Linux Mint 21 “Vanessa” é oficial e traz desktop melhorado como destaque

3 curtidas

9 curtidas

Gosto muito desses sistemas com interface limpa. Essa semana vou dar uma conferida no Debian, faz tempo que não testo um sistema novo.

Debian é bom na versão não-free e unstable (que é mais estável que a maioria das distros linux)

Linux Mint é maravilhoso pra novos usuarios, gostei muito da materia, pena não ter tanta novidade.
Já usei varias distro linux, porém muitos programas são visualmente desinteressante, as vezes o SO em si é bonito, mas os programas são meio feinhos, e pra usuario domestico as vezes é meio complicado, ainda temos boas opções como o Zorin que tem varios modelos de desktop.
Queria muito usar Linux, mas os programas que mais uso não tem pra linux, e ficar “virtualizando” as vezes nem sempre é legal, e nem sempre tem a mesma fluidez do Windows.
Queria viver de software livre, mais ainda não é o suficiente (pra mim).

O Mint é mesmo uma delícia. Eu gosto muito da filosofia dessa distro… Mas o meu lado h4ck3r de 14 anos (só de coração) tá vencendo a guerra pra usar a tecnologia mais cutting edge do momento mesmo que o meu hardware esteja defasado AH MEU DEUS MAIS UMA ATUALIZAÇÃO DO KERNEL PRECISO ATUALIZAR, não para! aaaaaaaAAAAH

2 curtidas

Um dos sistemas mais estáveis e confortáveis, tanto para users iniciantes quanto para veteranos que buscam uma distro que “não quebre” e seja fácil de se utilizar fora da caixa.

Só pra adicionar sobre o Mint ser bom para novos usuários, é a distro que escolhi para o PC da minha vó, foi fácil de mostrar que não era tão diferente do Windows e resolveu o problema do PC ser lento, já que possui configurações bem modestas.

Alguem saberia me dizer se o Mint rodaria bem num Asus EEE PC? Aqueles netbooks das antigas. Tenho um aqui parado e quero colocar vida nele pra dar para meu pai, só pra navegar na internet mesmo. Tem configurações bem modestas, 2gb de ram, 160gb de hd, intel atom 1.6ghz…

Acho que vale a pena tentar. Se for o Atom N550 é uma CPU de 2010, nem acho tão antiga, já coloquei em uns com gráficos integrados da VIA, ficou ruim, principalmente por não conseguir aceleração de hardware funcionar.

Eu consideraria também o Lubuntu ou Xubuntu, que são feitas com o foco em serem mais leves. Talvez o pessoal com mais experiência com Linux tenha uma idéia melhor.

Edit: acho que vi errado, talvez seja o N2600, continua valendo a tentativa.

Vale a pena tentar sim. Se quiser um ambiente mais levinho tente o desktop Xfce que é mais leve que o Cinnamon e o MATE. Todos os três oficialmente suportados pelo Mint.

Infelizmente não dá pra instalar o Mint no EEE PC porque o Intel Atom dele tem arquitetura 32-bit, mas você pode instalar o LMDE 5 que é o Mint baseado no Debian que tem versão 32-bit.

1 curtida

Mas qual é o Atom que tá nele? Pq qualquer um dos que mencionei tem instrução 64bits.

Pelo que eu vi ele tem um N270 ou N280.

Linux Mint é como lasanha domingo na casa da sogra, jamais decepciona

1 curtida

Ele vai ter que especificar melhor, parei pra pesquisar por mais 5 min e tem um monte de variantes desse modelo de notebook.

O Linux Mint tem requerimentos mínimos de 2GB de RAM (4GB sendo o recomendado) e 20GB de disco (100Gb recomendado).
Eu procuraria outra distro com requerimentos recomendados mais baixos.
Lubuntu, Linux Lite (só tem versão x64 agora), LXLE, Antix são algumas opções. Apesar de não serem necessariamente tão amigáveis para novatos quanto o Mint, não devem ser nada tão problemático de serem usados.

Lubuntu vai ser o mais pesado, com requerimento mínimo de 1GB de RAM, seguido pelo Linux Lite com 768MB de RAM, depois vem o LXLE com 512MB e o Antix com 192MB na configuração mais básica.
Nem todos falam sobre o processador mínimo recomendado.
O Antix diz que roda em máquinas com Pentium II, o LXLE fala de Pentium 3, o Linux Lite fala em processador com 1Ghz e 2 cores.

1 curtida

Amanhã eu tiro o netbook da gaveta pra dar uma olhada melhor, faz anos que não abro ele hahaha o que eu lembro de cabeça é que é um EEE PC 1000ha…mas amanhã volto aqui com a informação certa.

2 curtidas

Acabei instalando o Linux Mint Xfce de 32 bits e ficou bem ok a utilização, melhor do que estava com o Win10.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.