Eai pessoal
Hoje ao inserir o mouse no notebook senti um pequeno choque (formigamento), acredito que
isso se deve ao fato da minha casa não ter aterramento.
Na tomada uso apenas um filtro de linha da clamper.
Meu questionamento é o seguinte essa corrente parasita além de perigosa para mim é também para
o equipamento? isso faz com que o tempo de vida do meu notebook seja diminuido?
Eu diria que é mais perigosa para o equipamento do que para você…
Passo pelo mesmo problema desde que me mudei de Guarulhos a trabalho, casas sem aterramento e sempre que vou mexer no PC fico levando choque.
Na minha casa aconteceu um fenômeno diferente: antes não costumava dar choque quando encostava nos aparelhos, porém de uns tempos para agora está bem eletrizado, dá para sentir ao passar a mão na carcaça.
Qual tipo de rede elétrica você tem na tua casa, ela é fase-neutro ou fase-fase?
Sendo fase-fase, a única maneira de resolver o teu problema seria com aterramento.
Sendo fase-neutro, teria de verificar como anda a situação do teu neutro, onde eu moro, o neutro é obrigatoriamente aterrado no padrão de medição (relógio) da concessionária, quando esse aterramento está ruim começam a surgir problemas.
As vezes simplesmente girar o plugue da tomada ajuda.
abrace uma arvore, ou ande descalço de vez em quando, que você não irá acumular energia para esses “formigamento”.
Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.