Justiça no Brasil dá razão à Apple por deixar iPhones mais lentos

Originally published at: Justiça no Brasil dá razão à Apple por deixar iPhones mais lentos – Celular – Tecnoblog

Judiciário brasileiro tem considerado queixas sobre o BatteryGate improcedentes

O órgão quer saber se a companhia “pretende pagar a mesma indenização aos consumidores brasileiros da que foi paga aos norte-americanos”. “Uma vez que o produto é o mesmo, o dano e a lesão são idênticos”, completou.

Hahahahahahahahaha. Pretende sim, com toda certeza! :+1:t2:

5 curtidas

Que piada.

3 curtidas

Brasil sempre na contramão do mundo.

1 curtida

Essa “Justiça” é a mesma que julga como “mero aborrecimento” quando você exige indenização para tentar compensar o transtorno de pagar e não receber por um produto/serviço que você lutou pra conseguir comprar. Brasileiro nasceu pra pagar os pecados mesmo, não entendo por que nossos magistrados são tão ordinários, se acham deuses mesmo.

Agora quero ver os iSheeps brasileiros irem lá idolatrar a Apple, vão lá pagar pau pra uma empresa que faz uma sacanagem com o consumidor como essa.

3 curtidas

@ksio89, não dá danos morais por não atingir direitos da personalidade, mas dá indenização pela perda de tempo pela Teoria do Desvio Produtivo, reconhecida pelo STJ. Vejo que grande parte dos advogados esquecem essa teoria e até do combo “danos morais + desvio produtivo”.

1 curtida

Fiquei na dúvida no termo “notificou”, ela mandou um e-mail perguntando ou foi um processo formal. Ao meu ver esse tipo de pergunta exige um rigor alto para obter um posicionamento oficial.

Sobre a justiça BR, nenhuma novidade, visto os problemas que temos com telecom, nada fora do esperado.

Sei lá, depende muito do juiz, tem magistrado que decreta indenizações ridículas, de tal modo que faz o esforço de acionar a Justiça parecer em vão.

Mas se não me engano, acho que foi a OAB do RJ que pressionou por uma mudança numa súmula lá, não lembro exatamente os detalhes, com o objetivo de acabar com essa palhaçada de juiz de Juizado Especial Cível determinar que toda causa não configura mais que “mero aborrecimento” do consumidor.

Aliás, quem é o juiz pra tentar mensurar a chateação alheia, é muita hipocrisia determinar isso quando se ganha um salário de 5 dígitos e demais auxílios de custo, além das inúmeras regalias a que os magistrados brasileiros têm direito.

1 curtida

Se a Apple evita arranja um jeito de evitar que o telefone desligue, condenam ela.

Se ela lasca o foda-se e deixa o telefone desligando, condenam ela.

Decidam-se pow. hahaha

O problema não foi reduzir o desempenho para evitar os desligamentos e sim fazer isso sem nenhum tipo de aviso ou informação para o usuário, que muitas vezes acabava comprando um novo aparelho ao invés de fazer apenas a troca da bateria.

Depois de descoberto, o caso gerou tanta repercussão que a opção de verificar se a bateria está “saudável” e opcionalmente desligar esse recurso só existe hoje no iOS devido aos diversos processos que a Apple recebeu nos outros países.

4 curtidas

Exatamente. Foi simplesmente uma prática de obsolescência programada disfarçada de “preocupação com a satisfação e experiência do consumidor”. Como já diziam antigamente: “conversa pra boi dormir”. Quem defende isso só pode ser fã cego, que apesar de pagar pelos produtos, defende a empresa com unhas e dentes.

Se a prática fosse clara desde o começo, com pelo menos um simples aviso dizendo “A bateria do seu iPhone está degradada e seu telefone não continuará oferecendo o mesmo desempenho. Recomenda-se a troca da bateria.” aí sim a situação seria completamente diferente.

4 curtidas

A porcentagem de efetividade de bateria era exibida desde a versão 10 eu acho, tenho certeza que tinha na 11. A recomendação de troca é quando bate por volta de 85%. O Que foi julgado foi a redução sem aviso ao consumidor.

Sim, de fato. O que pensei é que aquele alerta já seria um indicativo que a redução iria ocorrer, ao dizer que “o telefone não continuará oferecendo o mesmo desempenho”.

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.