Ligações spam 30+ por dia, o que fazer?

Olá a todos, sempre recebi ligações de spam, seja de golpe ou de operadoras, porém nós últimos 2 meses mais ou menos está ficando mais insuportável. Teve um dia que recebi mais de 40 ligações. Tenho o truecaller instalado e nele uma lista de uns 100 números bloqueados já, ele da até uma ajudada mas tem muitos números que não passam pelo aviso de spam. Ultimamente estou tendo que ignorar todas as ligações de que não tenho nos contatos, mas isso é insustentável a longo prazo. Posso receber uma ligação importante e acabando por perder.

A uns 15 dias comprei um segundo chip para usar no mesmo celular do outro chip, e por esse chip também recebo umas 15 ligações por dia, e nem meia dúzia de pessoas possui esse número.

O que fazer para melhorar essa situação?!
Ainda mais que quando estou assistindo algum conteúdo o celular pausa para mostrar que estou recebendo uma ligação e só dá play novamente quando recuso a ligação. Isso é um saco.

Você pode cadastrar seu número naquele não perturbe, acho que cada cidade tem o seu. Vale ligar na sua operadora e pedir para não enviarem comunicação de marketing e serviços.

De resto os apps como whoscall ajudam, mas não tem solução perfeita. Sempre vai precisar abrir mão de algo. Seu sistema operacional conta com algum filtro nativo ?

4 curtidas

Me cadastrei no não me perturbe nacional, mas acho que ainda não foi efetivado, tem até 30 dias.
Uso o Android num Galaxy S10 lite vou dar uma pesquisada.

Edit: acabei de ligar todos os filtros do Android aqui, já tinha um bom número ativado.

Percebi que a ligação que mais recebo é de uma tal de Surf Telecom

1 curtida

Você provavelmente recebe de números que são da Surf, não necessariamente da empresa Surf Telecom (que é responsável por quase todas as MVNO por aí). Geralmente são números 9200 ou 9330

2 curtidas

Essas ligações são do teu DDD ou de outros DDDs? pq da pra bloquear o DDD inteiro se for diferente do teu, eu fiz isso com o de São Paulo uma época.

1 curtida

Você se importa de não receber ligação de nenhum outro número que não esteja salvo na sua lista de contatos?

Se não, instale este app. Funciona perfeitamente. Nunca mais recebi essas ligações, que já estavam passando até pelo bloqueador nativo. Ele mostra o log de ligações recebidas tbm, pra vc saber quais números estão te ligando, fazer uma whitelist, etc. Muito bom.

O que eu tenho percebido é que, dps que instalei esse app, as ligações spam diminuíram. Eu poderia até desabilitar, mas como não tenho que atender ligação, exceto dos números salvos, então deixo ativo mesmo.

4 curtidas

Teve uma época que eu cogitei comprar um chip apenas de dados, dessa forma nunca iria receber spam de SMS ou ligações.
Não comprei pois as vezes ainda uso ligações.

Estava com o mesmo problema, recebia ligações com o DDD da minha região, atendia achando que era algo importante porém, a ligação caia ou não escutava nada ou era marketing mesmo, realizei o cadastro no não pertube, selecionando todas as opções, em questão de dois dias as ligações diminuíram 90%, em uma semana as ligações zeraram.

2 curtidas

Eu não senti muita diferença ao cadastrar meu número lá, continuo recebendo spam mas eles não são constantes. Tem semanas que recebo umas 8 ligações por dia, aí tem semanas que não recebo nada.
E não costuma ser da mesma empresa. Esse ano teve umas semanas que recebi muitas ligações da Claro, depois de um tempo recebi muitas do Santander.

O que deixa mais feliz é que pararam de procurar por Jackeline. Esse número é meu desde 2012, mas até ano passado eu recebia SMS e ligações procurando por uma tal de Jackeline, o problema é que minha irmã se chama Jaqueline e no início eu até achei que estivessem procurando ela.

1 curtida

Já cadastrei no Não Perturbe e não funcionou.

Certa vez atendi uma dessas ligações e era a Sky. Abri chamado no Não Perturbe e alegaram que não fazem esse tipo de ligação (mentira, óbvio).

Eu já não atendia ligação com DDD diferente do meu. Era certeza de ser spam. Agora passaram a usar números com o mesmo DDD que o meu, mas com prefixo diferente. Celulares aqui começam com 981, 984, 992, 993, 996 e 999. Ligam geralmente por um 954, mas também usam números normais.

Não atendo mais ligações sem estar na minha agenda. Tá um saco isso aí!

@evefavretto citei surf telecon pois é o que aparece no truecaller. Mas provavelmente você está certo.

@Felipe_Silva de todos os DDD inclusive o meu, porém tenho um problema particular que meu DDD é de um Estado e moro em outro, então não posso simplesmente bloquear por DDD.

@DiFF7Skyns sim seria um problemão não receber nenhuma ligação sem ser da minha lista de contatos, recebo muita ligação de empresa e até mesmo de entregador de (MercadoLivre, Amazon,etc) tentando descobrir o endereço pois fizeram alguma cagada.

@Banana_Phone já pensei nisso também mas tem casos como hoje que basicamente a “internet caiu” que não ter a possibilidade de fazer ligação ou SMS me tornaria invisível para várias coisas importantes. Além que tem empresas que ainda só recebem ligação.

Mano atende pega a empresa que faz esse spam e faz um processo por danos morais assim eles aprendem, e se der descobre de qual lugar a empresa X alugou a empresa y pra fazer isso e processa as duas

1 curtida

Com o Bradesco Saúde foi assim. Tive um problema com eles e não tem nenhum outro canal de acesso além do telefone, tem até mesmo aquela versão de telefone para pessoas surdas mas não tem um chat ou e-mail.

Depois de umas 15 ligações consegui resolver o problema, eu até comecei a anotar o protocolo pois planejava juntar alguns protocolos e entrar com processo contra eles caso não resolvessem meu problema.

Nem rola, são mais de 20 ligações por dia de empresas diferentes e muitos nem falam nada, só esperam você atender e desligam.

Esses sistemas criados como o “Não perturbe” não funcionam, meus familiares se cadastraram nele e não resolveu.

O jeito é instalar um app para bloquear chamadas de números que você não tenha na lista de contatos, ou caso use iPhone usar a funcionalidade de ignorar chamadas desconhecidas.

Chega a ser ridículo como ninguém criou uma lei pra encurralar as operadoras para resolver esse problema, que já vem de anos…

2 curtidas

Eu até cogitei bloquear todos números que não tenho, mas é uma gambiarra que cria um problema fudido, mas se as outras técnicas não resolverem vai ter que ser isso aí e vou perder possíveis ligações importantes.

Realmente um absurdo não ter nenhuma lei sobre o assunto visto tantos absurdos que não se resolvem na canetada mas tentam msm assim. Isso até que dava pra se resolver na canetada.

1 curtida

Silenciar desconhecidos amenizou aqui, mas sinto as vezes que perco ligações importantes.

Foi exatamente o que fiz há uns 3 anos e foi quando finalmente encontrei a paz. Tenho notado que ultimamente certos serviços como marcação de consulta médica eles costumam perguntar também qual o meu Whatsapp, o que acho prático e um ótimo método de eu não ter que desabilitar minha política restritiva de recebimento de chamadas.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.