Kagi Search e alternativas ao Google

Olá,
A uns 2 anos eu venho testando algumas alternativas ao Google(que tem resultados cada dia piores) e tinha ficado razoavelmente satisfeito com o StartPage, até que ele foi vendido para uma empresa de marketing. Tem alguns meses que eu tenho visto algumas reportagens sobre o Kagi, que é um mecanismo de pesquisa premium que respeita sua privacidade (sem rastreamento, sem telemetria) e não veicula nenhum anúncio. Estava achando meio absurda a ideia de PAGAR para fazer buscas na internet, até que passando essa semana pelo Kotas eu vi que tem até um grupo dele e resolvi testar o plano gratuito e, honestamente? Vou assinar assim acabatem minhas buscas grátis. Já tinha me esquecido que pode ser facil fazer buscas na internet. Estou super satisfeito com a qualidade e com as possibilidades de personalizações dos resultados.

Vocês conhecem outras alternativas ao Google (de preferência focadas em privacidade) que valem a pena testar?

3 Likes

Eu lembro só de quando viralizou a reclamação do kagi no hacker news: I Lost Faith in Kagi | Hacker News

Estou atualmente justamente testando o kagi, até o momento não tenho do reclamar pois ele entregou todas minhas buscas com precisão.

2 Likes

Confesso que eu ainda estou numa camada bem “superficial” pra sair da dependência do Google, então estou no DuckDuckGo a uns meses, mas vou considerar ver as alternativas que citarem aqui (até pq, já uso o Kotas msm kkkk)!

Há algum tempo eu tenho tentado fazer um degoogling da minha vida pessoal (a de trabalho eu não ainda não vi como, mas estou pensando tambem). As buscas que faço em ingles, os buscadores alternativos (starpage, bing) até atendem bem. Eu usei o duckduckgo mas confesso que não gostei muito. Hoje uso mais o brave search (por que saí do google chrome pro brave). O resultado tem sido satisfatório. Raramente eu tenho problemas. As vezes eu mudo uma palavra ou outra, mas consigo o que quero.

Agora, pra buscar coisas em portugues fica mais dificil. O brave atende algumas coisas, mas nem tudo. Aí eu uso o google mesmo :disappointed:

Lembro de ter visto esse post também, a resposta do fundador foi bem satisfatória pra situação!

Esse foi um dos principais pontos pra mim com o kagi, as buscas em múltiplos idiomas tem resultados satisfatórios. Testei até então português, inglês, espanhol e francês e o nível foi mantido entre as diferentes línguas

1 Like

Pra mim só resta a dependência ao youtube pra me livrar completamente kkkkkkk Mas vale sim a pena dar uma olhada em alternativas, especialmente se já estiver no Kotas

2 Likes

Também tenho achado bem bacana! Pena que minhas buscas grátis tão acabando kkkkkkkkk tenho curtido muito as opções de IA deles para resumo das páginas e de respostas a perguntas, é mais simples mas tem sido mais confiável que as alternativas das big techs. Sem alucinações até então.

Ainda bem que no Kotas o precinho tá pela metade do que seria a assinatura individual no site

Sim, esse pra mim também é dificil. Para os videos em ingles, tem o Odyssey, mas ainda não pegou tanto…

Amo depender do Google
Tudo é bonito e bem feito. Espero que tudo dependa mais ainda.

1 Like

Tenta o https://presearch.com/ Ele não usa um servidor central, são milhares de nós descentralizados espalhados pelo mundo. O resultado das buscas é bem parecido com o do Google.

Outra opção é usar o Searx/SearXNG: https://searx.space/

Basicamente é um protocolo aberto, que permite usar o motor de busca do google, bing, duckduckgo, etc para apresentar os resultados. Na aba de engrenagens de cada site, é possível selecionar quais mecanismos você quer usar.

Então, são vários sites independentes, hospedados em países diferentes, que usam o mesmo código fonte disponibilizado no github.

Exemplo: https://baresearch.org/ é hospedado nos EUA. Já o https://www.gruble.de/ é hospedado na Alemanha.

Lado bom: São várias opções, você pode até intercalar entre elas. Lado ruim: Por não ser uma grande empresa por trás, talvez um ou outro site esteja offline em algum momento, pois cada site é mantido por um pequeno grupo de pessoas ou até mesmo somente por um único indivíduo, que normalmente aceita doações para manter o servidor online.

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.