Justiça rejeita processo contra Apple por vender iPhone sem carregador

Originally published at: Justiça rejeita processo contra Apple por vender iPhone sem carregador – Brasil – Tecnoblog

Ação judicial queria que Apple fosse proibida de vender iPhones sem carregador na caixa; juiz negou: “no Brasil vigora o capitalismo”

1 curtida

Faz sentido e não faz pois na frança que também é capitalista é obrigatório vender com fone de ouvido.

1 curtida

Por outros motivos. Lei de exposição à radiação emitida pelo smartphone. Mesmo sendo sabido que é bobagem.

2 curtidas

Hahaha e disseram que o tal do livre mercado é pro bem do usuário… Não! Sou totalmente contra, mas parece ser mais uma tendência que só nos prejudica e aumenta o lucro deles.

No entanto, o juiz Guilherme Lopes Alves Lamas afirma que a Justiça não pode proibir a Apple de vender celulares sem carregador. Para ele, a decisão de vender o iPhone sem esse acessório “pode ser questionável”, mas cabe aos consumidores levar isso em conta na hora da compra, “optando, se o caso, pela concorrência”.

Ouviram fabricantes de TVs, DVD/Blueray, Rádios, Aparelhos de som, etc. Agora vocês podem vender seus aparelhos sem fonte de alimentação. É nosso direito escolher a marca que não faz essa aberração.

1 curtida

Todos esses aparelhos contam com fontes internas e altamente especializadas para cada aparelho específico. Essa comparação não é muito boa.

Fonte de celular tem basicamente duas: USB-A e USB-C. Até existem diferentes padrões dentro de cada um desses tipos (Quick Charge, 5W, 10W, 15W, 20W, 40W, etc), mas basicamente qualquer celular vai carregar com qualquer uma delas, variando somente o tempo de recarga.

Esse juiz depois da audiência ligou para os filhos e disse, meninos hj vc vão ganhar iPhone do papai de presente.

E foi usado o Tecnoblog como referência no processo :joy:

Bom, todos os carros vendidos no Brasil e em grande parte do mundo precisam vir com cinto de segurança, air bag e outros dispositivos de segurança e não vejo ninguém reclamando sobre isso.

Existe sempre um balanço entre saúde pública/bem-estar social e liberdade de atividade econômica e dá pra argumentar em defesa de qualquer lado.

Pro caso do adaptador de parede, um exemplo seria argumentar que a não inclusão pode ser um perigo porque as pessoas vão acabar comprando um adaptador barato que pode causar incêndio, dar choque no usuário ou sei lá o que mais e que, por isso, as fabricantes deveriam mandar uma inclusa. Um contra-argumento disso é que, pelo menos no Brasil, existe a Anvisa que certifica adaptadores de terceiros, garantindo que são seguros.

Daí vai do seu posicionamento.

É só o povo não comprar ué. Raclamam e ta lá comprando, enchendo o bolso das empresas. Eu não gasto um centavo em celular sem carregador e fone incluso na caixa, prefiro pegar aparelho defazados e bem antigos.

1 curtida

“no Brasil vigora o capitalismo”

Que porcaria de argumento ridículo é esse?
Até compreendo a juíza dar a causa pra apple, ainda q discorde, mas é sério q da pra falar uma besteira dessa e ser visto como argumento?

Não me surpreenderia se eles parassem de mandar cabos…

INMETRO*

Olha, tem um vídeo q ganhou um pequeno destaque recentemente de jornalistas atacando o Maluf (nem gosto dele e mto menos votei nele, só pra deixar claro) pq ele estava obrigando as pessoas a usar o cinto de segurança, por aí vc vê como certas pessoas tem pouca noção do q é segurança, justamente indo de encontro ao seu terceiro parágrafo.

Só ancap ainda acredita que mão invisível do mercado é boa kkkkk

Nossa, troquei feio as bolas ali. : -P
Bom, deixa o erro ali mesmo. :man_shrugging:

Quando virou lei a obrigatoriedade do cinto de segurança muita gente caiu matando também, isso eu sei.
Mas hoje em dia eu acho improvável que tenha tanta gente que reclame.
Esse vídeo a que você se refere provavelmente é uma minoria, mas vai saber.

Reclamar não reclamam, mas o q não falta por aí é acessório pra tornar o cinto “confortável”, q basicamente inutiliza ele num acidente. E outros pra desativar o seatbelt reminder.

Espero q seja, pelo menos pra essa situação. Mas é nítido que o brasileiro médio não está nem aí pra segurança própria, mto menos a dos outros

1 curtida

eu não defendo Apple nem nenhuma empresa que faça isso, mas que argumento bom de se ler … pq é vdd, compram pq querem. no dia que o consumidor no geral finalmente perceber que quem manda É ELE E O DINHEIRO DELE vão parar de abaixar a cabeça pra empresa. mas sinto que isso não vai acontecer nunca.

Todo mundo sabe que as desculpas da Apple pra retirar os acessórios são furadas, mas se o povo parasse de comprar esses dispositivos capados e caríssimos, já resolveria. O mesmo vale pra Samsung e Xiaomi (que até voltou atrás). Está cada vez compensando menos pegar um topo de linha.

É tanta safadeza contradição e mentiras da parte do juiz e da Apple…
Uma hora carregador…depois adaptador…de que?Aparelhos eletrônicos ou dependem de uma fonte de alimentação interna ou externa. O caso dos celulares a fonte de energia elétrica são as baterias, sendo o carregador responsável por fornecer corrente elétrica para em conjunto com seu circuito eletrônico e o do celular recarregar a bateria.
Não existe nenhum tipo de adaptação, o que acontece é a corrente alternada presente na rede elétrica sem convertida em corrente continua para que os circuitos eletrônicos possam funcionar.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.