Leilão do 5G no Brasil: a saga até agora, e o que falta acontecer

1 curtida

Enquanto isso o 4g continua capenga, ainda não temos um amplo uso do VoLTE, maioria dos lugares não tem agregação de frequências, e o interior que mais se beneficiaria do 700 MHz não está sendo utilizado em muitos locais.

Falando em VoLTE, como fica essa questão no 5G? vão continuar com aquele velho problema de nem todos os planos de celulares terem VoLTE?

3 curtidas

concordo fortemente, para que esse alarde todo com o 5g sendo que nem 4g está amplamente implementado no país?

Sim :clown_face:

Existe o VoNR, que é basicamente VoLTE sob redes 5G. Assim como na tecnologia anterior, se não for bem implementado continuaremos tendo problemas com compatibilidade e suporte.

1 curtida

e provavelmente não vão colocar isso nas regras do leilão (que inclusive deveriam cobrir isso para o 4g também).

Tinham que universalizar o 4G e o VoLTE antes de pensarem em 5G.

2 curtidas

Tinha que desabilitar o 2G e 3G para abrir espaço para o 4 e 5G. E sempre que um novo padrão for inserido, descontinuar o mais antigo.

Pelo jeito só vamos ter 5G no Brasil em 2024. 2028 começam as ofertas comerciais do 6G e 2030 o lançamento para o público, enquanto isso aqui, nem a licitação do 5G saiu em pleno 2021.

1 curtida

Eu consegui habilitar o VoLTE na Vivo sem apelar pra Anatel ou consumidor.gov.br
Tudo porque, em viagem a trabalho, passei por uma região/município, onde só tinha 4G da operadora (até fiz uma busca manual na rede) e não conseguia completar ligação, já que, sem o VoLTE, a rede derrubava meu sinal pra 3G/2G, que ou não estavam disponíveis, ou o sinal não chegava até onde eu estava.

Qual será o percentual de aparelhos 2G only ou 3G/2G only atualmente no país?
Acho que pelo menos nos grandes centros (capitais e cidades importantes) o VoLTE já deveria ser padrão.

O 5G vai trazer outras benefícios para os usuários em termos de latência principalmente, mas nenhum destes benefícios está presente nesse 5G capenga que as operadoras improvisaram.

As máquinas de cartão de crédito ainda usam 2G, não?

Não sei se as mais novas usam redes mais recentes, mas acho que as mais comuns em uso ainda ficam no 2G ou 3G.

1 curtida

Dos dados mais recentes da Anatel:

  • 4G: 76,4%
  • 3G: 12,5%
  • 2G: 11,1%
2 curtidas

Isso inclui os equipamentos M2M?

Sim!

São 11,5 milhões de dispositivos M2M, dos quais:

  • 6,53 milhões usam 2G
  • 3,7 milhões usam 3G
  • 1,22 milhão usa 4G

Mesmo que sejam relevantes, ainda há uma quantidade significativamente maior de celulares do que M2M nas tecnologias antigas.

4 curtidas

O jeito vai ser ampliar aquele acordo recente de Tim e Vivo pra desligar o 2G nas cidades até 30 mil habitantes, já que haverá compartilhamento de rede.

Não sei tecnicamente a viabilidade disso em cidades maiores, mas fato é que temos que ir abrindo mão de tecnologias antigas em prol das novas.

A Vivo levou uns 8 anos pra desligar a rede CDMA em SP, até assumir o até então GSM/2G como padrão da sua rede (meio junto com o 3G q já estava nascendo lá por 2004). Outros tempos, ok, celular não tinha a mesma difusão de hoje e nem tínhamos uso de dados; apenas voz praticamente.

Pelo q vi, Japão desligou o 2G em 2012. Vamos conviver com essa rede ainda um bom tempo então…

O jeito é desligar o 3G e manter o 2G com compartilhamento de espectro entre as operadoras.

provavelmente vai sair o 3g e fica só o 2g por um bom tempo ainda.

mas já pegaram muito da frequência do 3g para usar no 4g, isso já alivia o problema também, mas só quando resolverem totalmente o problema do VoLTE pra desliga o 3g, e pra piorar a situação, saiu muito celular 4g sem suporte a VoLTE.

O jeito é desligar os dois e fazer todo mundo migrar na marra, para 4 e 5G. Ficar dando muita colher de chá, não vai resolver o problema agora. Falta alguém tomar vergonha na cara e ter o mínimo de planejamento, sobre tudo nesse país.

É uma vergonha que tudo seja de qualquer jeito. As coisas não tem data pra começar, terminar, só vão seguindo no improviso. É uma esculhambação.

tu sabe que as operadoras teriam de pagar todo o custo de migração dos equipamentos caso decidissem encerrar o 2g né?
Provavelmente seja muito mais barato manter o 2g como tá do que acabar com ele.

Porque alguém decidiu que seria assim. Se já mudaram entendimento de tanta coisa mais grave e descaradamente, mudar isso seria o menor dos empecilhos.

e isso geraria uma considerável insegurança jurídica no setor, teríamos de ter prazos do tipo 10 anos pra fazer essa migração.