2GHz. Uma versão x86 provavelmente requeriria menos e você até conseguia fazer um, mas é aquilo, você tinha que fazer o seu.

Assim não é surpresa que o Win 7, que foi lançado em 2009 (com um SP em 2011) rode melhor do que o Ubuntu lançado em 2018.

Pessoal, e por fala nisso, qual versão de Linux boa pra rodar num Pentium 4 com 512MB de ram. Comprei um adaptador de IDE para SATA, o que deve dar um ganho de desempenho no sistema.

Em 2025? Boa mesmo, nenhuma. Mas acho que em Pentium 4 rola o Adélie ou o antiX.

1 curtida